A assinatura do Protocolo de Intenções da Transição Energética em Santa Catarina marcou o almoço de fim de ano do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (SIECESC).
Contando com a participação de deputados estaduais e federais do Sul do Estado e diretores das empresas que formam a cadeia produtiva do carvão mineral, o evento teve como objetivo o agradecimento pelo empenho em prol da indústria ao longo do ano, encerrando com o primeiro passo para a Transição Energética Justa.
“Para o setor carbonífero foi extremamente importante a criação da lei em 2022 e agora a execução, porque esse termo significa o pontapé inicial. Um plano de trabalho que é extremamente estratégico”, afirmou a presidente do SIECESC, Astrid Barato.
O Protocolo de Intenções é uma parceria do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde com a Satc.
A partir de agora ambas as partes começam a traçar um plano de trabalho, construir os objetivos e como será a contratação para a construção do plano de transição energética justa de Santa Catarina.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Ricardo Guidi, comenta sobre o diálogo entre os setores para a construção do plano e fazer uma transformação justa:
SONORA
A transição energética abrange uma mudança na cadeia produtiva do carvão e envolve aproximadamente 21 mil empregos diretos e indiretos.
O secretário adjunto de Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta, ressalta que a criação do modelo de negócios vai garantir a economia do sul, manutenção dos empregos e sustentabilidade:
SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/