A Lona Cultural Herbert Vianna, na Maré, virou Areninha, e o Espaço de Leitura Jorge Amado agora é Biblioteca Jorge Amado. Ambos os equipamentos culturais, localizados na Maré, Zona Norte do Rio, estão mais acessíveis, confortáveis e com melhorias na infraestrutura. A programação gratuita de inauguração será distribuída em três dias: quarta (22/11), quinta (23/11) e sexta-feira (24/11). No primeiro dia, há atração em dose dupla, com o show infantil “Sintonia Dominó e a Bicharada”, às 11h, e o Baile da Crespinhos às 17h30. Além disso, o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Calero, e outras autoridades estarão presentes, às 10h no mesmo dia, para a cerimônia de abertura.
Na quinta-feira, a agenda especial encerra com show do MV Bill, às 22h30, como ponto alto de toda a programação. Mas, antes disso, o público já vai curtir durante o dia: haverá lançamento de livros do projeto Escritores do Futuro, que reúne crianças escritoras das Maré, bate-papo com o autor Jessé Andarilho e Renato Cafuzo, Pegue e Leve de livros e Batalha Marginow com Grafite em Cena.
Por fim, na sexta-feira, a programação segue com Contações de História com Anderson Barreto e Ialodê e, mais tarde, com a Roda de Samba da Areninha (antiga “Roda de Samba da Lona”) recebendo Nova Raíz e Marcele Mota.
A entrada será gratuita e livre para todas as atrações – exceto para o show do MV Bill, que é para maiores de 16 anos –, mas é preciso garantir o bilhete via plataforma Imply. Para o show do MV Bill, os ingressos serão liberados às 16h do dia 20/11, Dia da Consciência Negra e feriado. A entrada será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, como nos shows da Alcione na tour pelos equipamentos da SMC Rio.
Todas as Lonas Culturais serão Areninhas até 2024
A Secretaria Municipal de Cultura está transformando todas as suas lonas em Areninhas como parte do programa Cultura do Amanhã. A transformação da Lona em Areninha Herbert Vianna – incluindo sua biblioteca – é coordenada pela Rio-Urbe – Empresa Municipal de Urbanização. Duas já foram entregues: a Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz (Zona Oeste), e a João Bosco, em Vista Alegre (Zona Norte). Depois da Herbert Vianna, será a vez da Areninha Cultural Terra, em Guadalupe, prevista para dezembro. Em 2024, será a vez das Lonas Carlos Zéfiro, em Anchieta, e Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá.
Na prática, a transformação das Lonas em Areninhas significa a substituição das antigas lonas por uma estrutura de isolamento acústico, climatização, além de outras melhorias, para garantir mais qualidade e conforto tanto para o público quanto para o artista. A estrutura de Areninha possibilita, também, maior acessibilidade por meio da instalação de elevadores.
Os recursos para obras no plano de investimentos de 2023 – Viva a Cultura Carioca – estão concentrados no programa Cultura do Amanhã, que destina, ao todo, R$ 75 milhões para modernização de mais de 20 equipamentos.
Areninha Herbert Vianna: Rua Evanildo Alves s/nº, Maré. Inauguração na quarta-feira (22/11), a partir das 10h. Grátis. Show do MV Bill: 16 anos. Demais atrações: Livre.
Quarta-feira (22/11):
10h – Inauguração com secretário e autoridades
11h – Espetáculo “Sintonia Dominó e a Bicharada”
16h – Espetáculo “Sintonia Dominó e a Bicharada”
17h30 – Elis MC e o Bailinho da Crespinhos
Quinta-feira (23/11):
15h30 – Lançamento de livros do projeto Escritores do Futuro (crianças escritoras da Maré)
17h – Bate-papo com o autor Jessé Andarilho e Renato Cafuzo
19h – Pegue e leve de livros
19h – Batalha Marginow + Grafite em Cena
22h30 – Show com MV Bill
Sexta-feira (24/11):
11h – Contação de histórias com Anderson Barreto
13h – Contação de histórias com Ialodê
18h – Roda de samba da areninha: Nova Raíz + Marcele Mota
Arenas e Areninhas
Areninha Cultural Herbert Vianna – Maré (inaugura 22/11)
Areninha Cultural Terra – Guadalupe (previsão – 12/12)
Areninha Cultural Carlos Zéfiro – Anchieta (prevista para 2024)
Areninha Cultural Jacob do Bandolim – Jacarepaguá (prevista para 2024)
Areninha Cultural João Bosco – Vista Alegre
Areninha Cultural Renato Russo – Ilha do Governador
Areninha Hermeto Pascoal – Bangu
Areninha Gilberto Gil – Realengo
Areninha Sandra Sá – Santa Cruz
Arena Dicró – Penha
Arena Fernando Torres – Madureira
Arena Abelardo Barbosa (Chacrinha) – Pedra de Guaratiba
Arena Jovelina Pérola Negra – Pavuna
Compartilhe
Categoria:
Marcações: areninha Biblioteca Herbert Vianna Jorge Amado Maré
Notícias
Claudia Jimenez dá nome a espaço na Lagos
18 de novembro de 2023
Comlurb recolhe cinco toneladas de resíduos no primeiro dia de show da cantora Taylor Swift no Engenhão
18 de novembro de 2023
Saúde realiza ações simultâneas de combate à dengue na cidade
18 de novembro de 2023
Prefeitura do Rio inaugura Praça Calembá, em Vargem Pequena, na Zona Oeste
18 de novembro de 2023
Comlurb faz campanha de incentivo à coleta seletiva na Quinta da Boa Vista
18 de novembro de 2023