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Estudantes do IFSP são premiados na Febrace   – IFSP – Portal Institucional

Estudantes do IFSP são premiados na Febrace  

Projeto de alunas do Câmpus Suzano conquistou o 1º lugar em Ciências da Saúde 

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Parte do time de finalistas do IFSP na FebraceEstudantes do IFSP brilharam em mais uma edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Neste ano, cinco projetos dos câmpus Birigui, Campinas, Guarulhos, Suzano e São Miguel Paulista foram finalistas da Feira. Destaque para o Câmpus Suzano, que ficou em primeiro lugar na categoria Ciências da Saúde e também teve o projeto premiado por uma instituição apoiadora da Febrace. Projetos de Birigui e Guarulhos também foram premiados. 

A cerimônia de premiação da 21ª edição da Febrace aconteceu na última sexta-feira (24). Na ocasião, foram apresentados os vencedores em 1º, 2º, 3º e 4º lugares em sete categorias (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias), além dos projetos premiados por instituições apoiadoras e por feiras nacionais e internacionais. 

 Confira os projetos premiados do IFSP 

Autie: Aplicativo de suporte para mulheres autistas – 1º lugar em Ciências da Saúde (Câmpus Suzano) 

Equipe do Câmpus SuzanoA equipe responsável pelo projeto é formada pelas estudantes Anna Beatriz Gavinho da Silva, Isadora Ribeiro Vital e Leticia Pires Ribeiro, além das professoras Vera Lucia da Silva (orientadora) e Aluana Cristine Silva (coorientadora).  

O aplicativo Autie foi desenvolvido com o objetivo de dar suporte a autistas, principalmente mulheres, providenciando mais autonomia e segurança a eles, além de aumentar a visibilidade dessa comunidade dentro da sociedade. O projeto, que começou a ser desenvolvido no ano passado e já foi apresentado no Thecnovation Girls, foi o único do estado de São Paulo, proveniente de escola pública, a figurar entre os dez vencedores da Febrace. 

De acordo com a equipe MAIL, responsável pelo desenvolvimento do app Autie, receber um prêmio em uma competição como a Febrace é muito gratificante e significa uma vitória compartilhada pelo grupo e pela comunidade autista, que recebeu mais visibilidade. “A Febrace foi uma experiência única e que nos proporcionou, além de novos conhecimentos e imersão científica, contato com pessoas de diferentes locais do país, expressa em troca de saberes e culturas e competitividade saudável”, disseram as estudantes.  

A professora Vera, orientadora do grupo, comentou que aplicativo é um instrumento de auxílio ao usuário, sendo muito importante saber que o Autie foi avaliado e aprovado por especialistas da área da saúde. “Isso indica que as funcionalidades implementadas atendem às expectativas do usuário final e podem melhorar as atividades e facilitar a rotina de uma pessoa com autismo. Dessa forma, o resultado obtido na Febrace nos motiva a continuar o projeto, incrementando novas funcionalidades e recursos aos usuários do aplicativo”, finalizou.  

O Autie também foi um dos contemplados com o Prêmio Destaque FórumDCNTs, premiação que tem o objetivo de valorizar projetos inovadores nas áreas de prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento de condições crônicas não transmissíveis (CCNTs). Os contemplados receberam o convite para publicarem os trabalhos no site do Fórum e para se apresentarem no 13º Encontro do FórumDCNTs, que acontecerá em outubro, no formato online. Confira o vídeo de apresentação do projeto:

 

 Projeto Safira: Grupo de desenvolvimento e softwares que auxiliem no combate às violências contra as mulheres – 2º Lugar em Ciências Sociais Aplicadas (Câmpus Guarulhos) 

Estudantes do Câmpus GuarulhosA equipe responsável pelo projeto é formada pelos estudantes Heloisa Silva Santos, Gabriela Araújo Munhoz e Rodrigo Silva Xavier de Oliveira, além dos professores Thiago Schumacher Barcelos (orientador) e Cristiane Santana Silva (coorientadora). 

O projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema de software que auxilie no combate às violências contra as mulheres e na propagação de informações sobre esse tipo de violência. Os estudantes já desenvolveram o protótipo de um aplicativo e estão desenvolvendo um dispositivo para se conectar ao app. Entre outras funcionalidades, a aplicação deve trazer informações, canais de denúncia e cursos de formação para as mulheres.  

 “Ficamos muito felizes e honradas com a premiação, por poder representar o Câmpus Guarulhos e porque o nosso projeto está alcançando resultados que sequer imaginamos. Agora é finalizar o desenvolvimento e disponibilizar o aplicativo e o dispositivo para as mulheres”, contaram Heloisa e Gabriela. Confira o vídeo de apresentação do projeto:

 

   

Transtorno do espectro autista e a família: reflexões a partir da ética da alteridade – 4º Lugar em Ciências Humanas (Câmpus Birigui) 

Equipe do Câmpus BiriguiA equipe responsável pelo projeto é formada pelos estudantes Lívia Helena Nicolau da Silva e Mauricio dos Santos Moreira Junior, além dos professores Genivaldo de Souza Santos (orientador) e Michele Oliveira da Silva (coorientadora). 

O projeto tem como objetivo refletir sobre os impactos éticos e emocionais ocasionados dentro do contexto familiar, devido à presença do autismo em algum de seus membros. Como instrumento de estudo das mudanças nas famílias, este trabalho utiliza a Ética da Alteridade, como um convite para pensar no encontro com outrem a partir da sensibilidade e responsabilidade. 

A estudante Lívia Helena contou que o projeto nasceu da sua própria experiência de vida, como irmã de uma pessoa que se enquadra em algum espectro autista, representando um trabalho de mais de dois anos. “A realidade de uma família com um membro com TEA pode ser vista, escutada, conhecida e estudada. Essa premiação representa a vitória de muitas dores que essas famílias enfrentaram e enfrentam em busca de inclusão e respeito até hoje”, contou. O estudante Maurício Moreira afirma que a premiação demonstra o avanço do estudo relacionado às ciências humanas dentro da Instituição, representando a importância que a temática traz e a urgência de se falar sobre o espectro autista. Confira o vídeo de apresentação do projeto: 

 

 

 Outros finalistas do IFSP 

MIR – Medidor Inclusivo de Resistores (Câmpus Campinas) 

A equipe responsável pelo projeto é formada pelos estudantes Gabriel Amoras Coelho e João Gabriel dos Santos Loureiro, além dos professores Edson Anício Duarte (orientador) e João Alexandre Bortoloti (coorientador). 

O Projeto consiste no desenvolvimento de um protótipo de tecnologia educacional cuja função principal é detectar e medir os resistores, a fim de que seja inclusivo para as pessoas que possuem daltonismo ou baixa visão. Confira o vídeo de apresentação do projeto:

 

 Os jovens e o direito à Literatura Negra: lendo “Quarto de Despejo” em escolas da Zona Leste paulistana (Câmpus São Miguel Paulista) 

A equipe responsável pelo projeto é formada pela estudante Vitoria Fernandes da Silveira e pelo professor Leonardo Alves da Cunha Carvalho (orientador). 

A pesquisa busca compreender, qualitativamente e na prática, a maneira como se dá a recepção da obra “Quarto de despejo” por estudantes da educação básica em escolas da zona leste paulistana. A ideia é continuar a pesquisa realizada no ano passado, quando foram entrevistadas professoras que trabalham com tal temática em sua prática educativa. Confira o vídeo de apresentação do projeto: 

 

 Sobre a Febrace 

A Febrace é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Os projetos da 21ª Edição foram apresentados ao público nos dias 22 e 23 de março, nas dependências da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Em 2023 foram 225 projetos finalistas, desenvolvidos por 516 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os finalistas foram selecionados entre 500 semifinalistas, escolhidos em uma etapa anterior, feita a distância, na qual foram avaliados os 1.800 projetos inscritos. Os projetos foram julgados por professores universitários e especialistas. 

A lista completa dos projetos, alunos e professores premiados está disponível aqui.