Mês do Dia da Árvore (21/9), setembro tem uma agenda especial de atividades de educação ambiental na Região Oeste. Aproximadamente 500 estudantes de diferentes escolas serão atendidos pelo Consórcio Iberê, iniciativa que tem entre seus parceiros a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e a Epagri.
Na próxima semana, escolas dos municípios de Planalto Alegre (17/9), Caxambu do Sul (18 /9) e Águas de Chapecó (20/9) recebem as atividades que tratam de temas como cuidado com resíduos sólidos, compostagem e a importância da proteção e conservação da Mata Ciliar.
As Matas Ciliares são formadas por árvores e diferentes espécies de cobertura vegetal nativa, que fica às margens de cursos d´água e colabora com sua conservação – dai a denominação que lembra a proteção dos cílios para os olhos.
A conservação de áreas de Mata Ciliar em sete cidades do Oeste é o foco do trabalho desenvolvido desde 2006 em colaboração Consórcio Iberê e CASAN, entre outras instituições. Entre os resultados obtidos está o cercamento e proteção de 353 hectares de Áreas de Proteção Permanente, o que corresponde a 3,5 milhões de metros quadrados de vegetação de Mata Ciliar, ou 353 campos de futebol.
“São muitas áreas protegidas, em que a vegetação e as árvores nativas podem voltar a se desenvolver e podem cumprir sua função de proteção de cursos d’água, de atrair de volta a biodiversidade nas propriedades que participam do projeto”, explica Geciane Pereira Jordani, que integra a equipe executiva do Consórcio Iberê.
“É um trabalho muito importante para os mananciais que garantem o abastecimento de água na região e também para a qualidade de vida das famílias de produtores rurais que se integram ao projeto. No diálogo com os estudantes a meta é ampliar a visão sobre a importância da conservação ambiental para manutenção da água e para a qualidade de vida deles e de suas famílias ”, explica o engenheiro sanitarista Marcelo Seleme Matias, chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Gerência de Meio Ambiente da CASAN.