SED inicia semana pedagógica com live de acolhida

A Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou uma live para marcar a abertura da semana pedagógica nas escolas estaduais de Santa Catarina. O encontro online contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, e da diretora de Ensino da SED, Kênia Scarduelli, que fizeram o acolhimento de coordenadores regionais, diretores e professores das unidades escolares.

“Encontros como este são fundamentais para que possamos estar presentes lá na ponta, junto com os gestores e professores das nossas escolas. Ao longo da semana, as Coordenadorias Regionais de Educação têm uma série de atividades organizadas. Desta forma, as equipes pedagógicas trocarão experiências para que todos estejam ainda melhor preparados para o retorno às aulas após o recesso escolar, em 4 de agosto”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

A abertura da semana pedagógica contou ainda com duas palestras. Primeiramente, a Profª Dra. Hildegard Susana Jung apresentou “A educação contemporânea: (re)construindo caminhos com significado” e, posteriormente, a Profª Dra. Priscila de Sousa abordou a “Aprendizagem e qualidade educacional a partir da realidade escolar”.

“Este é um momento de troca de aprendizado coletivo e de fortalecimento de práticas que impactam diretamente os nossos estudantes. Cada profissional carrega consigo histórias, experiências e saberes muito valiosos. E é justamente essa diversidade que torna a nossa rede de ensino mais forte”, destaca a diretora de Ensino da SED, Kênia Scarduelli.

Melhoria da aprendizagem

O Governo de Santa Catarina vem implementando uma série de atividades para melhoria da aprendizagem dos estudantes. Entre elas, está a realização dos simulados de avaliação da aprendizagem. As provas da primeira etapa foram aplicadas nas 1.038 escolas estaduais para mais de 128 mil estudantes das turmas de 5º e 9° ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio neste mês de julho.

A iniciativa integra o programa Qualifica SC, do Governo de Santa Catarina, que tem como objetivo principal qualificar o processo de ensino e aprendizagem, buscando uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade em todo o estado.

Os simulados são uma oportunidade crucial para reconhecer os desafios e impulsionar a recomposição das aprendizagens, funcionando como uma ferramenta de apoio fundamental para as escolas. Com eles, será possível diagnosticar a situação atual da aprendizagem dos estudantes em nível estadual, identificando tanto as habilidades que já estão consolidadas quanto as defasagens existentes.

Os resultados fornecerão dados comparativos entre o desempenho previsto e o real, informações vitais para que as ações de intervenção sejam mais assertivas. Até setembro, mais dois simulados serão aplicados.