Funjope divulga resultado final do edital Paixão de Cristo nos Bairros 2025

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou, nesta segunda-feira (31), o resultado final do edital Paixão de Cristo nos Bairros 2025, que pode ser acessado no Portal da Transparência, no link. O valor deste edital é de R$ 100 mil.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, observa que a Prefeitura, através da Funjope, recuperou, há cerca de três anos, a tradição de João Pessoa de ter uma Paixão de Cristo forte e de grande repercussão artística e de público em um evento que acontece no Adro do Centro Cultural São Francisco, onde é montado o espetáculo central com atores, atrizes e técnicos contratados por meio de edital.

“Também estamos intensificando e estimulando a cena teatral nos bairros de João Pessoa. Por isso, fazemos esse edital específico para realizarmos dez espetáculos de Paixão de Cristo em dez bairros diferentes da cidade. Já selecionamos esses projetos e, a partir de agora, os grupos começam a fazer seus ensaios, suas preparações”, comenta.

Marcus Alves afirma que este é um momento muito especial porque o teatro comunitário é muito forte em João Pessoa e reúne um público diversificado e também grandioso. “Ficamos muito contentes de poder ofertar à cidade esses variados momentos em torno do drama de Jesus, uma história contada há tantos anos, mas que a cada ano ganha uma força nova, um simbolismo novo e isso é muito importante para todos nós da  Prefeitura”.

Projetos – Os projetos selecionados são: ‘Immanu’el – O Encantador de Histórias’, do Grupo Semear; e ‘Olhar de Maria que Conduz a Jesus Cristo’, do Grupo Procultura, de Cruz das Armas, ambos pelas cotas de pessoas negras.

Pelas cotas LGBTQIAPN+, os projetos são: ‘A Paixão de Cristo – ‘Jesus, o Pão da Vida’, da Companhia Catunda; e ‘Paixão de Cristo 2025 – Na Dor Transpassada Nasce a Salvação’, da Cenarium Produções Artísticas. O projeto ‘Paixão de Cristo – Um Musical Inclusivo – 2ª edição’, da Turma Tá Blz, foi o selecionado nas cotas de pessoas com deficiência (PCD).

Outras cinco iniciativas foram contempladas na ampla concorrência: ‘Paixão em Retalhos Itinerantes 2025’, do Coletivo de Teatro Retalhos; ‘Paixão de Cristo 2025: O Emanuel’, do Ponto de Cultura Arca; ‘Paixão de Cristo – Jesus, o nosso viver’, do Grupo Teatral e Cultural Arte Povo, de Mandacaru; ‘Paixão de Cristo, uma história de amor e fé’, da Companhia de Teatro Soluar; e ‘Uma das Histórias Mais Antigas – A Vida do Redentor’, do Coletivo Porta Adentro.

Paixão de Cristo nos bairros – Este edital premia dez propostas de montagem de espetáculos cênicos que serão apresentados nos bairros de João Pessoa durante a Semana Santa. O objetivo é o incentivo da cultura nas comunidades, a promoção da melhoria e manutenção dos espetáculos, o fortalecimento do turismo interno e, consequentemente, a geração de trabalho e renda, impulsionando a economia local.

Paciente do HGNI vence câncer de colo de útero e se torna inspiração durante o Março Lilás

Paciente do HGNI vence câncer de colo de útero e se torna inspiração durante o Março Lilás




“Eu descobri o câncer através de um preventivo que fiz e logo iniciei o tratamento adequado. Hoje estou completamente livre da doença e em controle periódico com minha médica”. O relato de Jessica da Silva Gomes, de 28 anos, que venceu o câncer de colo de útero, reforça a importância dos exames de rotina para detecção precoce da doença. Tratada pelo Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), Jéssica hoje leva uma vida normal e sua história se tornou inspiração para mulheres que enfrentam este problema de saúde.

O Março Lilás, mês da campanha de combate e prevenção ao câncer de colo de útero, serve como um alerta. No Brasil, este é o terceiro tipo de câncer com maior incidência em mulheres. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que, desde 2023, surgem em média 17 mil novos casos da doença.

“Eu fui diagnosticada com câncer em 2022, com 25 anos. Para mim esse período foi leve porque contei com o apoio de toda a família e descobri a doença em estágio inicial. Quando temos esse suporte familiar e da equipe médica, tudo fica mais leve. No meu caso, não foi realizada nenhum tipo de cirurgia devido à fase em que o câncer se encontrava. Eu realizei radioterapia, quimioterapia e, logo depois, fui para a braquiterapia. De todo o processo, a braquiterapia foi o mais desafiador por conta das anestesias, mas tudo saiu bem e me sinto bem melhor. Hoje estou em controle e todos os exames me mostram estar livre da doença.” relatou Jessica emocionada.

Ana Hernani, Coordenadora dos Cuidados Paliativos e responsável pela Oncoginecologia no HGNI, foi quem orientou todo o tratamento de Jessica. Ela explicou como a doença se desenvolve e porque é tão importante que seja detectada em estágios iniciais.

“Na maioria dos casos, a doença está relacionada à infecção pelo vírus HPV, contudo nem todos que o contraem vão desenvolver o câncer. Inicialmente, ele causa apenas lesões precursoras, que, quando não identificadas e tratadas, podem desencadear no câncer de colo uterino. A princípio, ele é assintomático, mas, ao longo do tempo, com a persistência do vírus nas células do colo, sua composição é alterada, levando as lesões precursoras não tratadas a se alteram e se transformarem em tumoração, causando os sintomas.” explicou Ana.

