Participe das atividades em homenagem ao mês da diversidade
Iniciativas nos câmpus contemplam a diversidade, o meio ambiente e o combate à homofobia
Diferentes câmpus do IFSP iniciam, nesta semana, uma programação voltada ao Dia Nacional de Combate à Homofobia, marcado por acontecimentos no dia 17 de maio. Durante o mês, serão realizadas atividades de formação, cine-debates, apresentações culturais, mesas redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos, exposição, roda de conversa e palestras.
Parte das ações conta com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) do IFSP.
Em Ilha Solteira, os eventos realizados entre 17 e 22 de maio em parceria com entidades locais terão como tema “Mês de combate à LGBTQIA+fobia: Uma Luta Coletiva pela Existência”. Além das discussões sobre LGBTQIA+fobia, as ações darão voz a pessoas indígenas. Acesse a programação aqui.
No Câmpus Sorocaba, a “Semana da Diversidade Sexual e de Gênero: Pelo Direito de Ser e Pertencer” será realizada entre os dias 16 e 18 de maio. Inscreva-se nas atividades em https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/4458/.
Em Itaquaquecetuba, a data será marcada com a “Semana da Cultura, Diversidade e Meio Ambiente” entre os dias 31 de maio a 03 de junho, também em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Confira a programação aqui.
Data
Em 17 de maio de 1990, a 43ª Assembleia Mundial da Saúde adotou a 10ª Revisão da Lista da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), sendo que nesta versão da CID “a homossexualidade per se não está mais incluída como categoria” (OMS). A nova classificação entrou em vigor entre os países-membro das Nações Unidas a partir de 1º de janeiro de 1993.
No mundo inteiro, a data, 17 de maio, tornou-se emblemática da luta pela cidadania plena e pelo respeito aos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer, intersexo, assexual e outros grupos e variações de sexualidade e gênero (LGBTQIA+). No Brasil, o Decreto Presidencial de 4 de junho de 2010 instituiu o dia 17 de maio como o Dia Nacional de Combate à Homofobia. No Brasil e em diversos outros países, organizam-se eventos para chamar a atenção dos governos e da opinião pública para a situação de opressão, marginalização, discriminação e exclusão social em que vivem os grupos LGBT na maior parte dos países.
Com informações do Conselho Nacional de Saúde