Equipe de alunos de Presidente Epitácio é finalista no Desafio Prototipe
Projeto JouleWatch, desenvolvido por estudantes de engenharia elétrica, brilha entre os 10 finalistas da competição nacional promovida pelo MEC e Ifes
(JouleWatch) Da esq. para a direita – Mateus Freire-Renan Tenório-Augusto GinoUma equipe composta por alunos de engenharia elétrica do Campus Presidente Epitácio, está prestes a representar a instituição na fase final do disputado Desafio Prototipe 4.0. Este desafio, uma ação de âmbito nacional promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em colaboração com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), visa fomentar o desenvolvimento de ideias e negócios inovadores.
Os estudantes Renan Tenório Santos, Augusto Luis Gino Galo e Mateus Freire Roberto conquistaram um lugar entre os dez finalistas, com o Projeto JouleWatch, um inovador sistema de monitoramento e comercialização voltado ao mercado livre de energia no Brasil. O feito é ainda mais notável considerando que a competição contou com a participação de 118 equipes de todo o país, todas inseridas em uma trilha empreendedora de seis semanas sob avaliação contínua de representantes dos Institutos Federais e mentores da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
A grande decisão está marcada para o próximo dia 21 de setembro, das 19 às 22h, e será transmitida ao vivo pelo YouTube.
As três equipes mais bem sucedidas serão premiadas com uma viagem de experiência ao Porto Digital de Pernambuco, um dos principais parques tecnológicos do Brasil, situado no centro histórico de Recife. A visita, programada para os dias 24, 25 e 26 de outubro de 2023, incluirá uma série de atividades exclusivas para as equipes premiadas, como a participação em apresentações e visitas a empresas sediadas no parque tecnológico.
Desafio Prototipe 4.0
O Desafio Prototipe 4.0 é uma iniciativa fruto da cooperação técnica entre o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de ampliar as fronteiras do conhecimento e estimular as escolas de todas as instituições federais de ensino a desenvolverem ideias e negócios alinhados com a economia 4.0, que atendem às demandas reais da sociedade brasileira.
Dez Institutos Federais que responderam ao Edital nº 84/2021 – Setec/MEC foram convidados a participar da coodenação deste desafio de ideias, incluindo o IFSP, por meio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia e o Núcleo Incubador Suzano.