NOTÍCIAS

Governo do Estado amplia uso de IA na Jucesc para desburocratizar ainda mais o ambiente de negócios

Ferramenta dá agilidade para atos de abertura e alteração de empresas. Junta Comercial também vai aprimorar intercâmbio de dados com órgãos públicos – Foto: Roberto Zacarias / SECOM

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) ampliou o uso de Inteligência Artificial em seus processos em um novo avanço para a desburocratização do ambiente de negócios no estado. A ferramenta, que até então era usada apenas para abertura de empresas, agora está disponível também para auxiliar atos de alteração contratual, como a mudança no quadro de sócios, nas atividades praticadas e em dados cadastrais. A novidade é fundamental para dar celeridade aos negócios de SC, já que os atos de alteração contratual ocorrem em grande volume dentro da Jucesc.

O governador Jorginho Mello comemorou a medida e afirmou que a tecnologia tem que ser aliada do serviço público. “O empreendedor catarinense é corajoso e tem pressa. Por isso, o poder público tem que atender melhor e mais rápido. A tecnologia é uma ferramenta muito importante e o Governo do Estado está cada vez mais digitalizado e moderno. Isso tudo para facilitar a vida do cidadão catarinense”, destaca.

Inteligência Artificial auxilia análise de processos

O uso de inteligência artificial pela Jucesc acontece principalmente na análise de informações. Ou seja, documentos que tramitam na Junta Comercial são submetidos à análise da IA, que busca encontrar irregularidades, identificar processos prioritários e padronizar informações. Na prática, a ferramenta evita retrabalho, garante mais celeridade à atuação dos servidores da Jucesc e agiliza o processo de forma geral.

“Além de todas as tecnologias que temos trazido junto aos nossos sistemas, o uso de inteligência artificial tem sido uma realidade desde meados de 2024. Agora, estamos aprimorando o uso da inteligência artificial. Isso reduz o tempo de constituição de empresas, garante segurança jurídica, reduz erros, e a melhor parte de tudo isso é que diminui o ‘vai e vem’ de contratos entre Junta Comercial e empresário”, afirma o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera.

A inteligência artificial tem passado por testes e treinamentos junto aos servidores da Jucesc. Com a avaliação positiva dos resultados, o uso da ferramenta é ampliado para demais serviços. O objetivo da Jucesc é, a partir de agosto, disponibilizar mais esse módulo de inteligência artificial, também para profissionais que buscam a constituição ou alteração no registro das empresas, como contadores, advogados e empresários. Assim, os atos ficarão ainda mais ágeis.

Programa de Incentivo à Modernização e Excelência Empresarial é sancionado

O governador Jorginho Mello sancionou neste mês de julho a criação do Programa de Incentivo à Modernização e Excelência Empresarial (Primex). A nova lei, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, institui mecanismos legais para que a Jucesc adote novas medidas de desburocratização, eficiência e inovação.

O Primex prevê ainda a integração de dados da Junta Comercial com outros entes do Poder Executivo estadual. Assim, o Governo do Estado poderá usar as informações da Jucesc de forma facilitada para criação de políticas públicas, identificação de demandas regionais, elaboração de planejamento estratégico, bem como outras ações.

“O objetivo principal do Primex é que a política pública na ponta seja cada vez mais eficiente. Vamos fazer isso com inovação, com tecnologia, o que sempre foi uma determinação do governador Jorginho Mello a fim de desburocratizar. O programa abre caminhos para reduzir ainda mais o tempo de abertura de empresas e garantir segurança jurídica”, acrescenta o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera.