Secretaria da Mulher, com apoio do Fundo Social e de outras secretarias, realiza mais um “Aulão Solidário” nesta quinta-feira (27)



27 de março de 2025

16:11

Por: Isabely Sette (supervisão de estágio: Rose Campos)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher (Semul) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e com a participação das Secretarias da Cidadania (Secid), de Saúde (SES), de Esporte e Qualidade de Vida (Sequavi) e da Cultura (Secult), contando com a coordenação de Luciene Tavares, da Ouvidoria, realizou na manhã desta quinta-feira (27), o “Aulão Solidário”, com aula gratuita de forró e ginástica funcional. Também foram arrecadados os alimentos levados para contribuir com a campanha “A Fome não é Fake!”, do Fundo Social.

Desta vez a ação, que já foi realizada outras vezes, aconteceu no estacionamento ao lado da Semul, na Avenida Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista. Participaram frequentadores do Clube do Idoso e dos grupos de caminhada de várias UBSs do município.

Antes da atividade, o público foi recebido com um café da manhã e pôde participar de aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Também foram distribuídas garrafinhas de água para os participantes se hidratarem durante a atividade física. A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) também esteve presente e distribuiu mudas de plantas e árvores aos interessados e forneceu informações sobre o cultivo das mudas fornecidas.

Estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato, e a secretária da Mulher, Rosângela Perecini. “Mesmo com uma agenda repleta de compromissos, consegui encontrar um tempinho para estar aqui e participar dessa atividade tão saudável com tantas mulheres. E isso é importante para todas nós, que cada encontre no seu dia a dia um espaço para cuidar de si própria”, sugere a primeira-dama Sirlange. A secretária da Mulher também comemorou o fato de tantas pessoas aderirem à iniciativa. “A cada edição verificamos o entusiasmo dos participantes e a energia que essas aulas proporcionam para todos. É um momento de lembrar da importância de dar atenção à saúde, com alimentação saudável, muita hidratação e atividade física na medida para cada um”, completou a Rosângela.

As atividades foram conduzidas pela coordenadora da Mulher da Secid, Christina Palau, e contaram com o entusiasmo de todos os participantes. “O Aulão e o Forrozinho começaram de uma necessidade de levar a dança para as pessoas nas comunidades. Então ele começou nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), depois ele foi para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e agora nós estamos aqui com esse Aulão itinerante com a primeira-dama. Hoje tivemos, como sempre, um grande grupo de pessoas, foi fenomenal! Ao fim da atividade, recebemos muitos elogios das participantes e a solicitação para que os aulões continuem”, relata a coordenadora.

BOLETIM – Atividade econômica de Santa Catarina cresce 7,1% em janeiro, maior alta do país

https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/03/SECOM-Crescimento-Atividade-Economica.mp3

A atividade econômica de Santa Catarina registrou um crescimento de 7,1% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O estado teve o maior crescimento do país, quase o dobro da média nacional de 3,6%.

Os dados são do Banco Central e uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Os setores de indústria, comércio e serviços de Santa Catarina cresceram acima da média nacional em janeiro.

Conforme dados do IBGE, a indústria teve alta de 8,6%, os serviços, 3,4% e o comércio cresceu 8,3%.

De acordo com o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, a economia do estado está muito aquecida, com bom resultado em todos os setores e a atividade econômica foi puxada também pela boa temporada de verão, quando milhares de turistas passaram por Santa Catarina, gerando mais consumo e renda.

O levantamento do Banco Central avalia a atividade econômica de 13 das 27 unidades da federação.

Nesta lista, Santa Catarina (7,1%) ocupa a liderança, seguido pelo Rio Grande do Sul, com alta de 5,3%.

Na sequência aparecem Pará (4%), Bahia (3,6%), Goiás (3,4%) e São Paulo (3,4%).

Repórter: Marcos Lampert

Equipes de fiscalização intervém em residência de acumuladores

Paula Paz


Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos está atenta aos casos de acumulação compulsiva que possam representar riscos à saúde dos vizinhos e demais moradores. Após analisar os relatos recebidos pelo serviço 156, as equipes de fiscalização visitam os locais reportados e, se necessário, emitem notificações e aplicam multas.

Em situações mais graves, podem ser iniciadas ações judiciais buscando autorização para a limpeza do imóvel. Foi o que aconteceu na terça-feira (25), quando os agentes municipais iniciaram a retirada de material acumulado em uma residência no Jardim São Judas Tadeu, na região sudeste.

Essa foi a primeira intervenção do ano, com o recolhimento de 6,9 toneladas de objetos inservíveis. A ação teve o apoio da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Urbam. Não houve necessidade de interditar o local.

Ligue 156

Em 2023, foram realizadas quatro intervenções em imóveis de acumuladores. Essas ações são feitas de forma integrada para garantir suporte aos moradores e restabelecer condições adequadas de higiene e segurança nos imóveis.

O acúmulo de inservíveis pode se tornar um foco de dengue e servir de abrigo para animais peçonhentos, colocando em risco a saúde da população. Para casos como esse, os cidadãos podem registrar reclamação pelo serviço 156. A participação de todos é essencial para manter a cidade segura e bem cuidada.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Secretaria de Turismo de João Pessoa participa de eventos em Maceió e Curitiba

A cidade de João Pessoa vive uma nova realidade no turismo com o projeto do Polo Turístico do Cabo Branco, cada vez mais consolidado e despertando ainda mais interesse dos visitantes. A Capital paraibana já desperta atenção do segmento de resorts, subindo a expectativa de aumento do fluxo de turistas, também, internacional.

No sentido de ampliar a promoção do potencial turístico da cidade, a Secretaria de Turismo (Setur) participa, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), de duas feiras – uma no Nordeste e a outra no Sul do País.

Em Maceió, a participação é no Workshop Masterop Travel. Já em Curitiba, é no Expo Paraná, promovido pela Abav Paraná. Os dois eventos devem reunir mais de 6,4 mil agentes de viagens e 300 marcas entre companhias aéreas, agências viagens, operadoras e redes hoteleiras e, principalmente, destinos.

O secretário de Turismo da Capital paraibana, Vitor Hugo, afirmou que João Pessoa tem ganhado destaque no cenário nacional e internacional como um destino que entrega acessibilidade, segurança, mobilidade e, agora, uma nova etapa da rede hoteleira com oferta de mais de 14 mil leitos, dobrando a capacidade de atender ainda mais turistas. “A cidade está muito bem preparada pela Prefeitura para atender com excelência.”

Com aumento do número de turistas na cidade, a Prefeitura tem desenvolvido ações que vão refletir diretamente na melhoria da infraestrutura, seja na mobilidade ou acessibilidade. “Quem vier para cá pela primeira vez vai se surpreender e quem já veio vai voltar ainda mais entusiasmado com o que está acontecendo na cidade”, enfatizou o secretário.

Agência Minas Gerais | Governo de Minas esclarece dúvidas de população sobre o Novo Acordo de Mariana

Com o objetivo de informar e explicar sobre o Novo Acordo de Mariana, homologado no final de 2024, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), está integrando a Caravana Interministerial do Rio Doce. A participação visa esclarecer dúvidas da população em relação aos projetos de reparação que serão executados pelo Estado de Minas Gerais.

O Comitê Pró-Rio Doce, da Seplag-MG, esteve nas cidades de Mariana e Governador Valadares, nos dias 24 e 27/3 respectivamente. A caravana é realizada pelo Ministério da Secretaria-Geral da Presidência da República e está percorrendo 18 municípios em Minas e no Espírito Santo.

Segundo a coordenadora-adjunta do Comitê Pró-Rio Doce, Thais Vilas Boas, a repactuação do acordo era uma prioridade da atual gestão do Governo de Minas, que atuou muito em defesa de um termo que garantisse, efetivamente, justiça aos atingidos e celeridade à reparação.

“Estamos esclarecendo para a população qual a participação do Estado de Minas Gerais na execução do Novo Acordo de Mariana. O governo mineiro é um dos compromitentes da decisão judicial e é responsável por centralizar a coordenação e a execução das ações no nível estadual, além de agilizar o processo de reparação e recuperação da região atingida. Vamos assegurar que a compensação seja, em todos os aspectos, compatível com os prejuízos causados pelo rompimento”, afirma Thais.

Novo Acordo de Mariana

A atual gestão do Governo de Minas trabalha desde 2019 para agilizar a reparação aos atingidos e promover a recuperação socioeconômica e ambiental da região, incluindo áreas essenciais como educação, infraestrutura, saneamento básico, saúde e a Bacia do Rio Doce.

O desastre causou a morte de 19 pessoas, além de danos econômicos e ambientais de grandes proporções. Os municípios atingidos ainda hoje sofrem as consequências do rompimento.

O Novo Acordo de Mariana foi assinado em outubro de 2024 pela União, estados de Minas Gerais, do Espírito Santo, Defensorias Públicas e Ministérios Públicos dos dois estados, Defensoria Pública e Ministério Público da União, e pelas empresas responsáveis pela tragédia, Samarco Mineração S.A., Vale S.A. e BHP Billiton Brasil Ltda.

No total, são R$ 132 bilhões em novos recursos, somando-se R$ 100 bilhões a serem realizados pelo Poder Público e R$ 32 bilhões de investimentos estimados a serem realizados pelas mineradoras. Desses, mais de R$ 81 bilhões serão utilizados em Minas Gerais.

 

Secretaria de Educação realiza 2° Mutirão de Pintura Escolar – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

Promover ambientes mais acolhedores e adequados são algumas das metas da nova gestão municipal.

No próximo sábado, (29), às 7h, a Secretaria de Educação de Guaratinguetá realiza o 2º Mutirão de Pintura, desta vez, na EMEF Profª. Alcina Soares Novaes, localizada no bairro Cohab Bandeirantes.

A ação voluntária convida pais e população local para participar e contribuir com a revitalização do espaço escolar.

É a união entre a escola e comunidade cuidando de um bem comum.

Sua presença fará toda a diferença. Venha participar! 🏫🎒📒

#prefeituradeguaratingueta #revitalicaoescolas #mutiraodepintura

Procon de MS discute em encontro nacional aprimoramento dos sistemas de defesa do consumir – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Equipe do Procon Mato Grosso do Sul participa, de 26 a 28 de março, da 35ª reunião do SNDC (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor) em Vitória, no Estado do Espírito Santo.

Conforme a programação serão abordados temas como o aprimoramento das plataformas ProConsumidor e Consumidor.gov.br, prevenção e combate ao superendividamento, energia, segurança de produtos, rotulagem e propaganda enganosa. Versões do Código de Defesa do Consumidor Acessível também serão disponibilizadas.

Para o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Angelo Motti, a participação no evento possibilita estreitar os laços institucionais, compartilhar experiências e conhecer as ações realizadas na defesa das consumidoras e dos consumidores em outros estados.

Integram a equipe da instituição, vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), a procuradora do Estado e chefe da Coordenadoria Jurídica da PGE/MS no Procon, Carla Cardoso Nunes da Cunha, e a chefe de atendimento Viviane Vilani.

Também entre os palestrantes está a coordenadora de atendimento do Procon Mato Grosso do Sul e presidente do Concen (Conselho de Consumidores da Áreas de Concessão da Energisa MS), Rosimeire Cecília da Costa.

Superendividamento

Na abertura do evento, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, exaltou a atuação dos Procons na construção da cidadania brasileira e elencou como desafio para integrantes do SNDC o aumento do superendividamento associado as apostas esportivas eletrônicas, as ‘bets’.

“O vício em jogo é tão letal quanto o vício em drogas e álcool”, comparou Damous. “Vamos realizar um encontro histórico e daqui sairão encaminhamentos para o enfrentamento dessa pauta problemática”.

A 35ª reunião do SNDC é promovida pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), em parceria com o Procon-ES (Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor). O evento conta com transmissão ao vivo em canal no YouTube.

Kleber Clajus, Comunicação Procon-MS
Fotos: Divulgação/Procon/MS

Sorocaba recebe Prêmio Excelência Educacional do governo estadual e é destaque com outros dois reconhecimentos em nível nacional



27 de março de 2025

18:06

Por: Rose Campos

O Governo do Estado de São Paulo premiou, nesta terça-feira (25), no Memorial da América Latina, em São Paulo, 470 municípios que se destacaram na alfabetização de crianças. Sorocaba esteve entre os ganhadores do Prêmio Excelência Educacional, que faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP e reconhece os esforços das redes municipais no alcance e, em muitos casos, na superação das metas estabelecidas na avaliação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2024.

Foram premiados municípios com escolas vencedoras no Prêmio Excelência Educacional, que reconheceu 1.171 escolas municipais de 442 cidades. Sorocaba figurou entre esses municípios que se destacaram, prestigiando as metas alcançadas por 28 escolas da nossa rede municipal de ensino.

