O Governo do Estado, mais uma vez, se solidariza com a situação vivida no Rio Grande do Sul (RS) em razão das fortes chuvas que atingem o estado vizinho.
Por determinação do governador Jorginho Mello, Defesa Civil catarinense, Polícia Militar (PMSC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), enviaram ao RS equipes completas, além de helicóptero, viaturas, embarcações e equipamentos específicos para resgate em deslizamentos.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) foi o órgão designado pelo governador para mobilizar e integrar as forças governamentais nessa ajuda humanitária.
O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, detalhou a operação em apoio ao estado vizinho:
SONORA
Os militares do CBMSC se concentraram às 4h desta quarta no quartel do município de Araranguá, onde receberam instruções para o deslocamento até o município de Lajeado, no Rio Grande do Sul. Lá, integraram ao Sistema de Comando de Operações (SCO) para a resposta ao evento adverso enfrentado.
Os atendimentos foram realizados nos municípios de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Forquetinha, Marques de Souza e Cruzeiro do Sul, em sua maioria em resgates de pessoas ilhadas e em ocorrências pontuais de deslizamentos com vítimas.
O major João Emiliano de Moura Silva Miranda, relata as ocorrências nas cidades atingidas:
SONORA
Foram empenhados bombeiros militares das equipes de Força-Tarefa (FT) dos municípios de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, São José e Balneário Camboriú.
Dessa forma, prestam apoio ao Rio Grande do Sul equipes de FT de todos os sete Batalhões que integram a 1º Região Bombeiro Militar (1ºRBM), sob o comando do tenente-coronel Fábio Collodel e do major João Emiliano de Moura Silva Miranda.
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) enviou ainda uma equipe que vai auxiliar no resgate e no apoio humanitário às famílias desabrigadas.
Também foram enviados para reforço ao efetivo local uma equipe do Batalhão de Aviação (BAPM). A PMSC está programando ainda a ida de uma equipe de reforço para a garantia da ordem pública a partir do momento em que as águas começarem a baixar na região.
Segundo o comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, no Rio Grande do Sul os policiais catarinenses estão dando apoio na força tarefa de resgate e ajuda aos atingidos. As equipes permanecerão em solo gaúcho até quando for necessário.