Estudantes representarão o IFSP em feira internacional
Projeto do Câmpus Campinas participará da ISEF, que será realizada no Texas de 13 a 19 de maio
O projeto “Dispositivo microcontrolado para cálculo de áreas irregulares — Fase 2″, de autoria de estudantes do 4° ano do curso Técnico Integrado em Eletrônica do Câmpus Campinas, representará o IFSP na maior feira internacional de ciências e engenharia de nível pré-universitário do mundo, a ISEF (International Science and Engineering Fair). A feira acontece todos os anos, nos Estados Unidos da América, e este ano será realizada em Dallas-Texas, de 13 a 19 de maio.
Professor Edson à esquerda e os estudantes Paulo Regatieri , Gustavo Guimarães e Paulo Murata.A equipe do projeto é composta pelos estudantes Gustavo Guimarães, Paulo Regatieri e Paulo Murata, que são orientados pelos professores Edson Anicio Duarte e João Alexandre Bortoloti. O grupo recebeu a credencial internacional para participar da ISEF após ser premiado na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Com a premiação do 3º lugar em engenharia, os alunos do IFSP receberão o patrocínio do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de São Paulo (CRT-SP) que custeará a ida dos estudantes aos EUA para participar da Feira.
O projeto “Dispositivo microcontrolado para cálculo de áreas irregulares utilizando o método de Gauss”, começou a ser desenvolvido em 2021. Ainda na primeira fase, os alunos — que participavam de curso desenvolvido em parceria com a Samsung e LSI-TEC — foram premiados. Agora, segundo o orientador, o protótipo apresenta novas funcionalidades, como integração a um aplicativo de celular e encapsulamento plástico, contando com um circuito impresso, e mede distâncias pontuais semelhante a uma trena eletrônica.
De acordo com o professor Edson Duarte, este projeto é um dos frutos do CEPIN — Centro de Pesquisas e Inovação do Câmpus Campinas, que trabalha com tecnologias educacionais. “Mais uma vez mostramos para a comunidade externa a qualidade e excelência dos projetos integrados que desenvolvemos dentro do IFSP”, contou.
O estudante Paulo Regatieri contou que participar da Mostratec foi uma experiência fantástica, pelas pessoas que pôde conhecer e principalmente pela conquista da credencial para a ISEF. “A ISEF sempre foi a nossa feira dos sonhos, e estamos muito felizes em ter a oportunidade de representar a delegação brasileira com o nosso projeto”, afirmou. O professor Edson Anicio contou que o Conselho Regional dos Técnicos Industriais de São Paulo (CRT-SP), na pessoa de Gilberto Takao Sakamoto, firmará termo de cooperação com o IFSP para custear a ida dos alunos autores do projeto à ISEF. Segundo ele, a iniciativa faz parte dos objetivos estratégicos do conselho de valorização profissional e incentivo ao ensino técnico.