Uma unidade de ensino do município de Porto União foi palco de um simulado da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) para prevenir ocorrências de terrorismo doméstico com múltiplas vítimas. O treinamento foi realizado na manhã desta quarta, 20, no Núcleo de Educação João Fernando Sobral e teve o objetivo de avaliar as medidas de segurança previstas no Plano de Contingência de Segurança Escolar.
A capacitação foi realizada pela 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), por meio das ações permanentes do programa institucional da Rede de Segurança Escolar. Além do treinamento do policial militar, a técnica consiste em treinar os professores e funcionários para se defenderem de possíveis ações criminosas.
O simulado orientado contou com a participação ativa de todas as partes envolvidas, desde diretores de outras unidades de ensino do município, que foram convidados, até autoridades locais e serviços de emergência. Todas as etapas do simulado foram criteriosamente planejadas, desde a simulação do incidente até a evacuação segura dos alunos e a resposta rápida das equipes de segurança e resgate, garantindo a eficácia do treinamento e a segurança de todos os participantes.
O major Paulo Ricardo Galle, comandante da 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar, diz que a sinergia entre comunidade escolar, forças de segurança pública e demais recursos são essenciais para fortalecer a proteção das escolas e prevenir ataques com múltiplas vítimas.
A realização desse simulado reforça o compromisso da Polícia Militar, por meio da Rede de Segurança Escolar, em garantir a segurança e o bem-estar de seus alunos, professores e funcionários. Com a participação ativa de todos os envolvidos, é possível construir um ambiente escolar mais seguro e preparado para enfrentar qualquer evento indesejado.
Repórter: Marcos Cassettari