O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) esteve reunido na manhã desta terça-feira, 5, com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), onde ocorreu a atividade. Entre os principais assuntos tratados, esteve a experiência da Dataprev no trabalho com a iniciativa privada e a solução Eternal, do Ciasc, que disponibiliza digitalização, guarda segura de dados e preservação digital de documentos a longo prazo.
O secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, falou sobre o planejamento de Governo e como as propostas de atuação passam por tecnologia. “A gestão do governador Jorginho se baseia em três pilares, que são: pessoas, tecnologia e inovação, e relação com a sociedade. Entendemos a necessidade de buscar bons exemplos e parcerias, e queremos construir soluções em conjunto”, comentou.
O presidente do Ciasc, Leandro Berti, mencionou a importância de estarem reunidos e buscarem realizar ações conjuntas. “Queremos fortalecer iniciativas e parcerias estratégias para ampliar as possibilidades de atuação. A experiência que a Dataprev já tem com parcerias e negócios pode contribuir muito com o posicionamento do Ciasc, por isso é tão importante a possibilidade de reuniões como essa”, afirmou.
O diretor de Relacionamento e Negócios da Dataprev, Alan Santos, explicou aspectos da estrutura da empresa e das estratégias de transformação digital e desenvolvimento de parcerias com a iniciativa privada. Conforme explicou, o plano de negócios da Dataprev tem procurado criar modelos que tragam sustentabilidade para os serviços.
Nesse sentido, destacou a relação com o Ciasc e a consolidação de um modelo de parceria que eles têm feito em um formato de acordo de cooperação. “É muito mais a abertura de um canal oficial para as empresas trocarem figuras, justamente, para ter a oportunidade de entender estratégias, ver possibilidades e ter uma simbiose de caminhos para tratar os desafios”, reforçou.
Pela Dataprev, além do diretor Alan Santos, participaram os assessores João Lopes e Hermes Dourado. Do CIASC, estiveram também os vice-presidentes de Mercado, Rafael Glavam, e o Administrativo e Financeiro, Diego Ricardo Holler. Ainda, a auditora-fiscal da SEF, Danielle Kristina dos Anjos Neves, e o CEO da empresa Oais, Roberto Carminatti, participaram da reunião.