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IFSP representará a Rede Federal em conselho da Capes 

Grupo auxiliará na elaboração das políticas de professores da educação básica 

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O professor do IFSP Armando Traldi Junior representará a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em nome do Conif, na composição do Conselho Técnico-Científico de Educação Básica (CTC-EB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  

Foto: CapesO processo partiu de um pedido da Coordenação, para que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) indicasse 10 nomes a fim de que a Capes fizesse a seleção de um deles para representar a Rede Federal nesse conselho.  

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP, Adalton Ozaki, a indicação será muito importante para o Instituto Federal e para a Rede Federal como um todo, e representa um reconhecimento da Capes sobre a importância de nossas instituições para contribuir com a formação de políticas públicas.  

Já o docente Armando Traldi Júnior avalia que fazer parte do CTC-EB, junto à Capes, é “uma grande honra e ao mesmo tempo uma satisfação, pois reconhece a importância do conselho neste momento de reconstrução e consolidação dos programas governamentais voltados para a formação inicial e para o desenvolvimento profissional de professores que atuam na educação básica”.  

Segundo o CGCOM/Capes, o colegiado terá representantes de todas as regiões do País. O grupo tem a função de auxiliar na elaboração das políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica. 

Sobre sua composição, Mercedes Bustamante, presidente da Capes, afirmou: “Temos a preocupação de que seja abrangente e olhe atentamente para a diversidade da educação brasileira, levando em conta as questões de raça, gênero, regiões e interculturalidade, assegurando um espaço com oportunidade de ampliar o diálogo”.  

Seleção de representante 

Os critérios estabelecidos pela Capes para o representante do Conselho Técnico-Científico de Educação Básica (CTC-EB) foram:

a) ser professor vinculado a um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu pertencente à área de avaliação da Educação/Ensino;

b) preferencialmente já ter participado de comitês de avaliação da Capes (quadrienal, meio-termo, etc.);

c) possuir produção acadêmica consistente e recente.

 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP solicitou aos docentes vinculados aos programas stricto sensu da área de educação a manifestação de interesse em se candidatar ao CTC-EB. Foram recebidas cinco candidaturas, as quais foram encaminhadas ao Conif, que, por sua vez, dentre todas as candidaturas da Rede Federal, selecionou 10 nomes conforme solicitação da Capes. A decisão de composição do CTC-EB foi tomada pelo Conselho Superior da Capes em reunião realizada em 2 de maio. 

Acesse aqui a lista dos nomes dos membros aprovados pelo Conselho Superior da Capes para compor o CTC-EB. 

Com informações da CGCOM/Capes