Prefeitura segue com capacitação para mulheres vítimas de violência

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) da Prefeitura de João Pessoa, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dá continuidade a capacitação em humanização do atendimento à mulheres vítimas de violência, nesta quinta-feira (14), dentro da programação especial do ‘Agosto Lilás’. A formação é online, por meio da plataforma Google Meet, das 18h às 20h. Às 13h, o tema será discutido também na Escola Municipal Oscar de Castro, no bairro Cruz das Armas.

A capacitação foi organizada pela Secretaria das Mulheres em parceria com a Liga Acadêmica de Terapias Cognitivo-Comportamentais e Neurociência da UFPB. Nesta quinta-feira, será o 2º módulo da capacitação, que é voltada para uma condução humanizada com foco no acolhimento empático as mulheres vítimas de violência. No 1º módulo, 135 pessoas participaram.

Segundo Juliana Dantas, secretária executiva de Políticas Públicas para as Mulheres da Capital, cerca de 230 pessoas de vários estados se inscreveram. “Estaremos em outros espaços replicando essa formação devido a sua importância, a exemplo do Centro Universitário Maurício Nassau (Uninassau), com previsão de participação de 120 pessoas”, destacou.

Agosto Lilás – Dentro da programação consta, ainda, a realização de uma série de palestras e exposições. Nesta quarta-feira (13), às 13h30, haverá uma palestra sobre ‘Violência contra a mulher no contexto de comunidades tradicionais de terreiro’, no município de Remígio, dentro da programação do projeto ‘Caminhos do Frio’, realizado no interior do Estado. A agenda da exposição que aborda ‘A conscientização sobre violência psicológica’ está sendo confirmada.

Na próxima semana haverá palestra no Centro de Referência da Cidadania (CRC), em Mangabeira; na Universidade Uninassau; na Unimed e na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene). Haverá, ainda, capacitação na Uninassau e para profissionais da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, do Complexo Beira Rio; Mesa Redonda sobre a Rede Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Remav) e o Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, na Universidade Estadual da Paraíba.

A programação do Agosto Lilás da SPPM encerra com o encontro com mulheres acompanhadas pela Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, do Complexo Beira Rio, no dia 29 de agosto.

Rede de apoio – Na Capital, mulheres vítimas de violência têm à disposição uma rede de apoio e serviços especializados, disponibilizados pela Prefeitura. Os serviços são ofertados através do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, localizado no Centro da cidade, e da Ronda Maria da Penha, que atende mulheres com medida protetiva.

Para denunciar, ligue:

180 – Central de Atendimento à Mulher

190 – Polícia Militar

197 – Polícia Civil

153 – Ronda Maria da Penha