Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba realiza reunião entre equipes do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e do Grupo de Apoio à Adoção de Sorocaba – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Criança e do Adolescente, ligada à Secretaria da Cidadania (Secid), realizou um encontro com as equipes de dois serviços muito relevantes realizados no município: o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e o Grupo de Apoio à Adoção de Sorocaba (GAASO). A reunião foi conduzida pela chefe de seção da média complexidade da Secretaria da Cidadania, Virgínia de Fátima Theotonio, e contou com a participação das coordenadoras do GAASO.

Nessa ocasião, as equipes puderam conhecer detalhes de ambos os serviços e estreitar vínculos para trabalhos futuros. O Acolhimento em Família Acolhedora é uma modalidade que visa atender crianças e adolescentes afastados do convívio familiar pelo Poder Judiciário, como medida de proteção, e acontece em residências de famílias acolhedoras cadastradas e preparadas por equipe técnica especializada. É uma forma alternativa ao acolhimento institucional, ou seja, evita que crianças e adolescentes tenham que ir para os lares institucionais ou abrigos e percam o direito à convivência familiar e comunitária.

Enquanto o GAASO conta com o trabalho voluntário de pessoas que atuam para garantir o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes institucionalizados no município de Sorocaba e região, agindo, principalmente, na preparação de famílias que pretendem adotar ou já são formadas por adoção.

A coordenadora do Serviço de Família Acolhedora, Camila Rocha, ressalta que a formação do vínculo entre os dois serviços é de suma importância para o município e irá beneficiar, especialmente, as crianças, os adolescentes e as famílias atendidas por equipes tão qualificadas. “A missão do GAASO vai ao encontro daquela desenvolvida pelo Serviço de Família Acolhedora. Nosso objetivo é também instruir e informar a sociedade sobre os serviços e as políticas existentes nessa área, promovendo uma mudança social capaz de proporcionar o desenvolvimento de uma cultura de adoção e de acolhimento dessas crianças e adolescentes em nossa cidade”, conclui a coordenadora.

Pessoas individualmente ou famílias interessadas em fazer parte do serviço de Família Acolhedora, atuando de forma voluntária no acolhimento temporário de crianças e adolescentes em suas residências, podem se inscrever para participar dos próximos encontros e conhecer, em detalhes, essa iniciativa.

As inscrições deverão ser feitas pelos telefones (15) 99101-4772, 3202-5779 ou, ainda, presencialmente, na Rua Dr. Armando Sales de Oliveira, 241, no Trujillo, em Sorocaba.

Fotos: Secid/Divulgação