O Abrigo Amigo, instalado na parada Santos Dumont do VLT – Divulgação
A Prefeitura do Rio inaugurou nesta segunda-feira (25/09) o programa Abrigo Amigo, iniciativa que prevê a instalação de painéis interativos nas estações do VLT Carioca. A ferramenta entrou em operação em fase de testes na parada Santos Dumont com o objetivo de aumentar a segurança nos pontos, principalmente para o público feminino, além de garantir companhia a quem estiver sozinho nesses locais, entre 20h30 e meia-noite e meia. A ação é uma parceria entre a concessionária, a Prefeitura do Rio e a Eletromídia.
No Abrigo Amigo o passageiro poderá acionar um botão virtual para iniciar a interação por videochamada, em tempo real, até o momento de embarque no trem. A ferramenta ficará disponível nos painéis eletrônicos de publicidade já existentes, que serão identificados, contarão com câmeras, microfones e estarão conectados a uma central de atendimento, com equipe devidamente treinada. Caso alguma necessidade seja identificada, o Centro de Controle Operacional do VLT será contatado e poderá solicitar apoio das autoridades.
O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, e a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, acompanharam o lançamento e testaram o equipamento.
– A cidade do Rio já tem se destacado nessas iniciativas, nesse atendimento ao público feminino, a pessoas em situação de emergência. O Abrigo Amigo nos pontos de VLT torna o ambiente mais seguro, ele inibe crimes, violências e agressividades. É uma garantia de segurança para as pessoas que transitam nas vias públicas e utilizam o sistema VLT – disse Szafran.
Para Joyce Trindade, a iniciativa faz parte da cultura da cidade de pensar em alternativas à segurança das mulheres:
– Sabemos que a sensação de segurança ainda é um desafio muito grande para a mulher, principalmente à noite. Testei o equipamento e me senti segura, eles gravam a gente, tem um diálogo superconfortável, para que a mulher possa ter um abrigamento, em um lugar em que ela realmente possa falar “estou bem” e chegar em casa em paz.
Para o presidente do VLT Carioca, Andre Costa, a ferramenta permite a entrega de um serviço cada vez mais seguro e confortável ao usuário:
– Essa parceria de fato vai entregar um novo VLT Carioca à população do Rio e aos demais clientes, turistas. Usamos a tecnologia para trazer mais conforto, segurança e informação ao público. É algo que vai agregar mais valor e contribuir para quem precisa se deslocar no Centro da cidade.
A inauguração ocorreu na parada Santos Dumont, e a previsão é que, até o fim do ano, outras nove também tenham o novo aparato: Candelária, Antônio Carlos, Carioca, Sete de Setembro, Saara, Colombo, São Bento, Parada dos Museus e dos Navios.
O projeto que chega ao Rio já está em funcionamento em Campinas e São Paulo.
– É um passo importante, não só olhando para a nossa crença de transformação da cidade, mas principalmente pela questão social, em relação às mulheres que esperam os ônibus, no caso aqui o VLT, sozinhas, à noite, em locais como o Centro da cidade que, eventualmente, têm um ambiente mais hostil para elas. Estamos trazendo tecnologia e companhia para essas mulheres, até que o próximo VLT chegue à estação – disse o CEO da Eletromídia, Alexandre Guerrero.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: CCPar Centro do Rio Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Santos Dumont VLT Carioca
Notícias
João Bosco faz show gratuito na abertura da nova Areninha Cultural que leva seu nome, em Vista Alegre
25 de setembro de 2023
Última semana para obter desconto da Nota Carioca no IPTU 2024
25 de setembro de 2023
Vilas Olímpicas de Pedra de Guaratiba e do Recreio dos Bandeirantes abrem mais de 800 vagas gratuitas para prática esportiva
25 de setembro de 2023
Programa Vacina na Escola aplicou mais de 28 mil doses em um mês
25 de setembro de 2023
Túneis Rebouças, Acústico e Zuzu Angel serão fechados para obras de revitalização das galerias
25 de setembro de 2023