As escolas premiadas foram: E.M. “Dr. Achilles de Almeida”; E.M. “Prof. Amin Cassar”; E.M. “Prof.ª Ana Cecília F. P. Pontes”; E.M. “Ary de Oliveira Seabra”; E.M. “Prof. Benedicto Cleto”; E.M. “Prof.ª Darlene Devasto”; E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”; E.M. “Prof. Edemir Antônio Digiampietri”; E.M. “Edward Frufru da Silva”; E.M. “Ernesto Martins”; E.M. “Prof. Dirceu Ferreira da Silva”; E.M. “Prof. José Osório de C. M. e Almeida”; E.M. “Jaci Dourado Matielli”; E.M. “Ronaldo Campos de Arruda”; E.M. “Prof.ª Genny Kalil Milego”; E.M. “Dr. Getúlio Vargas”; E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”; E.M. “Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti”; E.M. “João Francisco Rosa”; E.M. “Prof.ª Josefina Zília de Carvalho”; E.M. “Leda Therezinha B. Rodrigues”; E.M. “Leonor Pinto Thomaz”; E.M. “Prof.ª Maria de Lourdes A. de Moraes”; E.M. “Prof.ª Maria de Lourdes M. Martinez”; E.M. “Prof.ª Maria Ignez F. Deluno”; E.M. “Prof.ª Norma Justa Dallara”; E.M. “Dr. Oswaldo Duarte”; E.M. “Rosa Cury”.

A premiação tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e o fato de integrar o regime de ensino em tempo parcial ou integral. O valor do Prêmio Excelência Educacional é de R$ 100 por estudante matriculado na unidade escolar premiada, recursos que serão revertidos exclusivamente a ações de melhoria das condições escolares e dos resultados de aprendizagem.

O evento reuniu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas; o secretário de Estado da Educação, Renato Feder; o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), entre outras autoridades e representantes dos municípios premiados.

Selo Ouro pelo MEC

Sorocaba também foi agraciada com o Selo Ouro, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento a esforços e iniciativas exitosos das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. A iniciativa foi lançada por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024.

Em sua primeira edição, foram premiados 2.592 municípios e 13 estados com o Selo Ouro, a mais alta avaliação da insígnia. Entre os que receberam a distinção está Sorocaba. Também foram concedidos o Selo Prata, a nove estados e 1.062 municípios, e o Selo Bronze, a três estados e 533 municípios.

A iniciativa do Ministério da Educação visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. Participam as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Alimentação Escolar também é premiada

Sorocaba também foi premiada nacionalmente, neste mês de março, durante a 6ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. O reconhecimento, neste caso, veio em decorrência das atividades desenvolvidas pela Divisão de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação (Sedu), que foram reconhecidas, no último dia 17, no evento realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A iniciativa selecionou 20 municípios, dentre os 1.712 participantes que promoveram a alimentação saudável, por meio de ações realizadas no ano letivo de 2024, nas escolas públicas da educação básica atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para os profissionais da área que atuam no município, a premiação simboliza um marco na história da alimentação escolar de Sorocaba, enaltecendo o trabalho desenvolvido em parceria com as unidades de ensino. Em decorrência do bom desempenho, o projeto sorocabano fará parte de um livro nutricional elaborado pelo próprio FNDE, ao lado dos outros municípios selecionados.

Os impactos das ações em alimentação escolar já eram perceptíveis no segundo semestre de 2024, quando uma pesquisa de satisfação referente ao atendimento realizada pela Divisão de Alimentação Escolar, da Sedu, apontou 99,27% (ótimo/bom) de aprovação, ante 98,46% (ótimo/bom) registrado no primeiro semestre do mesmo ano.

SONORA – Com investimentos de R$ 8,7 milhões, Estado inicia ampliação da ala Cardiológica do Hospital Hans Dieter Schmidt de Joinville

https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/03/SECOM-Sonora-Diretora-Hospital-Regional-Joinville.mp3

Começou nesta semana a reforma e ampliação da ala cardiológica do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, aguardada há mais de 20 anos.

O investimento de R$ 8,7 milhões do Governo do Estado vai modernizar a estrutura e ampliar a capacidade de atendimento do setor.

O projeto inclui a construção de uma saída de emergência, salas de apoio e outras adequações para otimizar o fluxo de pacientes e profissionais.

Os trabalhos abrangem desde sistemas de fluidos medicinais e climatização até instalações elétricas e revestimentos em uma área de 1.373,5 metros quadrados.

A previsão é de que a intervenção dure cerca de 1 ano e 8 meses.

A diretora do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Aldilete Cardoso Alves Fantuci, explica que a unidade é referência para toda a região Norte e Nordeste do estado e fala da melhora na qualidade do atendimento que a obra vai trazer:

SONORA