IFSP e USP sediam o XII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química
Evento aconteceu nos dias 14 e 15 e contou com 285 participantes
Da esquerda para a direita: Márcio Reis (IFSP); Rafael Alves (IFSP), Paulo Calefi (IFSP), Luís Guimarães (USP), André Dias (IFSP) .O Campus Sertãozinho do IFSP e a Universidade de São Paulo (USP) Campus Ribeirão Preto sediaram, nos dias 14 e 15 de setembro, a 12ª edição do Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ).
O evento tem como objetivo o fortalecimento dos grupos de pesquisa em Ensino de Química, por meio da apresentação e discussão de resultados de pesquisas desenvolvidas pelos seus membros. O encontro também busca propiciar atividades, interações e colaborações para o fortalecimento da formação de estudantes pós-graduandos e professores e, portanto, da área de ensino de Química.
Com o tema “A Pesquisa no Ensino de Química e o papel da Ciência em uma Sociedade Multicultural”, a atual edição do evento discute o papel da ciência na formação de pessoas conscientes, que possam realizar leituras críticas de contextos como o da pandemia da Covid-19.
O pró-reitor de Extensão do IFSP, Rafael Alves, esteve no Encontro representando o reitor Silmário Santos. Segundo ele, o evento se destaca de início pela articulação entre diferentes instituições, tendo tanto na organização quanto na programação e no público professores do IFSP e de outras universidades estaduais e federais.
Rafael salienta que, ao longo de suas edições, o EPPEQ vem contribuindo para a reflexão crítica sobre a prática docente, o fazer científico e a relação entre ciência e sociedade. “Esta edição permitiu a discussão sobre as desigualdades de gênero e raça, a necessária transformação dos espaços de ensino, a inclusão e a promoção de uma ciência mais plural e diversa”, contou.
O diretor-geral do Campus Sertãozinho, Paulo Sérgio Calefi, destacou a importância do evento e se disse orgulhoso com a repercussão do Encontro entre os participantes do IFSP e de outras instituições, que elogiaram a programação e a organização.
“Esta foi uma edição muito importante, pois o evento retornou à forma presencial e possibilitou que diversos alunos e professores pudessem trocar experiências, compartilhar saberes e contribuir para uma educação melhor. Vale ressaltar que diversos estudantes do IFSP participaram do evento com a apresentação de excelentes trabalhos, podendo aprimorar sua aprendizagem e se inspirar para continuar sendo pesquisadores da educação e da Química”, contou o diretor.
No total, o evento contou com 285 participantes (142 alunos de graduação, 96 professores da educação básica, 22 professores do ensino superior e 25 alunos de pós-graduação) de diferentes instituições e estados. Foram aprovados 51 resumos para apresentação na forma de pôster, 42 trabalhos completos e 32 relatos de experiência em sala de aula, ambos apresentados em sessões orais.