NOTÍCIAS

Conselheiros da Cidade visitam obra do Terminal Intermodal Gentileza – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Integrantes do Conselho da Cidade visitam a obra do Terminal Gentileza – Allan Vilela / Divulgação

Os integrantes do Conselho da Cidade fizeram, nesta quarta-feira (27/09), uma visita técnica à obra do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), no antigo Gasômetro. Eles foram acompanhados do secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, do secretário de Coordenação Governamental, Jorge Arraes, do presidente da CCPar, Gustavo Guerrante, e do subsecretário de Acompanhamento e Resultados da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, Jean Caris. No encontro, os conselheiros conheceram as instalações do projeto, no bairro de São Cristóvão, com previsão de inauguração para o último trimestre de 2023.

– É muito importante que os representantes do Conselho da Cidade, que é central na elaboração e acompanhamento de metas no Plano Estratégico 2021-2024, vejam de perto as obras do TIG, que será o terminal de integração da Transbrasil. É um projeto que vai melhorar a vida do carioca. Vai facilitar o deslocamento dos passageiros, que podem chegar ao terminal de BRT e ir para o Centro de VLT ou de ônibus para a Zona Sul ou a Tijuca. A Transbrasil vai se encontrar com a Transolímpica, em Deodoro, com a Transcarioca na altura de Ramos e com o VLT no Terminal Gentileza – afirmou o secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.

A implementação do Terminal Intermodal Gentileza é uma meta prevista no Plano Estratégico 2021-2024 da Cidade do Rio de Janeiro. O terminal integrará três diferentes modais de transporte em São Cristóvão, área ligada ao Porto Maravilha. Serão mais de 130 mil passageiros por dia entre o BRT Transbrasil; as linhas 1 e 2 do VLT do Centro; e 22 linhas de ônibus municipais, fazendo do TIG o primeiro terminal integrador do tipo na cidade.

– É muito importante a iniciativa de virmos acompanhar as ações que estão sendo executadas. Esse projeto em especial me interessou bastante, porque eu sou arquiteta e urbanista e acredito que vai ser realmente um diferencial para a cidade ter um terminal intermodal – disse a conselheira da Cidade Adriana Sansão, que esteve na visita.

A realização do encontro, coordenado pelo Escritório de Planejamento/SUBPAR da Secretaria de Fazenda e Planejamento, faz parte de uma das ações do Conselho da Cidade, que reúne grupos de conselheiros para maior proximidade entre cidadãos e a Prefeitura no monitoramento das ações do Plano Estratégico 2021- 2024.

– Nós temos aproximadamente 300 conselheiros e conselheiras que contribuem muito nos projetos municipais com suas experiências e expectativas. Eles participaram ativamente na construção e revisão do nosso Plano Estratégico, e agora é importante que eles acompanhem as ações e seus resultados – afirma Jean Caris, subsecretário de Acompanhamento e Resultados da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Prefeitura do Rio dá início às obras de ligação da Estrada do Tingui com a Avenida Brasil, na Zona Oeste

27 de setembro de 2023

Iniciativas em inovação da Prefeitura do Rio entram na biblioteca de estudos de caso da OCDE

27 de setembro de 2023

Prato Feito Carioca chega à Maré e a Realengo: novas cozinhas comunitárias vão servir 560 refeições diariamente

27 de setembro de 2023

Programa Pacto Pela Juventude forma 235 jovens de comunidades

27 de setembro de 2023

Programa Cadeira Cativa oferece ingressos para espetáculos consagrados a profissionais da educação e pessoas de baixa renda

27 de setembro de 2023

< Voltar