9 de outubro de 2024
16:22
Por: Luís Gustavo Adabro
Fotos: Carlos Sales
Com investimento de R$ 2 bilhões e geração de mais de 5 mil empregos, iniciativa visa engajar o Centro da cidade como ponto turístico do município
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) anunciou, na manhã desta quarta-feira (9), projeto para viabilizar a construção do maior prédio do mundo (residencial e comercial), na região central da cidade. A proposta visa engajar o Centro como um ponto turístico do município.
O futuro arranha-céu teria mais de 170 andares, o que representa cerca de um quilômetro de altura. Com isso, Sorocaba seria beneficiada com 5 mil novas vagas de trabalhos, diretas e indiretas, gerando um investimento de R$ 2 bilhões por parte da iniciativa privada e com o apoio do Poder Público.
Durante reunião realizada no sexto andar do Paço Municipal, o prefeito Rodrigo Manga ressaltou a importância de buscar meios para valorizar o Centro de Sorocaba. ”Essa região da cidade é rica em história e deve ser valorizada cada vez mais. Sabendo do potencial local, buscaremos investimentos e incentivos fiscais para atrair empreendimentos e melhorar a qualidade de vida da população. É Sorocaba entrando para a história do Brasil e do mundo”, disse.
Atualmente, a região denominada central da cidade abrange o perímetro formado pelas avenidas Dom Aguirre, Dr. Afonso Vergueiro, Dr. Eugênio Salerno, Moreira César e Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira.
“Após as análises de responsáveis técnicos da Seplan, em conjunto com a empresa parceira na revisão do Plano Diretor Territorial da cidade, comprovamos que essa região está preparada para receber um prédio desse porte. Nas próximas semanas, apresentaremos esse projeto ao Poder Legislativo Municipal, para as devidas aprovações”, disse o secretário da Seplan, Glauco Fogaça.
Além do Prefeito Rodrigo Manga e do secretário da Seplan, também participaram da reunião os secretários de Comunicação (Secom), Lucas Pedrozo; Jurídico (SEJ), Douglas Moraes; e os chefes de Gabinetes Adilson Tagliaferro Junior e Daniel Police. Representando a empresa parceira na revisão do Pano Diretor Territorial, a Estudiok, estiveram presentes os engenheiros Marco Antônio Bengla Mestre e Tesuo Kamada.