Câncer de colo de útero foi tema de palestra educativa no HGNI

O Hospital Geral de Nova Iguaçu organizou uma palestra com médicos especialistas que falaram sobre a conscientização do câncer de colo de útero. O evento teve como público-alvo os funcionários da instituição, proporcionando um aprendizado aprofundado sobre a importância dessas medidas preventivas.

“Nós temos que falar mais sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de colo uterino, por isso o Março Lilás é fundamental nesse cenário. Precisamos também ressaltar a necessidade de fazer avaliações e exames periódicos com o serviço de ginecologia e enfatizar a necessidade de vacinarmos nossas crianças/adolescentes entre 9 e 14 anos. Câncer de colo uterino é uma doença evitável e será erradicada se seguirmos com tudo que podemos fazer contra esse vírus.” ressaltou Ana Hernani.

A vacina contra HPV, disponível para meninas e meninos de 9 aos 14 anos, é a principal forma de prevenir e reduzir a incidência e a mortalidade pelo câncer de colo de útero no futuro. É necessário tomar a segunda dose após 6 meses. A listagem completa dos postos de vacinação em Nova Iguaçu está disponível através do link: https://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao/rotina/.

 

 

 

 

 

Agência Minas Gerais | Obras no Complexo Penitenciário de Carmo do Paranaíba são finalizadas com melhorias e reforço na segurança prisional  

O Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo, no município de Carmo do Paranaíba, concluiu a segunda parte das intervenções estruturais realizadas para reforçar a segurança prisional e melhorar a estrutura física da edificação. Para a finalização das obras, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), investiu cerca de R$ 900 mil.

O anexo IV Complexo Penitenciário recebeu uma série de reformas: o alambrado foi revitalizado para se adequar aos padrões estabelecidos para penitenciárias; foram instalados refletores de LED e grades de proteção nas janelas da fachada externa do anexo; as guaritas externas receberam melhorias, como a ampliação da visibilidade por meio da instalação de novas janelas.

Também foram instalados novos vasos sanitários e pias, além de novas salas administrativas destinadas à realocação de trabalhadores, salas de parlatório e intendência.

Os espaços da carceragem e de trabalhos internos foram também contemplados com melhorias. Foram instalados vasos sanitários e lavatórios revestidos em concreto, além da impermeabilização dos banheiros e realocação de interruptores e tomadas, que foram instalados nos corredores e retirados do interior das celas.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, esclarece que as intervenções nas unidades prisionais são uma demanda histórica, que estão sendo priorizadas em todas as regiões do estado.

 








 
 
   
   


Primeira fase

A primeira parte das obras realizadas no Complexo Penitenciário de Carmo do Paranaíba foi entregue em julho de 2023. À época, o investimento de mais de R$650 mil proporcionou a realização de diversas obras no pavilhão B da unidade prisional, incluindo a troca da rede de água e esgoto das celas, pintura e manutenção da rede elétrica. 

Marcos Brandão, diretor regional da 10ª Região Integrada de Segurança Pública, reforça a importância das obras executadas que impactam na rotina da unidade.

“A reforma apresenta melhorias significativas nas estruturas, que possibilitam a redução de riscos durante os trabalhos dos policiais penais. Além disso, proporciona tanto um ambiente mais adequado para a prestação de serviço à sociedade e demais órgãos públicos pelos servidores, quanto melhores condições de cumprimento de penas pelos detentos”, destaca.

A entrega em Carmo do Paranaíba representa mais uma das diversas obras promovidas pelo Governo de Minas Gerais em unidades prisionais de todo o estado. Para conhecer outras obras concluídas, acesse o Portifólio de Obras do Sistema Prisional.

  

Gol mantém voos para Bonito (MS) e amplia frequências na alta temporada – Prefeitura Municipal de Bonito

Foto: Lucas Rocha

Pouco mais de um mês após anunciar a suspensão dos voos para Bonito (MS), a Gol Linhas Aéreas voltou atrás e confirmou a continuidade das operações com partidas de São Paulo/Congonhas (CGH). Além disso, a companhia informou que aumentará a frequência semanal dos voos durante a alta temporada de julho.

Em comunicado enviado ao portal Panrotas, a Gol destacou que seguirá operando duas frequências semanais de ida e volta, às terças-feiras e sábados, entre Congonhas e Bonito. No mês de julho, devido ao aumento da demanda turística, a companhia adicionará uma terceira frequência semanal, com voos às terças, quintas e sábados.

Bonito, localizado no estado de Mato Grosso do Sul, é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. A cidade é famosa por suas águas cristalinas, grutas, cachoeiras e rica biodiversidade, atraindo turistas de todo o mundo que buscam experiências de mergulho, flutuação e contato com a natureza.

As passagens já estão disponíveis para compra no site da companhia, no aplicativo e em agências de viagem.

Marlan Pinheiro, Comunicação Prefeitura de Bonito, com informações do Portal Panrotas.

Mato Grosso do Sul conquista o Campeonato Brasileiro de Judô da Região IV – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A delegação de Mato Grosso do Sul brilhou no Campeonato Brasileiro de Judô – Região IV, realizado no Ginásio Gerivaldão, em Ji-Paraná (RO), no último fim de semana. Com a atuação, os judocas sul-mato-grossenses garantiram o título de campeões gerais da competição, conquistando 94 medalhas no total.

O evento reuniu 676 atletas de sete estados – Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins –, consolidando-se como uma das principais disputas regionais da modalidade. A delegação de Mato Grosso do Sul contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

Desempenho de destaque

Os judocas sul-mato-grossenses demonstraram superioridade em diversas categorias, especialmente na sênior, onde conquistaram cinco medalhas de ouro. Entre os campeões, destacaram-se Camila Gebara Nogueira Yamakawa (+78kg), Isac Garcia Ribeiro Bignardi (-73kg), Jose Marco Pereira Leite Demarco (-90kg), Camila Vitória Vieira Mascarenhas Ponce (-78kg) e Andrey da Silva Pissini Kuttert (-60kg).

No total, Mato Grosso do Sul encerrou a competição com 32 medalhas de ouro, 27 de prata e 35 de bronze. O Distrito Federal ficou em segundo lugar, com 81 medalhas (25 de ouro, 23 de prata e 33 de bronze). Mato Grosso fechou o pódio geral, garantindo 58 medalhas (12 de ouro, 12 de prata e 34 de bronze). Realizado pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), o Campeonato Brasileiro de Judô – Região IV contou com disputas nas categorias cadete, sub-13, sênior, sub-15 e júnior.

Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda destacou a importância do investimento no judô estadual. “O apoio ao esporte tem sido uma prioridade do Governo de Mato Grosso do Sul. Os resultados no Brasileiro Regional mostram o potencial dos nossos atletas e a importância de políticas públicas voltadas ao incentivo e desenvolvimento do judô em nosso estado”.

O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, ressaltou o papel do judô no cenário esportivo estadual. “Mato Grosso do Sul se consolidou como uma referência no judô nacional. Nossa modalidade tem se destacado por revelar grandes talentos, e os resultados deste campeonato são a prova de que estamos no caminho certo, incentivando o desenvolvimento de nossos atletas e garantindo cada vez mais visibilidade para o esporte no estado”.

Confira a lista com todos os medalhistas sul-mato-grossenses:

Ouro

Camila Gebara Nogueira Yamakawa – Sênior Feminino Pesado (+78kg)
Henrique de Oliveira Bastos – Sub-15 Masculino Meio-Leve (-50kg)
Elias Rodrigues Moreira Neto – Júnior Masculino Leve (-73kg)
Juan Junior dos Santos Gonçalves – Sub-15 Masculino Ligeiro (-45kg)
Sofia Filho Ferreira Cabral – Sub-13 Feminino Médio (-47kg)
Heloísa Prado Peretto – Sub-13 Feminino Superpesado (+60kg)
Maria do Carmo Garcia Sousa – Sub-13 Feminino Meio-Pesado (-52kg)
Ana Clara Pereira Leite Demarco – Júnior Feminino Meio-Médio (-63kg)
Emily Vitoria de Oliveira Loredo – Júnior Feminino Meio-Pesado (-78kg)
Maê Müller de Oliveira – Sub-13 Feminino Leve (-38kg)
Isac Garcia Ribeiro Bignardi – Sênior Masculino Leve (-73kg)
Milena Pereira Kaminski – Sub-13 Feminino Meio-Leve (-34kg)
Luana Fasciani Miziara – Sub-13 Feminino Ligeiro (-31kg)
Jose Marco Pereira Leite Demarco – Sênior Masculino Médio (-90kg)
Cauã Silva Mendes – Sub-13 Masculino Superpesado (+60kg)
Camila Vitoria Vieira Mascarenhas Ponce – Sênior Feminino Meio-Pesado (-78kg)
Luiz Francisco Moreira Soares – Sub-13 Masculino Pesado (-60kg)
João Victor dos Santos Silva – Sub-15 Masculino Meio-Médio (-60kg)
Murillo dos Santos Mota – Sub-15 Masculino Médio (-66kg)
Maria Eduarda Alexandre de Oliveira – Sub-15 Feminino Leve (-48kg)
Lhaissa Soares Gonçalles – Sub-15 Feminino Meio-Pesado (-63kg)
Thiago Henrique Soares – Cadete Masculino Meio-Médio (-73kg)
Eduarda de Souza Almeida – Sub-15 Feminino Pesado (-70kg)
Gabriel Arruda da Silva – Cadete Masculino Pesado (+90kg)
Amytai Diandra Vicente Santana – Sub-15 Feminino Superpesado (+70kg)
Maria Clara Teruko Bispo Shiroma – Sub-15 Feminino Meio-Médio (-52kg)
Henrique Biscaro de Sena – Cadete Masculino Médio (-81kg)
Vinicius Andrade Pacheco – Júnior Masculino Meio-Pesado (-100kg)
Mariana Canéppele de Melo Alves – Sub-15 Feminino Ligeiro (-40kg)
Larissa Jara Gabriel da Silva – Sub-15 Feminino Superligeiro (-36kg)
Alaff Alves Galdino – Sub-15 Masculino Pesado (-81kg)
Andrey da Silva Pissini Kuttert – Sênior Masculino Ligeiro (-60kg)

Prata

Miguel de Oliveira Bastos – Sub-13 Masculino Meio-Médio (-42kg)
Linda Ágata da Mata Corrêa – Cadete Feminino Pesado (+70kg)
Apollo dos Santos Morais – Sub-13 Masculino Leve (-38kg)
Manuela Olartechea de Alencar – Sub-13 Feminino Superligeiro (-28kg)
Sarha Gabriely Chaves da Silva – Sub-15 Feminino Superpesado (+70kg)
Emanueli Carminati Sotolani – Sub-13 Feminino Meio-Leve (-34kg)
Allisson Espinosa de Souza – Sub-15 Masculino Leve (-55kg)
Luiz Felipe Muniz Barrios – Sub-15 Masculino Pesado (-81kg)
João Victor da Silva Cruz – Sub-15 Masculino Superpesado (+81kg)
Maria Julia Souza dos Santos – Cadete Feminino Ligeiro (-44kg)
Emilly Vitória Ferreira de Assis – Sub-15 Feminino Leve (-48kg)
Beatriz Alves de Morais – Sub-13 Feminino Médio (-47kg)
Camile Martins de Oliveira Garcia – Sub-13 Feminino Superpesado (+60kg)
Amanda Jara Gabriel da Silva – Sub-13 Feminino Leve (-38kg)
Ana Julia Geronimo de Oliveira – Sub-15 Feminino Médio (-57kg)
Lucas Gabriel Arebalo Espindola – Sub-13 Masculino Superpesado (+60kg)
Letícia Vieira Sarubbi Mariano – Júnior Feminino Meio-Médio (-63kg)
Gabriela Beatriz Pereira Insaurralde – Sênior Feminino Ligeiro (-48kg)
Eduardo Inacio Teodoro Lima – Sênior Masculino Médio (-90kg)
Mirella Santos de Souza – Cadete Feminino Médio (-63kg)
Maria Gabrielly Silva Lira – Cadete Feminino Leve (-52kg)
Beatriz Jara Gabriel da Silva – Cadete Feminino Meio-Leve (-48kg)
Anabella Cuenca de Andrade – Cadete Feminino Superligeiro (-40kg)
Nalbert dos Santos Lemes – Júnior Masculino Médio (-90kg)
André Luíz Domingues Menino – Sênior Masculino Pesado (+100kg)
Milena Maria Pereira Leite Demarco – Sênior Feminino Meio-Médio (-63kg)
Vitória dos Santos Martini – Júnior Feminino Meio-Leve (-52kg)

Bronze

Henrique Biscaro de Sena – Júnior Masculino Meio-Médio (-81kg)
Valentina Botone Cabrini – Sub-13 Feminino Médio (-47kg)
Cael Muller de Oliveira – Sub-15 Masculino Ligeiro (-45kg)
Thais Helena Nunes de Lima – Sub-13 Feminino Meio-Pesado (-52kg)
Luiz Octavio Braga de Oliveira – Sub-15 Masculino Superligeiro (-40kg)
Murillo da Silva Cristaldo – Júnior Masculino Ligeiro (-60kg)
Julia Flavia Soares Oliveira Teodoro – Sub-13 Feminino Meio-Médio (-42kg)
Renato Migliaccio Pereira Dias – Júnior Masculino Pesado (+100kg)
Leandro Gabriel Ocampos Queiroz – Sub-15 Masculino Meio-Leve (-50kg)
Lucca Alexandre – Sub-15 Masculino Leve (-55kg)
Mikaelly Vitória Ribeiro da Conceição – Sub-15 Feminino Superpesado (+70kg)
Érico Iamamoto Schuch Santos – Cadete Masculino Leve (-66kg)
Heloisy Christiane Carvalho Vieira Rodrigues – Sub-15 Feminino Meio-Pesado (-63kg)
João Pedro Henrique Jonner Acosta – Cadete Masculino Meio-Pesado (-90kg)
Laura de Oliveira Giacobbo – Sub-15 Feminino Médio (-57kg)
Alice Eduarda Maciel Romeiro – Sub-15 Feminino Médio (-57kg)
Manuela Bento de Souza – Sub-13 Feminino Pesado (-60kg)
Ihandra Harumi Soares Kikuchi – Sub-15 Feminino Meio-Leve (-44kg)
Isadora Fernandes Pereira – Cadete Feminino Meio-Pesado (-70kg)
Rafael de Alcantara de Souza Filho – Sub-15 Masculino Meio-Pesado (-73kg)
Diogo Kenzo Ura – Cadete Masculino Ligeiro (-55kg)
Ana Beatriz Vieira da Silva – Júnior Feminino Leve (-57kg)
Isadora Fernandes Pereira – Júnior Feminino Médio (-70kg)
Nicole de Oliveira Rodrigues – Sub-13 Feminino Ligeiro (-31kg)
Raphael Yuri Rocha da Silva – Cadete Masculino Superligeiro (-50kg)
Vitória dos Santos Martini – Sênior Feminino Meio-Leve (-52kg)
Davi Ferreira Kohatsu – Sub-13 Masculino Meio-Médio (-42kg)
Jamilly Ricarts Aguiar – Sênior Feminino Leve (-57kg)
Nathalie Arruda Bonfim – Sênior Feminino Meio-Leve (-52kg)
Emily Vitoria de Oliveira Loredo – Sênior Feminino Meio-Pesado (-78kg)
Wallace Arruda Bonfim – Sub-13 Masculino Ligeiro (-31kg)
João Pedro Borges Pires – Sub-13 Masculino Superligeiro (-28kg)
Alexia Martins Bittencourt – Sub-13 Feminino Leve (-38kg)
Fernando Augusto de Siqueira Pinheiro – Sub-13 Masculino Superligeiro (-28kg)
Johnny Arévalo Bernardo – Sênior Masculino Meio-Pesado (-100kg)

Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto: divulgação

Sebrae-SP promove evento ‘Todas Por Elas’, com apoio da Secretaria da Mulher, e fortalece o empreendedorismo feminino em Sorocaba

Evento reuniu mulheres empreendedoras para capacitação, troca de experiências e histórias inspiradoras, fortalecendo o ecossistema feminino de negócios na região

O Sebrae-SP, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora de Sorocaba, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher, e o Selo de Solidariedade, promoveu, na última quinta-feira (27), o evento ‘Todas Por Elas’, que reuniu aproximadamente 80 mulheres. Realizado no escritório regional do Sebrae-SP, o evento teve como objetivo capacitar, conectar e fortalecer o empreendedorismo feminino, proporcionando uma noite de aprendizado, inspiração e troca de experiências.

Com uma programação diversificada, o evento ofereceu palestras, dinâmicas e oportunidades de networking, criando um ambiente propício para o crescimento e a profissionalização de mulheres empreendedoras e interessadas em atuar no mundo dos negócios.

A abertura do evento contou com a presença de Alexandre Martins, gerente regional do Sebrae-SP, que destacou a importância do apoio contínuo à mulher empreendedora. “O Sebrae-SP tem como missão apoiar cada vez mais as mulheres que desejam transformar seus sonhos em negócios prósperos. Este evento é um reflexo do nosso compromisso com o empreendedorismo feminino, com a criação de oportunidades reais e com o fortalecimento de um ecossistema inclusivo”, afirmou Alexandre.

Rosângela Perecini, secretária da Mulher (Semul) de Sorocaba, também esteve presente e ressaltou a importância de iniciativas como o evento para o empoderamento feminino. “Este projeto é fundamental, pois oferece às mulheres a chance de se desenvolverem no mundo dos negócios, criando novas oportunidades e quebrando barreiras. O evento também serve como um reconhecimento pelo esforço de todas as mulheres que, dia após dia, buscam conquistar seus espaços e transformar suas realidades. É uma forma de motivar e inspirar outras mulheres a seguir esse caminho”, afirmou Rosângela.

Ela ainda destacou a parceria contínua entre a Prefeitura de Sorocaba e o Sebrae-SP, que ao longo do ano proporciona ações de capacitação e apoio às mulheres empreendedoras. “Para nós, o Sebrae é um parceiro estratégico que vai além do mês de março. Eles têm sido essenciais não apenas para celebrar o Dia da Mulher, mas para garantir que as mulheres sigam o ano todo com as ferramentas certas para prosperar nos seus negócios”, afirmou Rosângela.

Histórias inspiradoras de mulheres que se reinventaram

O evento também foi palco de histórias inspiradoras de mulheres que, com coragem e dedicação, transformaram suas vidas por meio do empreendedorismo. Luciana Suemi, da Associação LUAR – Lugar de Amor e Restauração, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição com mulheres em situação de vulnerabilidade. O projeto ‘Dona de Mim’, coordenado por Luciana, envolve oficinas terapêuticas e de arte, como o crochê, utilizando materiais de baixo custo ou reaproveitados.

Ela explicou que, ao criar as bolsas e outros produtos artesanais, as mulheres começam a trabalhar sua autoestima e a redescobrir suas habilidades. “A proposta é que elas, além de aprenderem técnicas artesanais, possam se sentir valorizadas. Quando elas começam a fazer as peças, seja crochê ou outras, a transformação não é só no produto, mas em como elas se veem. Algumas até se destacam pelo talento, e a partir daí começam a vender o que produzem, ganhando mais confiança”, disse Luciana.

Para ela, as mulheres que participam dessas oficinas, muitas vezes, saem de um ciclo de insegurança e baixa autoestima para um novo ciclo de autovalorização e independência. “O crochê é uma ferramenta terapêutica que, por trás do trabalho manual, vai promovendo uma mudança interna. Elas se veem capazes, e isso vai muito além do material que utilizamos. A cada nova bolsa, a cada nova peça, elas se reconhecem mais fortes”, completou.

Outro exemplo de superação e reinvenção foi o de Marina Diniz, empreendedora responsável pelo coffee break do evento. Ex-advogada, Marina encontrou no cozinhar sua verdadeira paixão. “Com a perda do meu principal cliente durante a pandemia, decidi seguir o que sempre gostei de fazer: cozinhar. Comecei a fazer temperos caseiros e, aos poucos, fui me profissionalizando”, contou.

Hoje, ela gerencia sua empresa de catering, a “Dora Delícias Caseiras”, realizando eventos para até 150 pessoas e atendendo tanto festas particulares quanto demandas corporativas. Marina iniciou sua trajetória de forma informal, mas formalizou o negócio no fim de 2022. A formalização, segundo ela, foi crucial para o crescimento de sua empresa, especialmente pela necessidade de emissão de notas fiscais para atender empresas e expandir sua clientela. “Sem a formalização, não conseguiria atender alguns dos meus clientes”, destacou.

Capacitação, networking e troca de experiências

Além das palestras de Alessandra Filippini, licenciada em Neurociência e Epigenética pelo Empowerment Center de Paris, e Adriana Fontes, publicitária e especialista em transformação digital pela USP, que trouxeram insights valiosos sobre autoconfiança, modernização de negócios e ferramentas tecnológicas, o evento também promoveu um bate-papo inspirador conduzido por Beth Proença, analista de negócios do Sebrae-SP. Durante a conversa, Beth entrevistou as premiadas do Sebrae Mulher de Negócios: Natália Marum, Kellen Petreche e Erica Hessel. As empresárias compartilharam suas trajetórias de sucesso, desafios e aprendizados, oferecendo valiosas lições e motivação para todas as participantes.

Outro grande destaque foi a dinâmica de pitch de vendas, com 18 mulheres vindo à frente para apresentar seus negócios em pitches rápidos. A oportunidade foi um sucesso, com muitas participantes enfrentando o desafio pela primeira vez, ganhando confiança e visibilidade através da troca de experiências.

Um compromisso contínuo com o empreendedorismo feminino

O evento ‘Todas Por Elas’ não se limitou a marcar o mês de março, mas foi o pontapé inicial para um trabalho contínuo do Sebrae-SP no apoio ao empreendedorismo feminino. “Este evento é só o começo. O Sebrae-SP vai continuar ao lado das mulheres, fornecendo as ferramentas e o conhecimento necessário para que elas sejam protagonistas de suas histórias e transformem suas realidades. Estamos juntos, não só em março, mas ao longo do ano, apoiando o crescimento do empreendedorismo feminino”, afirmou Alexandre Martins.

 

Vice-governadora participa de roda de conversa na PGE, encerrando o mês da mulher

Evento foi assistido por mulheres de Florianópolis e de diversas regiões de SC, além de Brasília – Foto: Richard Casas/GVG

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) encerrou nesta segunda-feira, 31, as celebrações alusivas ao Mês da Mulher na instituição com uma roda de conversa que contou com a participação da vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm. Intitulado Histórias que inspiram, o evento buscou celebrar o esforço e a dedicação das mulheres que constroem o órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina e promover a integração entre as servidoras da PGE/SC.

A vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm, compartilhou um pouco de sua trajetória com as mulheres presentes. Formada em Direito e pós-graduada em Ciências Criminais, ela construiu sua história na luta em defesa das mulheres, tendo fundado a delegacia da mulher de Joinville, da qual foi titular entre 1991 e 2014. A vice-governadora participou ainda da criação da Casa Viva Rosa, iniciativa que busca fornecer acolhimento a mulheres vítimas de violência sexual.

Ela destacou os esforços que marcaram sua carreira enquanto delegada da Polícia Civil. “Eu buscava orientar as mulheres em rádios, na televisão, sobre a importância da denúncia. Muitas vezes elas achavam que aquilo era o normal, pois viam que muitas mulheres eram vítimas de violências naquela época”, contou a vice-governadora. “A delegacia da mulher era a que mais efetuava prisões, porque até hoje os maiores problemas estão dentro da família. O maior número de atendimentos envolve casos assim, infelizmente”.

“Foi uma luta muito difícil, principalmente por eu também ser uma mulher, sujeita a essas desigualdades que persistem no espaço de trabalho”, relembrou ela. “Mas eu não me deixei intimidar, e segui com meu trabalho. Era um esforço necessário, pelo bem das mulheres, e até hoje, minha trajetória se baseia nessa luta. Quando eu assumi o cargo de vice-governadora, eu falei para o governador Jorginho Mello: ‘quero cuidar das nossas mulheres’, e tenho me empenhado nisso todos os dias, sem descanso”.

Além da vice-governadora do Estado, a roda de conversa contou com a presença também do procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires e da subcorregedora de Autarquias e Fundações Públicas, Adriana Cravinhos. Umas das procuradoras com mais tempo de carreira na instituição, a subcorregedora falou às servidoras e procuradoras presentes sobre sua história. 

“Sou a procuradora mais antiga da PGE/SC, e desde o início de minha carreira, em uma área dominada por homens, precisei lutar para ser ouvida e conquistar meu espaço”, contou ela. “Essa foi e continua sendo uma luta constante de todas as mulheres, nas mais diversas áreas de trabalho. Cobramos a perfeição de nós mesmas para conquistá-las, e isso infelizmente traz um preço alto”.

Adriana Cravinhos destacou ainda em sua fala o histórico da luta das mulheres por direitos, desde as operárias de 8 de março de 1857 até os dias atuais. “O Dia Internacional da Mulher é uma data para lembrar não só as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas também a discriminação a que ainda estão submetidas”, refletiu a procuradora.

O evento foi marcado também pela entrega de homenagens às profissionais que integram o corpo funcional da PGE/SC. Foram escolhidas procuradoras, servidoras, colaboradoras e estagiárias que se destacaram em seu serviço à instituição, indicadas por seus colegas e associações representativas. Cada homenageada recebeu um certificado em agradecimento aos seus esforços em prol do serviço público catarinense. 

Para finalizar a roda de conversa, o duo Iva Giracca e Roger Corrêa – ela violinista spalla da Camerata Florianópolis e ele acordeonista premiado internacionalmente – apresentou um repertório com clássicos da música internacional, nacional e local às servidoras, residentes, terceirizadas e estagiárias presentes.

Iniciativas para o mês das mulheres

Além da roda de conversa realizada nesta segunda-feira, 31, a PGE/SC promoveu ao longo do mês de março uma série de iniciativas em alusão ao Dia Internacional da Mulher. No dia 7 de março, mais de 150 mudas foram distribuídas às mulheres que compõem o corpo funcional da instituição, em reconhecimento ao papel que desempenham diariamente em prol do Estado. As mudas, de árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica, foram entregues pela equipe da Gerência de Materiais (Gemat) ao longo da semana do dia 7, a todas as interessadas.

A iniciativa buscou ao mesmo tempo homenagear as colaboradoras do órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina e incentivar o cuidado com o meio ambiente. “Plantar e cultivar uma muda com os filhos e a família pode ser uma experiência especial, ensinando valores e trazendo mais vida ao lar. Ao mesmo tempo, promove uma conexão com a natureza”, explicou a servidora Patrícia Ferreira, uma das responsáveis pelo movimento.

No dia 28, as procuradoras, servidoras, residentes, terceirizadas e estagiárias da Procuradoria também foram presenteadas com marca-páginas que contavam com mensagens alusivas ao Dia da Mulher. Essa ação buscou promover o hábito da leitura, e incentivar a leitura e o autoconhecimento. 

(Colaboração: Mateus Spiess)

Informações adicionais para a imprensa:
Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

São José promove conscientização sobre o Imposto Solidário

Paula Pessoa


Fundo Social de Solidariedade

Você sabia que, ao destinar parte do seu Imposto de Renda, é possível beneficiar crianças, adolescentes e idosos da nossa cidade? Sua doação faz toda a diferença para o Fumdicad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o Fumid (Fundo Municipal do Idoso), sem custo adicional para você.

Na tarde desta segunda-feira (31), a Prefeitura de São José dos Campos divulgou a campanha do Imposto Solidário 2025 em coletiva de imprensa, com o objetivo de incentivar os munícipes (pessoas físicas) e as empresas (pessoas jurídicas) a engajarem e participarem da causa. 

Representantes da Receita Federal, do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo) e da Assecon (Associação das Empresas Contábeis) estiveram presentes e reforçaram a parceria.

Em 2024, o município arrecadou como imposto solidário apenas 1,71%, portanto, as ações visam ampliar a conscientização dos contribuintes, para que, com o engajamento de todos, haja aumento nas doações que beneficiam projetos voltados aos idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade.

Consulte aqui os materiais informativos da campanha.

Evento reuniu imprensa, autoridades e convidados para divulgar as ações| Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Campanha

Foi criado um hotsite exclusivo para a mobilização, onde os interessados encontram informações detalhadas sobre como participar. O prazo para declaração do Imposto de Renda 2025 começou em 17 de março e prossegue até 30 de maio. 

A campanha tem a parceria do Fundo Social de Solidariedade, que mantém a mobilização permanente ao longo de todo o ano para recebimento de doações para ajudar quem mais precisa.

Como doar

A doação para o Imposto Solidário 2025 deve ser informada antes do envio da declaração de renda para a Receita Federal, sem ter que pagar nada a mais por isso e de forma fácil, rápida e segura.

Com essa ação, os contribuintes ajudam as organizações da cidade que atendem crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social, garantindo-lhes melhores condições de vida e dignidade.

As pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido, sendo 3% para o Fumid e 3% para o Fumdicad. Ou escolher um dos fundos e doar 3%.

Já as pessoas jurídicas podem doar até 2% do lucro real, sendo 1% para o Fumid e 1% para o Fumdicad. Ou optar por um dos fundos, doando 1%.

Para saber como fazer a destinação aos fundos, entre no site da Receita Federal.

Passo a passo:

  • Escolha “doar” e acesse as “fichas de declaração”
  • Em seguida, “doação diretamente na declaração”
  • Marque a opção “municipal” e, para terminar, “São José dos Campos”
  • Escolha quem vai receber a doação (Fundo Municipal do Idoso e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente)

Siga o passo a passo detalhado na página da Receita Federal.

Novos projetos

As doações serão utilizadas em projetos, após a realização de editais, para ajudar crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Poderão receber as verbas as entidades atualmente cadastradas no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e CMDPI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa).

Benefícios das doações

• Ajuda quem mais precisa

• É uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais

• Amplia a proteção às crianças, adolescentes e idosos

• É a participação cidadã em benefício de toda a sociedade, sem custo

• Garante um futuro melhor para crianças, adolescentes e idosos

• O contribuinte não pagará mais imposto nem terá sua restituição diminuída

• É um ato de cidadania efetiva

• Seu imposto vira destinação e sonhos viram realidade

Campanha reforça importância da solidariedade na hora de declarar o IR |Foto: Cláudio Vieira/PMSJC


MAIS NOTÍCIAS

Fundo Social de Solidariedade

Projeto ‘Tardezinha Inclusiva’ é referência e será ampliado para outros municípios da Paraíba

A Tardezinha Inclusiva, que é um dos braços do projeto Somos Capazes, está ampliando seu alcance e será adotada pelo município de Itabaiana. A iniciativa, que foi apresentada na cidade nesta segunda-feira (31), tem previsão de começar a atender às crianças autistas da cidade já a partir do mês de abril. Em Pilar, a proposta também foi apresentada e a parceria está em análise.

“Nós estamos fazendo um processo de ampliação de algumas das nossas experiências da Funjope, trocando nossas convivências com outros municípios, e estamos em Itabaiana fortalecendo esse princípio que desenvolvemos em João Pessoa que é a ideia da inclusão pela arte e pela cultura. Tivemos uma reunião com os secretários de Cultura, de Educação e de Ação Social que já formaram uma equipe para desenvolvermos, de início, o projeto da Tardezinha Inclusiva no município. Visitamos o Itabaiana Clube, que vai abrigar a experiência”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele destacou que todos estão confiantes e mobilizados. “Esse é um desejo antigo da nossa gestão, tanto meu quanto do prefeito Cícero Lucena, para que possamos ampliar o alcance das nossas ações, trocar experiências com as práticas bem-sucedidas da cultura de João Pessoa”, frisou.

Em Itabaiana o projeto já está sendo implantado, e o processo foi iniciado na cidade de Pilar. “Lá, conversamos com o secretário de Cultura, Evanio Teixeira. Também fizemos algo parecido no município de Taperoá. Estamos plantando sementes de convivência e de troca de experiências das nossas boas práticas de cultura. É muito importante esse momento que a cultura de João Pessoa vive, um momento especial. O projeto Tardezinha Inclusiva é marcante. Todos já conhecem e em Itabaiana já vamos implantar a partir do mês de abril”, acrescentou Marcus Alves.

Hosana Carneiro, presidente da Associação Paraibana de Autismo (APA), destacou que a experiência de João Pessoa foi apresentada, e que a Funjope e a APA entram como parceiras na construção da Tardezinha Inclusiva de Itabaiana.

“Nós viemos a partir do interesse das Secretarias de Educação e Cultura, que nos convidaram para apresentar o projeto. Eu saio daqui bem animada porque vejo que todas as secretarias estão muito envolvidas e pensando realmente em fazer algo muito bonito, assim como João Pessoa já faz todos os meses no Centro Cultural de Mangabeira”, afirmou.

Junto com Marcus Alves, ela conheceu os espaços onde o município de Itabaiana pretende realizar a Tardezinha, com a consultoria da Funjope e da APA, que já têm a experiência de como fazer.

“Acredito que vamos formar um grupo forte de inclusão pela arte e cultura em Itabaiana. É João Pessoa trazendo a experiência para outras cidades e isso me alegra muito enquanto Associação Paraibana de Autismo, que é parceira da Tardezinha. Eu sei que, a partir desse momento, muitas famílias e autistas terão grandes oportunidades de conviver na sociedade, de ter uma sociedade que vai poder participar ajudando”, pontuou Hosana Carneiro.

A secretária de Educação de Itabaiana, Joelma Lins da Fonseca, afirmou que já tinha um certo conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pela Funjope na Tardezinha Inclusiva. “Eu conhecia sim e sempre me encantou a possibilidade de trazer esse projeto para nossa cidade. Isso me emociona muito”, observou.

Para ela, a Tardezinha Inclusiva representa um momento ímpar para os autistas e principalmente para as famílias. “Será um momento de integração, diversão e muitas descobertas”, pontuou. Joelma Lins também falou sobre suas expectativas para o início das atividades: “Uma nova fase em nossa educação infantil está iniciando em nosso município”, comemorou.

Fábio Rodrigues, secretário de Cultura de Itabaiana, também afirmou estar feliz. “Temos um número considerável de autistas e achamos interessante formar essa parceria para introduzir o projeto da Tardezinha Inclusiva, envolvendo as Secretarias de Cultura e de Educação”. Ele destacou que, inicialmente, as crianças autistas são identificadas na escola, mas ressaltou que pode haver um número maior de participantes.

“A gente acredita no projeto que já deu resultado em João Pessoa pelos relatos que nos foram passados. E essa iniciativa não envolve só a criança que tem o autismo, mas toda a família. Então, é um projeto que apoia a família como um todo em vários aspectos. Acreditamos que vai dar certo porque temos poucos projetos voltados para o autismo, como o das salas especiais da rede de ensino”, acrescentou Fábio Rodrigues. No dia 2 de abril, haverá uma sessão voltada para esse tema em Itabaiana, e a ideia é introduzir o projeto na cidade ainda nesse mês de abril.

Pilar – A Tardezinha Inclusiva também deve ser implantada em breve no município de Pilar. O secretário de Cultura da cidade, Evanio Teixeira, disse que sua avaliação a respeito do projeto é muito positiva, tendo em vista que a Tardezinha Inclusiva tem o objetivo da inclusão de pessoas com autismo.

“Promover essa inclusão por meio da cultura e das artes é muito positivo. Eu acredito que a arte ajuda na superação de situações vivenciadas por quem é autista e também pelos pais, já que há um cuidado com o cuidador, e isso é muito importante. Eu vejo com muito bons olhos e acredito que a prefeita também vai viabilizar o projeto no município quando eu levar a proposta”, revelou.

O secretário disse que ainda haverá uma nova conversa com a Funjope para alinhar alguns pontos e, posteriormente, implementar no município. Para ele, no entanto, já é uma certeza de que o trabalho vai contribuir muito para o desenvolvimento dessas crianças.

Além do secretário Evanio Teixeira, participaram da reunião em Pilar Maria José Alves, do xaxado, e Vantwyly da Costa, presidente do Conselho Municipal de Cultura.

Secretaria de Educação de Nova Iguaçu divulga selecionados para o Preparatório Municipal

Secretaria de Educação de Nova Iguaçu divulga selecionados para o Preparatório Municipal




O Preparatório Municipal 2025 já tem seus selecionados. A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SEMED) divulgou, nesta segunda-feira (31), o resultado da seleção para os cursos gratuitos de pré-técnico e pré-vestibular. Foram preenchidas 160 vagas, sendo 80 para cada modalidade. A lista com os nomes dos selecionados está disponível em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semed/preparatorionovaiguacu.

Para garantir a vaga, os candidatos devem realizar a matrícula entre os dias 1º e 4 de abril, na Casa do Professor, localizada na Av. Abílio Augusto Távora, nº 1806, Bairro da Luz, no horário de 10h às 16h. É necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, comprovante de escolaridade e documento que ateste a situação de vulnerabilidade socioeconômica, como inscrição no CadÚnico ou comprovante de renda per capita de até um salário mínimo. Candidatos menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável, que também deve apresentar RG e CPF.

Os candidatos que não comparecerem neste período para a efetivação da matrícula perderão suas vagas. As vagas remanescentes serão oferecidas aos candidatos do Grupo 2, considerados aptos a aguardar substituições em caso de evasão.

As aulas terão início no dia 5 de abril, com encontros aos sábados, das 7h30 às 17h. Os participantes recebem instrução nas disciplinas exigidas para os vestibulares de ensino médio técnico, ensino militar e ingresso ao ensino superior para que possam se preparar para os processos seletivos.