NOTÍCIAS

Câmpus Tupã recebe o projeto Reitoria Presente – IFSP – Portal Institucional

Câmpus Tupã recebe o projeto Reitoria Presente

Estudantes e servidores conversaram com o reitor e integrantes de pró-reitorias

Compartilhar   WhatsApp    

Em um clima descontraído, o Câmpus Tupã recebeu o Reitoria Presente, na tarde desta terça, 28 de março. Estudantes e servidores conversaram com o reitor e integrantes de pró-reitorias e setores da Reitoria.

No encontro, os estudantes fizeram questionamentos a respeito da ampliação de cursos e contratação de professores e também sobre a possibilidade da criação de um curso superior, demanda necessária diante da pouca disponibilidade de cursos superiores gratuitos na região.

O reitor sinalizou positivamente e falou que há estudos no MEC para a consolidação e expansão dos institutos federais, e que com isso é possível que o câmpus seja beneficiado. A expectativa é que seja ampliada em até 50% sua capacidade, podendo num breve futuro haver oferecimento de mais vagas para cursos técnicos e superiores.

Os estudantes também esclareceram dúvidas sobre a ampliação do número e dos valores das bolsas estudantis. O reitor Silmário Batista dos Santos explicou que o governo está trabalhando para a recomposição no orçamento dos IFs e, enquanto isso, o IFSP também estuda maneiras de melhorar o valor das bolsas oferecidas.

Durante a conversa, o reitor se emocionou quando questionado sobre sua maior realização pessoal. “Eu acredito na educação, atuo como professor na Rede Federal há 29 anos, e acredito que esse trabalho transforma vidas, muda a realidade da sociedade. Meu prazer é olhar para vocês com esse ímpeto de terminar os estudos, nos cobrar um curso superior… Essa usina de sonhos me motiva”, revelou.

Durante a conversa com os servidores, a recomposição orçamentária continuou sendo pauta das discussões. “Em 2012 tínhamos R$ 120 milhões de custeio, 25 mil alunos e 28 unidades; hoje temos R$ 75 milhões de custeio, para 64 mil alunos e 37 unidades”, contou Silmário, destacando o trabalho hercúleo para equilibrar as contas e dar conta de todas as demandas.

As dúvidas sobre carga horária docente, questões com relação ao ponto dos servidores, procedimentos de remoção, bolsas e incentivos educacionais também foram respondidas pelo pró-reitor de Ensino, Carlos Procópio, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Bruno Luz, o diretor de Gestão de Pessoas, Guilherme Oliveira Leite, o diretor da Daest, Reginaldo Vitor Marçulli Pereira, e o Diretor Executivo da Inova, Eder Jose da Costa Sacconi.