Hospital Infantil de Joinville inicia nova fase do Projeto Lean no foco no Centro Cirúrgico

https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2024/09/SECOM-Sonora-gerente-de-Enfermagem-do-HJAF.mp3

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, unidade do Governo do Estado, foi selecionado para participar da segunda fase do Projeto Lean.

Nesta etapa, o foco será o aprimoramento dos fluxos de trabalho do Centro Cirúrgico, buscando reduzir o tempo médio de permanência e assegurar altas hospitalares oportunas.

Nos dias 23 e 24 de setembro, o Hospital recebeu Gutemberg Lavoisier, consultor médico, e Luciana Gimenez Barboza Sanches, enfermeira especialista em processos do Hospital Sírio- Libanês para coleta dos indicadores do Diagnóstico de Demanda e Capacidade Inicial.

A iniciativa é do Ministério da Saúde, desenvolvido em parceria com hospitais de referência do PROADI-SUS e com o apoio do CONASS e CONASEMS, voltada para otimização de processos hospitalares.

Durante os próximos seis meses, consultores do projeto acompanharão a equipe do hospital, identificando oportunidades de aperfeiçoamento e desenvolvendo planos de ação específicos.

Após a fase de implantação, o hospital contará com um período adicional de seis meses para monitoramento dos resultados e ajustes necessários.

O Centro Cirúrgico do Hospital Infantil realiza mensalmente cerca de 500 procedimentos de média e alta complexidade, tanto eletivos quanto de urgência. A instituição é referência em cirurgias cardíacas e neurocirurgias, entre outras especialidades, com credenciamento pelo Ministério da Saúde.

A gerente de Enfermagem do HJAF, Vanessa Goulart Serafim, explicou às etapas do projeto e os seus resultados:

SONORA

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria pertence a rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) e é gerenciado pelo Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, sob a gestão das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

O Hospital atende mensalmente cerca de 14 mil crianças e adolescentes de todo o estado e é uma referência para assistência especializada na área da pediatria, como a cirurgia cardíaca e saúde mental.