NOTÍCIAS

Presidente do TJ-SP visita São José e conhece o CSI

Paula Paz


Secretaria de Proteção ao Cidadão

Nesta quinta-feira (18), São José dos Campos teve o privilégio de receber a visita do desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Acompanhando a visita estavam José Loureiro Sobrinho, diretor do Fórum de São José dos Campos, Carlos Gutemberg de Santis Cunha, juiz diretor da 9º Região RAJ e representantes da Prefeitura.

O desembargador se reuniu com cerca de 70 magistrados da 9ª RAJ – São José dos Campos. O encontro faz parte de uma programação de visita às dez Regiões Administrativas Judiciárias, que tem por finalidade ouvir as questões atinentes às comarcas da região e falar das questões macros, que impactam todo o judiciário estadual.

Garcia também esteve no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), instituição de destaque do Poder Judiciário, dedicada ao atendimento público para a resolução colaborativa de conflitos e para fornecer orientações sobre questões de cidadania. Na oportunidade, Garcia conheceu o projeto de revitalização e ampliação da área onde fica o Procon, bem como do novo projeto que o conectará com o CEJUSC.

Visita ao CSI

A comitiva do desembargador visitou o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), reconhecido nacionalmente como um centro de excelência em segurança pública.

Desde sua inauguração em abril de 2021, o CSI tem se destacado pela implementação e investimento de novas câmeras inteligentes e tecnologia de reconhecimento facial em toda a cidade. Seu principal objetivo é garantir uma maior segurança e qualidade de vida para os cidadãos. Entre dezembro de 2023 e abril de 2024, o CSI contribuiu para a recuperação de 560 veículos, a realização de 1088 detenções e a captura de 229 indivíduos procurados. 

“Vim a São José para conversar com todos os magistrados da 9ª Região Administrativa Judiciária. Tivemos uma reunião com quase 70 magistrados de todas as comarcas dessa região, tive o prazer de conhecer o CSI, onde a modernidade fica à mostra para toda a população e a segurança para todos os joseenses. O CSI demonstra que a integração entre as forças de segurança é plenamente possível e, só assim, o poder público vai poder garantir mais segurança ao cidadão brasileiro” disse Fernando Antônio Torres Garcia.

O Centro de Segurança e Inteligência já recebeu mais de 250 comitivas, entre elas da Secretaria Nacional de Segurança, além de visitas internacionais. 

Tecnologia do CSI

  • 1.200 câmeras inteligentes
  • Reconhecimento facial
  • Rastreamento de pessoas, objetos e veículos
  • Detecção de movimento
  • Tempo de Permanência
  • Implantação de pontos remotos de acesso nas sedes de todas as forças de segurança que atuam no município Interligação de sistemas

São José Unida

Criado pela Prefeitura em 2017 e instituído pela lei 10.311/21, o programa São José Unida integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP, numa força-tarefa para prevenir e reduzir os índices de criminalidade. Todas as forças de segurança integram o CSI. 

Cidade Segura

São José dos Campos é uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo (com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes), esses dados demonstram a efetividade das medidas implementadas pela cidade para combater a criminalidade e garantir a segurança de seus cidadãos. 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão