Em memória da luta de Chico Mendes, a peça retrata o movimento de resistência dos seringueiros acreanos – Divulgação
O espetáculo Vozes da Floresta: Chico Mendes Vive, encenado por Lucélia Santos, estreia esta semana em curta temporada no Teatro Municipal Ipanema. A atriz encena a memória da luta de Chico Mendes, sob a companhia e o olhar histórico de Valdiza Alencar e Cecília Mendes. Na sexta-feira (25/8) e no sábado (26/8), a peça será às 20h, enquanto no domingo (27/8) o horário será às 19h. Os ingressos estão disponíveis neste link e na bilheteria do teatro.
As três mulheres da resistência dão o tom da peça. Elas intercalam seus sentimentos e paixões em narrativas que são à voz do próprio Chico Mendes. Ele é o fio condutor no relato da história coletiva do movimento de resistência dos seringueiros acreanos, sendo em essência, a sua própria história também.
No espetáculo, trechos inéditos de sua longa entrevista gravada há 34 anos são usados para retratar o ápice do conflito entre seringueiros e ruralistas. A sua persistência em resistir contra a derrubada da floresta onde vivia e trabalhava serviu e serve até hoje como exemplo para as gerações presentes e futuras.
Para que nunca morram as ideias de Chico Mendes, a peça traz a defesa de um legado que precisa perdurar. A força e a voz de Lucélia em cena, celebram e honram os ideais de Chico.
O seringueiro Chico Mendes foi assassinado no dia 22 dezembro de 1988, uma semana após completar 44 anos. Ele foi morto em casa por grileiros de terra.
Serviço
Vozes da Floresta: Chico Mendes Vive com Lucélia Santos e Francisco Carvalho
Datas: 25, 26 e 27 de agosto, sexta e sábado, às 20h e domingo às 19h Local: Teatro Municipal Ipanema – Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema Telefone: 2523-9794 Valores Ingressos: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia-entrada) Vendas online neste site Capacidade: 222 lugares Duração: 70 minutos
Ficha técnica
Dramaturgia: Zezé Weiss Concepção, Direção e Atuação: Lucélia Santos Ator Convidado: Francisco Carvalho Direção Musical, Composições e Piano: Leandro Braga Cenografia: Kleber Montanheiro Figurinos: Kleber Montanheiro e Yamê Reis Iluminação: Adriana Ortiz Direção de Produção: Lucélia Santos Consultoria de Conteúdos: Comitê Chico Mendes e Xapuri Socioambiental Projeção Mapeada e Identidade Visual: Laerte Késsimos Desenho de Som: Dugg Mont Canto (A Voz Das Matas): Janaina Azevedo Percussão (O Som Da Floresta): André Siqueira Mixagem (Trilha Musical): João Ferraz Fotos e Vídeos: Christyann Ritse Cartaz Original: Subvertivo_lab Direção de Documentário: Rose Farias Edição Documentário: Neilson Abdallah Pesquisa de Dramaturgia: Ed Weiss e Janaina Faustino Revisão do Texto: Lúcia Resende Colaboração de Áudios: Agamenon Torres Viana e Eduardo Meirelles Restauro de Áudio: Ariel Henrique Fotos de Cena: Rafael Mollica Operação de Projeção e Som: Allysson Lemes Operação de Luz: Fagner Lourenço Diretor de Palco: Rodolfo Cerzedelo Realização: LUSA – Produções Artísticas
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Cultura Espetáculo Teatro Municipal Ipanema Vozes da Floresta: Chico Mendes Vive
Notícias
Túnel Vice-Presidente José Alencar será fechado para manutenção
22 de agosto de 2023
Procon Carioca estará no Largo do Machado e na Taquara esta semana
22 de agosto de 2023
Túneis Rebouças, Acústico e Zuzu Angel serão fechados para obras de revitalização
22 de agosto de 2023
GM-Rio monta esquema especial para jogo do Botafogo, pela Copa Sul-americana, no Estádio Nilton Santos
22 de agosto de 2023
CET-Rio implanta rotatória no bairro de Paciência
22 de agosto de 2023