Sorocaba

Alunos da rede pública municipal visitam Estações de Tratamento de Água e Esgoto do Saae/Sorocaba e complementam aprendizado com vivências práticas – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Sedu) e em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), realizou, durante este mês de maio, várias visitas de estudantes das turmas do 5º ano da E.M. “Profª Norma Justa Dall’Ara” à Estação de Tratamento de Água do Cerrado e à Estação de Tratamento de Esgoto S1, localizada no Jardim Siriema.

Os grupos de alunos foram recebidos com pronta disponibilidade e muita competência pela equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba, que acolheu os estudantes e promoveu uma experiência de relevância, gerando oportunidade de estudo além dos muros da escola, sobre questões que afetam diretamente o cotidiano das crianças.

“As aprendizagens mais significativas são aquelas que marcam a vida das crianças e que, mesmo com o passar do tempo, serão lembradas e revisitadas em cada situação do cotidiano. E, quando essas aprendizagens acontecem em espaços fora da sala de aula, torna tudo ainda mais rico, pois faz com que o aluno experimente outros contextos da realidade, que não são vistos nos materiais didáticos”, afirma a diretora da E.M. “Profª Norma Justa Dall’Ara”, Cristiane Andrade Vieira.

A aluna Juliana, de 10 anos, fala sobre como foi sua experiência. “Fui visitar as Estações de Tratamento de Água e de Esgoto junto dos meus colegas e da professora. Tudo foi muito bem explicado e detalhado. Também aprendemos sobre a importância da água para o planeta, em especial para o ser humano, os animais e as plantas. Foi mostrado, também, o caminho que a água faz para chegar a nossa casa, limpa e pronta para consumo”, contou a estudante.

Lorena, de 10 anos, outra aluna que participou da atividade, também se manifestou a respeito, elogiando a iniciativa. “Adorei essa visita! Aprendemos a economizar água, de um jeito muito legal. A cada lugar diferente que eu visitava, mais eu me interessava. Eu vi muitas coisas por lá, como produtos utilizados nos processos de tratamento, como a água chega às casas e como é tratado o esgoto. Eu penso que, de cinco estrelas, eu daria 1.000 a essa visita, com certeza!”, enfatizou.

“Ao ouvir o entusiasmo dos nossos alunos do 5º ano, narrando cada momento da visita à Estação de Tratamento de Água Cerrado e à Estação de Tratamento de Esgoto S1, isso faz com que tenhamos a certeza de que essa experiência, mais do que um passeio ou atividade extracurricular, significou a consolidação de aprendizagens com excelência a cada um deles. Agradecemos à equipe por oportunizar vivências tão significativas aos alunos da E.M. Prof.ª Norma Justa Dall’ara, como essa”, completa a diretora da escola.

“Vemos que parcerias assim, com o Saae/Sorocaba, são mais uma forma de enriquecer o aprendizado dos nossos alunos, que, depois, acabam atuando também como multiplicadores das informações importantes obtidas”, observa o secretário da Educação, professor Marcio Carrara.

Fotos: Divulgação