Secretaria de Saúde avança na implantação de núcleo estratégico de segurança do paciente

A SES (Secretaria de Estado da Saúde) dá um importante passo rumo à melhoria da qualidade e segurança da assistência à saúde com a implantação do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (Negesp). Fruto de um projeto do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Negesp tem como objetivo integrar e estruturar uma área eficiente para a inserção da segurança do paciente como estratégia política e econômica, promovendo ações que garantam uma assistência à saúde mais segura e de qualidade para a população.

A implantação do Negesp em Mato Grosso do Sul está sendo debatida em um circuito de oficinas realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro na ESP (Escola de Saúde Pública) com a participação da assessoria ao Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP) do Conass.

A gerente de Segurança do Paciente do paciente, da Superintendência de Atenção Primária à Saúde da SES, Daianny Garcia, destaca a importância do Negesp para trabalhar e articular com todas as áreas de saúde da Secretaria no intuito de realizar ações coletivas. “Hoje a Segurança do paciente está dentro da Atenção Primária, mas a nossa intenção é que as ações de segurança do paciente sejam feitas em todas as coordenações de saúde por se tratar de um tema transversal. Nossa proposta é ampliar o escopo das ações de segurança do paciente para todas as áreas da saúde, incluindo ambulatorial, hospitalar e gestão. Ao adotar essa abordagem abrangente, podemos identificar e mitigar riscos em todos os pontos de contato com o paciente, desde a prevenção de erros até a gestão de eventos adversos”, afirma.

É importante ressaltar que os eventos adversos não apenas comprometem a saúde dos pacientes, mas também geram um impacto significativo nos custos da saúde. Ao investir em segurança do paciente recursos públicos são otimizados, garantindo uma assistência mais eficiente.

O Negesp atuará como um eixo central para a implementação de políticas e estratégias de segurança do paciente em todo o Estado. A criação do núcleo representa um avanço significativo na busca por reduzir eventos adversos e fortalecer a cultura de segurança nas unidades de saúde.

Crhistinne Maymone, secretária-adjunta de Saúde

“Esse núcleo nos permitirá tomar decisões mais precisas, oportunas e assertivas, impactando diretamente nos resultados que entregamos à sociedade. Nosso objetivo é transformar a forma como prestamos nossos serviços, garantindo uma assistência de qualidade e segurança para todos os nossos pacientes”, ressalta Crhistinne Maymone, secretária-adjunta de Saúde.

De acordo com a assessora técnica do Conass e coordenadora do Projeto nos estados, Carla Ulhoa, a formulação de políticas e estratégias de qualidade no cuidado e segurança do paciente, será feita por meio da construção de consensos técnicos e integração das equipes das Secretarias Estaduais de Saúde.

Carla Ulhoa, assessora técnica do Conass e coordenadora do Projeto nos estados.

“A gente traz esse olhar da assistência para as tomadas de decisões do gestor. Ele precisa saber quais são os erros que podem acontecer dentro do centro cirúrgico. Na UBS como é que o paciente foi cadastrado pela agente comunitário. Se a vacina é a indicada e se está sendo aplicada da forma correta. Então tudo isso é segurança do paciente e para que a gestão possa tomar essas decisões, nós precisamos desse núcleo para poder debater e integrar com todos os departamentos da Secretaria, assegurando a qualidade e segurança do paciente”, afirma Carla Ulhoa, assessora técnica do Conass e coordenadora do Projeto nos estados.

O que o Negesp vai implantar?

Integração: O núcleo promoverá a integração entre os diversos departamentos da SES, fomentando a colaboração e o compartilhamento de informações para a tomada de decisões mais eficazes.

Qualidade: O Negesp contribuirá para a melhoria contínua da qualidade da assistência à saúde, através da implementação de protocolos e indicadores de segurança.

Segurança: O núcleo terá um papel fundamental na prevenção de eventos adversos, como erros de medicação, infecções hospitalares e quedas, garantindo um atendimento mais seguro para os pacientes.

Cultura de segurança: O Negesp promoverá a disseminação de uma cultura de segurança em toda a rede de saúde, incentivando a participação de todos os profissionais na identificação e resolução de problemas.

A implantação do Negesp é um marco importante para a saúde de Mato Grosso do Sul e demonstra o compromisso do Governo do Estado em oferecer uma saúde de qualidade e segura para toda a população.

Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis