Edital de Cultura seleciona documentário sobre 500 anos da presença e da formação histórica do território de SC

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), abre à 0h01 desta terça-feira, 5 de maio, as inscrições para edital que irá selecionar um projeto de documentário média-metragem com a temática dos 500 anos da presença e da formação histórica do território de Santa Catarina. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas e enviadas até as 23h59 do dia 20 de maio de 2026, exclusivamente no formato virtual por meio da plataforma https://media500anos.fepese.org.br.

O Edital irá premiar um projeto de produção de audiovisual, no gênero documentário, em imagem real/ação ao vivo e/ou animação, com duração entre 15 e 70 minutos, preferencialmente com destinação inicial ao mercado de televisão, finalizada em suportes digitais de ultra definição. O contemplado receberá R$ 290 mil para produção da obra.

Poderão participar deste Edital na qualidade de proponente pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, registradas, sediadas, estabelecidas e com atuação no estado de Santa Catarina há, no mínimo, dois anos completos e comprovados na data de encerramento das inscrições. O proponente não poderá ter três ou mais contratos vigentes com a FCC, provenientes do Edital Prêmio Catarinense de Cinema, em fase de execução até a data de encerramento do período de envio da documentação para Habilitação.

Quaisquer informações, dúvidas e/ou esclarecimentos serão atendidos exclusivamente pelo e-mail media500anos@fepese.org.br, e devem ser enviadas até, no máximo, três dias úteis antes do encerramento do prazo da respectiva etapa, de acordo com o cronograma.

  :: Confira o Edital na íntegra

Outros editais para o setor

Ainda em 2026, a FCC planeja lançar outros dois editais voltados ao setor audiovisual: o Prêmio Catarinense de Cinema 2026 e o Prêmio Catarinense de Cinema edição Arranjos Regionais (FSA). Em breve mais informações no site cultura.sc.gov.br.

Com dois dias de atrações, Festa do Queijo começa na sexta-feira (8) – CGNotícias

A contagem regressiva já começou: a 9ª edição da tradicional Festa do Queijo será realizada nesta semana, nos dias 8 e 9 de maio, a partir das 17h, em frente à Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, no distrito de Rochedinho. O evento chega com programação ampliada e atrações musicais preparadas para animar os dois dias de festa.

Consolidada no calendário local, a Festa do Queijo acontece sempre no mês de maio, antecedendo o Dia das Mães, e reúne produtores, moradores e visitantes em um ambiente que valoriza a cultura regional e a produção artesanal. Neste ano, a ampliação para dois dias atende à crescente demanda de público e reforça a importância do evento para a economia e o turismo da região.

A feira contará com diversos expositores, reunindo desde produtores de queijos artesanais, como o inovador queijo de tereré até barracas com doces típicos, como doce de leite e ambrosia. Entre os destaques, o público também poderá encontrar o expositor de galeto de pequi, ampliando as opções gastronômicas e valorizando sabores regionais.

A programação inclui ainda atrações culturais voltadas para todas as idades, garantindo um ambiente festivo, acolhedor e ideal para as famílias.

Outro destaque da edição é a participação dos alunos da Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, que estarão presentes como expositores, apresentando produtos desenvolvidos durante as atividades pedagógicas, fortalecendo a integração entre educação, produção e comunidade.

No último ano, a festa reuniu cerca de 10 mil pessoas, e a expectativa para 2026 é de um público ainda maior, impulsionado pelo novo formato e pela diversidade de atrações.

A orientação é para que o público se programe e participe. A Festa do Queijo é uma oportunidade de prestigiar os produtores locais, incentivar a economia regional e aproveitar momentos de lazer em família.

#ParaTodosVerem: A imagem em destaque mostra os queijos na última edição da festa

Publicado em Sem categoria

Gilmar Mendes diz que caso Master gera perplexidade na população

Por MRNews

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira (4) que o escândalo de fraudes no Banco Master gera perplexidade e indignação na população.

