Câmpus Sertãozinho e Votuporanga participam do Pint of Science
Evento busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível em várias partes do mundo
Dois câmpus do IFSP estão participando da realização do Pint of Science 2023, Sertãozinho e Votuporanga. O evento tem como objetivo proporcionar discussões científicas fora do ambiente acadêmico, em locais descontraídos como pubs, bares e restaurantes, de maneira acessível para toda a sociedade.
Este ano, o festival ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de maio, juntamente com outros 25 países, totalizando quase 400 cidades em todo o mundo. No Brasil, serão 123 municípios, com mais de 600 pesquisadores e especialistas, que discutirão tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento. A expectativa de público para este ano é de 20 mil pessoas, superando a média de participantes dos anos anteriores.
Pesquisadores do Câmpus Sertãozinho estão na organização do evento na cidade, participando inclusive com a produção da “cerveja do Pint”, batizada de “Simbiótica”. Como explica o professor Jean Carlos Rodrigues da Silva, para a produção da bebida foi definida uma base comum e a adição de lúpulos de cada região para conferir originalidade e regionalidade para cada receita.
“Com o apoio dos professores e alunos do curso Técnico em Cervejaria, a Simbiótica foi produzida aqui no câmpus com lúpulo cedido por um produtor de Santa Rosa de Viterbo, e será fornecida como brinde no Pint of Science junto com uma ficha de avaliação”, relata o professor. Confira a programação em Sertãozinho.
Esta é a primeira edição em que o Câmpus Votuporanga participa, com apresentação de dois docentes, nos seguinte temas: “Aumentando a Segurança das suas informações com a utilização de software livre”, com Cristiane Paschoali Vidovix, e “Evolução das ideias acerca do melhor planeta do universo (Terra)”, com Alexandre Melo de Oliveira. Confira a programação em Votuporanga. Estudantes que quiserem receber um certificado de participação devem se inscrever como ouvintes aqui.
O Pint of ScienceCom o lema “Um Brinde à Ciência”, o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Além disso, o evento visa inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país. O Pint of Science Brasil é organizado por mais 300 pessoas, entre cientistas, entusiastas e apoiadores.