Internacionalizar Santa Catarina e suas empresas, sejam de grande ou pequeno porte, foi uma das metas determinadas pelo governador Jorginho Mello para a Secretaria de Estado da Articulação Internacional.
Países como Canadá, Estados Unidos, Chile, Panamá, Paraguai, Finlândia, Romênia, Itália, Alemanha, China e Rússia fizeram intercâmbio com Santa Catarina comerciais, culturais e educacionais, neste ano. Alguns receberam comitivas do governo estadual em seus países e outros estiveram no Estado para estreitar os laços com Santa Catarina.
No Panamá, por exemplo, o governador Jorginho Mello buscou a implantação do voo direto entre Florianópolis e a capital do país da América Central.
Santa Catarina também abriu negociações formais com a China, em setembro, para o desenvolvimento de energia de baixo carbono e de segurança energética do mundo.
Já na Rússia, o secretário da pasta, Juliano Froehner, e a secretária adjunta do Turismo, Catiane Seif, atraíram os olhares de empresas investidoras e se destacaram em ações de internacionalização em dois painéis e na sessão plenária de encerramento do V Fórum Internacional BRICS+, em novembro.
Em julho, o governador recebeu a comitiva japonesa liderada pelo embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, Além de fortalecer a relação com o país oriental, o encontro contribuiu para o governo japonês retirar o embargo sobre a importação de aves vivas e ovos férteis de Santa Catarina.
A secretaria também articulou a criação do pioneiro SC-Export, que tem a projeção de fechamento de US$ 2,1 milhões de dólares em negócios no Paraguai e US$ 1,45 milhão em exportações com o Chile, para os próximos 12 meses, para as 41 micro e pequenas empresas (MPEs) que participaram desta primeira etapa do projeto.
O secretário de Estado de Articulação Internacional, Juliano Froehner, comentou sobre o reposicionamento internacional de Santa Catarina:
SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/