NOTÍCIAS

Prefeitura do Rio inaugura Espaço da Juventude em Vargem Pequena para formar jovens em cursos de tecnologia e inovação – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O Espaço da Juventude vai iniciar suas atividades com a oferta de 150 vagas no curso de Design de Games – Beth Santos/Prefeitura do Rio

O quarto Espaço da Juventude foi inaugurado neste sábado (17/6), em Vargem Pequena, na Zona Oeste. Com oferta de cursos gratuitos, voltados para jovens de 15 a 29 anos, o equipamento público da Prefeitura do Rio tem como foco a capacitação para a Indústria 4.0. O objetivo da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) é preparar os alunos para inserção no mercado de trabalho por meio dos cursos de robótica, operador de drone, práticas de DJ, impressão 3D, design de games, indústria avançada e programação móvel.  A unidade inicia suas atividades com oferta de 150 vagas no curso de Design de Games.

– Sabemos que não é fácil e que as oportunidades também não são iguais para todo mundo, infelizmente ainda vivemos num país muito injusto. Mas quando a gente entrega um equipamento como esse, tenho certeza que a vida de muita gente que está aqui hoje vai mudar. O mercado de trabalho hoje está todo concentrado nesse setor de tecnologia – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Durante a inauguração do espaço, o prefeito experimentou um equipamento que está à disposição da população local: um óculos adaptado para deficientes visuais. O aparelho emite um aviso sonoro ao usuário sempre que um objeto ou obstáculo está próximo.

O Espaço da Juventude está instalado em um contêiner da JUVRio, de 40m² de estrutura sustentável, localizado na Praça  Veluza Bispo, área de lazer e convivência da comunidade. O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, destacou a importância de continuar qualificando jovens para o mercado de inovação tecnológica.

– Esse é um momento histórico aqui para comunidade e muito emblemático para a Secretaria da Juventude, que hoje atingiu a marca de mais de 40 mil pessoas formadas em diversos cursos. Esse Espaço da Juventude tem capacidade para 150 jovens por mês e vai formar para o mercado tecnológico programador, operador de drone, design de games e DJ. São áreas em que falta mão-de-obra qualificada em nossa cidade. Um programador, por exemplo, tem o salário inicial de mais de R$ 3 mil e todos os anos temos um déficit no Rio de Janeiro de mais de 25 mil profissionais neste setor – destacou o secretário Salvino Oliveira.

Inscrições abertas para o curso de design de games

O Espaço da Juventude de Vargem Pequena oferecerá, inicialmente, o curso de design de games. Atenção: as inscrições já estão abertas e vão até este domingo (18/6). O curso será realizado de 19 a 31 de junho. Por meio das redes sociais da Secretaria da Juventude (www.instagram.com/juvrio) serão recebidas as inscrições no formulário. Haverá turmas nos turnos da manhã (8h às 10h15 e 10h30 às 12h30), da tarde (13h30 às 15h30 e 15h45 às 18h) e da noite (das 19h às 21h). Em design de games, os jovens vão aprender sobre o mundo da programação digital. Os professores irão navegar por meio dos jogos e contarão a história dos consoles e muito mais. Ao final da formação, os estudantes terão a chance de desenvolver o seu próprio jogo com os colegas.

Ex-aluna vira coordenadora do Espaço da Juventude

A jovem Raquel Pinto Resende, de 24 anos, é um exemplo de ex-aluno que já conquistou um lugar no mercado de trabalho. Ano passado, ela fez o curso do projeto Programadores Cariocas e o seu desempenho foi tão bom que agora virou coordenadora do Espaço da Juventude inaugurado neste sábado.

–  O curso Programadores Cariocas, oferecido pela Prefeitura, foi o meu despertar. Fiz uma imersão nesta área de tecnologia e agora estou em busca de novos conhecimentos. Devido a esse meu interesse, hoje eu estou aqui como coordenadora. Estou muito feliz de estar me destacando e evoluindo cada vez mais.

Espaço da Juventude incentiva senso crítico e empreendedor

Os Espaços da Juventude foram criados pela JUVRio para proporcionar ao jovem inovação, empreendedorismo e geração de oportunidades, por meio da qualificação e capacitação profissional para o mercado de trabalho na indústria 4.0, a que mais cresceu nas últimas décadas.  Com seus instrumentos de automação e inteligência artificial, esse segmento rompe paradigmas nas formas de produção e modelos de negócio em todo o mundo, além de ser altamente atrativo para a juventude.

A metodologia desse equipamento de ensino está pautada no desenvolvimento do senso crítico, colaborativo, investigativo, criativo, empreendedor e autoral dos jovens.

Prefeitura também inaugura obras do Conjunto Maravilha, na Zona Norte

O prefeito Eduardo Paes também inaugurou, neste sábado (17/6), as obras de dois conjuntos habitacionais, na Zona Norte do Rio. Foram reformados os conjuntos Village Pavuna, na Pavuna; e IV Centenário, em Del Castilho. Mais cedo, a Prefeitura já havia entregue as melhorias do conjunto habitacional Bispo Lacerda, também em Del Castilho. Os serviços incluíram reparo estrutural, pintura das fachadas, revisão dos telhados, impermeabilização de calhas e caixa d’água, além da recuperação de uma praça. O custo total das obras foi de R$ 19,7 milhões.

– Que bom a gente poder entregar esses benefícios para vocês, recuperando os prédios e ajeitando as praças e áreas de lazer. Isso mostra que o imposto que vocês pagam é bem gasto – disse o prefeito.

A iniciativa da Prefeitura faz parte do Conjunto Maravilha, da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), ligada à secretaria de Infraestrutura. O programa tem como missão revitalizar unidades habitacionais do município que sofrem com a falta de infraestrutura e conservação. Os locais beneficiados são escolhidos após análise das condições técnicas e estruturais dos prédios e da quantidade de habitantes. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, entregando mais dignidade e conforto aos moradores.

Com as inaugurações deste sábado, são 11 conjuntos habitacionais reformados pelo programa Conjunto Maravilha desde o início da atual gestão. Os trabalhos ocorreram nas zonas Norte e Oeste, em unidades como a Colina dos Coqueiros, em Cosmos; Santos Dumont, em Rocha Miranda; e Picuí, em Bento Ribeiro.

Para solucionar os problemas de conservação dos blocos de apartamentos, a Rio-Urbe faz a recuperação estrutural dos edifícios, com direito a revitalização de emboço, pintura e revisão dos telhados das unidades, além de cuidar dos portões, gradis e da área do passeio.

 

O conjunto Vallage Pavuna foi beneficiado com melhorias estruturais – Beth Santos/Prefeitura do Rio

 

 

 

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

UPA de Rocha Miranda é reinaugurada após ampla reforma

17 de junho de 2023

Canteiro da Avenida Padre Leonel Franca recebe novas mudas após ter a vegetação ilegalmente arrancada

17 de junho de 2023

Prefeitura do Rio realiza Festival Escola de Lutas na Ilha do Governador

17 de junho de 2023

Avenida Niemeyer terá interdições para obras da Geo-Rio

16 de junho de 2023

Vandalismo na cidade provoca prejuízo para a população

16 de junho de 2023

< Voltar