Programa A Caminho da Escola 2.0 chega a uma unidade em Campo Grande – Divulgação / CET-Rio
A CET-RIO informa que, dando continuidade às implantações do Programa A Caminho da Escola 2.0, o entorno da Escola Municipal Arthur Bernardes, em Campo Grande, receberá intervenções urbanísticas na próxima segunda-feira (07/08). A unidade fica na Rua Peropaba 125, e o projeto é uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as subprefeituras.
No início das ações do programa na escola foram realizadas atividades educativas com os alunos e oficina com professores. O diálogo com a comunidade escolar e a construção do mapa de risco da região foram as bases para elaborar o projeto das intervenções urbanísticas, considerando a realidade do trânsito no entorno da instituição.
A execução está sendo conduzida por profissionais da Prefeitura, com o objetivo de melhorar a organização e a segurança do trânsito, especialmente no trajeto casa-escola-casa, que as crianças percorrem no cotidiano.
O projeto em andamento no entorno da E. M. Arthur Bernardes inclui:
1. Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola: Além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h, cria elementos que induzem à redução de velocidade.
2. Implantação e reforço de sinalização de área escolar: Alerta aos condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola.
3. Extensão de calçada (áreas verdes): Amplia o espaço para pedestres, proporcionando maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos.
4. Redução do raio de curvatura nas interseções: Reduz a velocidade de conversão dos veículos, proporcionando maior segurança aos pedestres.
5. Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre: Proporciona maior segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias.
6. Redução da distância nas travessias: Reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumenta a visibilidade entre pedestres e condutores.
7. Reforço da sinalização horizontal existente: Torna o espaço mais legível.
8. Instalação de balizadores e tachões: Protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona maior segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados.
9. Instalação de sinalização vertical: Informa aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego para possibilitar comportamentos adequados e aumentar a segurança no trânsito.
10. Ordenamento do estacionamento: É realizado ao longo das ruas que dão acesso às escolas para evitar bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres.
11. Implantação de vagas de embarque/desembarque: Facilita a entrada e saída das crianças da escola.
12. Implantação de vagas para pessoas com deficiência: Facilita o embarque e desembarque de alunos com deficiência.
13. Implantação de mão única, nas ruas Itueira (entre Est. do Monteiro e Peropaba), Peropaba (entre as ruas Itueira e Carauna) e Caturité (entre Peropaba e Est. do Monteiro): Reduz o fluxo de veículos no trânsito em frente à escola e melhora a segurança das crianças no acesso à instituição.
14. Implantação de ondulação transversal: Permite a redução de velocidade dos veículos e possibilita maior segurança aos alunos.
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