Com mais da metade das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário concluídas, a Casan investe em ganhos ambientais e de saúde pública para Balneário Piçarras. Certificada com o selo Bandeira Azul, uma marca para praias que valorizam a conservação do ambiente, a cidade está recebendo mais de R$ 11 milhões para levar os serviços de coleta e tratamento de esgotos a novas áreas.
“Investir em saneamento básico, particularmente no tratamento de esgoto, é uma prerrogativa crucial para o desenvolvimento urbano sustentável. Os benefícios derivados desse investimento são diversos, com impactos em áreas como saúde pública, qualidade ambiental e atração turística”, destaca o engenheiro sanitarista e ambiental Éverson Antunes, que atua no Projeto Socioambiental da Casan em Piçarras.
Antunes explica que os impactos positivos dos atuais investimentos – que colocarão a cidade com 37,7% de seu esgoto coletado e tratado – serão sentidos a médio e longo prazo.
“Os impactos na saúde pública começam a ser observados em um horizonte temporal médio a longo prazo, com a redução de doenças veiculadas pela água e a melhoria nas condições sanitárias. A correlação direta entre saneamento básico e expectativa de vida, bem como a diminuição dos encargos econômicos associados à saúde, são evidências desses benefícios”, complementa o engenheiro.
A ampliação do esgotamento sanitário em Balneário Piçarras atende o eixo viário das ruas 1.550 e 2.450 – Centro, sentido bairro Itacolomi. A região vem ganhando grande adensamento populacional com avanço da construção civil. Além de favorecer a economia do município, a ampliação da infraestrutura de esgoto vai colaborar com a qualidade ambiental e a balneabilidade da praia.
“Para cidades costeiras, onde a atração turística está intrinsecamente ligada às praias, a implementação eficaz do tratamento de esgoto é imperativa. Além de preservar ecossistemas marinhos, a adequada balneabilidade assegura a qualidade da água para atividades recreativas, fundamentais para o turismo sustentável e o crescimento econômico local”, ressalta.
LIGAÇÕES DEVEM AGUARDAR
A CASAN reforça aos moradores da região que as ligações à rede pública de coleta ainda não estão autorizadas. A orientação é aguardar comunicação da Companhia, que será enviada nas faturas. Conexões sem autorização podem gerar retorno do esgoto no imóvel ou extravasamentos nas ruas da cidade, pois o trecho ainda não está em operação.
INFORMAÇÕES ON-LINE
Para receber semanalmente as informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra de ampliação do sistema de esgoto no município de Balneário Piçarras, os usuários e residentes poderão cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos ao final de toda semana. Para a adesão basta clicar neste link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9