Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo Secom
A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade informa que a SC-370, entre Rio Rufino e Urubici, na Serra catarinense, desde a sua concepção, é uma via em leito estrutural e é importante salientar que a empresa responsável pela obra se comprometeu, junto ao secretário Jerry Comper, a retomar os trabalhos a partir de 1° de fevereiro de 2024.
A SIE explica que o prazo ocorre porque, no apagar as luzes do governo passado, em 2022, essa obra teve sua autorização concedida sem previsão orçamentária, sem as licenças necessárias e sem as revisões orçamentárias. Essas etapas são imprescindíveis numa obra dessa magnitude. “Com as desapropriações, o valor chega a ser investido ali é de quase R$ 200 milhões”, afirma o secretário.
“O governo Jorginho Mello, através da SIE, com muitas responsabilidades, visto que esse não é um caso isolado, são inúmeros em Santa Catarina”, explica Jerry Comper. Por isso a SIE decidiu organizar as obras, correr atrás dos licenciamentos e agora, de forma singular, ainda recebeu a determinação da supervisora da obra, figura que é obrigada por lei a existir, de que é necessário disponibilizar um arqueólogo na execução da rodovia.
O governo do estado, de forma responsável, tem seguido com as obras em Santa Catarina obedecendo um cronograma financeiro que possa ser honrado. A obra citada vai seguir seu fluxo a partir do momento em que as licenças estiveram em dia, questões que estão sendo trabalhadas pelas equipes técnicas da SIE.