Especialização em Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho e Democracia deve ofertar cem vagas a partir do 2º semestre de 2025
O IFSP e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) ofertarão, a partir do 2º semestre de 2025, o curso de pós-graduação (Especialização) em Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho e Democracia. O reitor do IFSP, Silmário Santos, e o presidente da Fundacentro, José Cloves da Silva, estiveram reunidos nesta quinta-feira (19), e assinaram um aditivo ao acordo, que formaliza as responsabilidades para a oferta da pós-graduação.
“A gente está saindo daqui com a expectativa de trabalhar depois com o mestrado, trabalharmos numa parceria para que a gente consiga fazer trocas de informações, troca de conhecimento, troca de profissionais, usar os laboratórios daqui, os laboratórios da Fundacentro, para podermos reavivar e resgatar de fato um debate importantíssimo para o povo, para o trabalhador brasileiro, que é saúde e segurança no trabalho”, contou José Cloves .
O curso, na modalidade a distância, será sediado pelo Campus Pirituba, e deve ter aulas presenciais uma vez ao mês. A previsão é que sejam ofertadas cem vagas para a primeira turma, a partir do 2º semestre de 2025. Antes da oferta, o Projeto Pedagógico do curso deve ser aprovado nas instâncias deliberativas do IFSP.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP, Adalton Ozaki, o acordo é a continuidade de um trabalho que começou já no início do ano, quando as duas instituições realizaram, em parceria, o V Seminário Mundo do Trabalho. Segundo ele, trata-se de uma grande oportunidade para o Instituto, que certamente vai estreitar os laços com a Fundacentro.
José Cloves da Silva, presidente da Fundacentro, afirmou que se trata de uma iniciativa importante para as instituições e para a população em geral, pois se trata de trazer o debate da saúde e da segurança dos trabalhadores e trabalhadoras para a sala de aula, numa pós-graduação. Segundo ele, a oferta do curso é o início de uma parceria que tende a gerar muitos frutos.
A previsão é que o curso tenha uma carga horária de 540 horas, com duração mínima de 12 meses e máxima de 18.