Decano da Suprema Corte, Gilmar Mendes participou da abertura de audiência pública sobre a eficiência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável pela fiscalização do mercado de capitais.

Na avaliação do ministro, as investigações sobre o Master estão apresentando reflexos na credibilidade das instituições brasileiras.

Irã nega passagem de navios dos EUA por Ormuz e petróleo dispara

Lula: Desenrola Brasil ajudará população a “tirar corda do pescoço”

“A magnitude do recente escândalo do Banco Master, cujos detalhes vão sendo revelados, vem gerando justas perplexidades e indignação na população e corroendo a reputação de nossas instituições”, afirmou.

O ministro disse que o país, e não somente o Supremo, atravessa uma crise de credibilidade. Para o decano, o quadro de descrédito nas instituições é generalizado.

“Pretender resolver a crise de confiança, mirando apenas o Supremo Tribunal Federal, é no mínimo ingenuidade, mas provavelmente miopia deliberada e intenções obscuras”, avaliou.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Avião cai em área residencial de Belo Horizonte e deixa mortos e feridos

Avião de bimotor cai e bate em prédio em Belo Horizonte

Caso Master

O nome de dois ministros do Supremo apareceu durante as investigações da PF.

Em fevereiro, o ministro do STF Dias Toffoli deixou a relatoria do inquérito que investiga as fraudes no Master após a Polícia Federal (PF) informar à Corte que há menções ao nome do ministro em mensagens encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, que teve o aparelho apreendido durante a primeira fase da Operação Compliance Zero, deflagrada no ano passado.

Toffoli, um dos sócios do resort Tayayá, no Paraná, empreendimento que foi comprado por um fundo de investimentos ligado ao Master e investigado pela PF.

No mês seguinte, o ministro Alexandre de Moraes negou ter mantido conversas com Vorcaro em 17 de novembro do ano passado, quando o empresário foi preso pela primeira vez.

A suposta troca de mensagens foi divulgada pelo jornal O Globo, que teve acesso aos prints de mensagens encontradas pela PF no celular do banqueiro, que foi apreendido durante a operação.

Lançamento da 10ª FLIB acontece nesta segunda-feira em Bonito

Por MRNews

A Prefeitura Municipal de Bonito, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, realiza nesta segunda-feira (04) o lançamento oficial da 10ª edição da Feira Literária de Bonito (FLIB).

Com o tema “Literatura: linguagens, histórias e memórias”, a edição de 2026 marca uma década de realização, consolidando a FLIB como um dos principais encontros culturais da região. A feira será realizada de 07 a 12 de julho, em Bonito.

O lançamento acontece às 19h, no Restaurante Espaço Jack, localizado na Rua Cel. Nelson Felício dos Santos, 865, bairro Alvorada. O evento conta com o apoio do deputado federal Vander Loubet e da deputada federal Camila Jara.

Reunião técnica qualifica o uso do +CG entre secretarias – CGNotícias

trajetória que une dedicação e transformação social mudou a vida de Ana – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A Prefeitura convida toda a população para participar deste momento especial e celebrar os 10 anos da feira literária.

Sobre a FLIB

A Feira Literária de Bonito (FLIB) é um evento cultural que promove o incentivo à leitura, à escrita e à valorização da literatura em suas diversas formas. Ao longo de suas edições, a feira reúne escritores, artistas, educadores e leitores em uma programação diversificada, que inclui palestras, rodas de conversa, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais.

Mais do que um evento literário, a FLIB se tornou um espaço de troca de experiências, formação de leitores e valorização da cultura regional, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural de Bonito e do Mato Grosso do Sul.

PrefCG inaugura Complexo Esportivo no Santa Emília nesta segunda-feira (4) – CGNotícias

Governo de MS investe em infraestrutura e apoia feira agropecuária em Glória de Dourados – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Goleadas, empate nos últimos segundos e liderança dividida; Veja como foi a  4ª rodada da LNF – LNF

Joinville venceu São José pela 4ª rodada e se mantém como único time da LNF com 100% de aproveitamento – foto- @oduduvieira

A quarta rodada da Liga Nacional de Futsal entregou exatamente o que o torcedor espera: intensidade, gols e muita emoção. O destaque ficou para as goleadas expressivas e para o equilíbrio na parte de cima da tabela, que agora tem liderança dividida.

Emoção até o apito final

O confronto entre Corinthians e Cascavel abriu a rodada com um empate dramático em 1 a 1, decidido nos momentos finais — um retrato fiel do equilíbrio da competição. Já o Jaraguá mostrou força fora de casa ao vencer o Minas por 1 a 0, enquanto o Joinville não tomou conhecimento do São José e aplicou uma goleada contundente por 5 a 0, assumindo a ponta da tabela.

William Bolt comemora gol contra Marreco – Foto Duda Knoff

Outro jogo movimentado foi a vitória do Atlântico sobre o Tubarão por 5 a 2, confirmando o bom momento da equipe gaúcha. O ACBF também fez bonito ao bater o Marreco por 2 a 0 fora de casa. O Magnus seguiu forte na briga pela liderança ao vencer o Pato por 3 a 0.

A maior goleada da rodada ficou por conta do Praia Clube, que atropelou o Umuarama por 7 a 2, mostrando poder ofensivo e entrando de vez na disputa pelo topo. Fechando a rodada, o Campo Mourão venceu o Santo André Intelli por 6 a 1, em mais uma atuação dominante.

Magnus o Pato fora de casa por 3×0 – foto -Mauricio Moreira

Liderança embolada

Com os resultados, Joinville e Magnus dividem a liderança com 12 pontos, seguidos de perto por Praia Clube e Jaraguá, evidenciando um início de campeonato bastante equilibrado.

Placar da rodada:

  • Corinthians 1 x 1 Cascavel
  • Minas 0 x 1 Jaraguá
  • Joinville 5 x 0 São José
  • Tubarão 2 x 5 Atlântico
  • Marreco 0 x 2 ACBF
  • Pato 0 x 3 Magnus
  • Umuarama 2 x 7 Praia Clube
  • Campo Mourão 6 x 1 Santo André Intelli
Publicado em Sem categoria

Programa Diálogos Internacionais traz intercambista francesa – IFSP

Episódio vai ao ar nesta quarta, 6 de maio, a partir das 15h 

O terceiro episódio do Programa Diálogos Internacionais traz nesta quarta-feira (6/5) a estudante Inès Landre, da Université de Nantes, na França, que está realizando seu intercâmbio no IFSP. O programa vai ao ar às 15h com transmissão ao vivo pelo canal do IFSP no YouTube.  

Além de ser aluna regularmente matriculada no curso de Licenciatura em Letras – Português, no Campus São Paulo do IFSP, Inès está envolvida em um projeto de leitorado de Língua Francesa no setor de Relações Internacionais (Arinter) da reitoria do Instituto Federal.

O curso de extensão Francês Básico I na modalidade de Educação a Distância é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX) e a Arinter. Saiba mais aqui.  

A estudante conta que começou a aprender a Língua Portuguesa aos 13 anos, durante participação em uma seção internacional no Collège international de Noisy-le-Grand.  

No ensino médio, Inès obteve diploma com a formação bilíngue, em Francês e em Português, no Lycée International de l’Est Parisien; graduou-se em História na Université de Versailles Saint-Quentin en Yvelines, com especialização em Cultura e Patrimônio, e realizou uma pós-graduação em Estudos Europeus e Internacionais na Nantes Université, com foco em diplomacia e negociação internacional.

Durante a pós-graduação, ela realizou um intercâmbio acadêmico no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, fortalecendo seu interesse pelas dinâmicas globais e pelos intercâmbios interculturais. 

Jogos Municipais dos Idosos abrem inscrições em Campo Grande – CGNotícias

Lead:
Estão abertas as inscrições para a 23ª edição dos Jogos Municipais dos Idosos (Jomi) em Campo Grande. A iniciativa valoriza o envelhecimento ativo ao reunir esporte, integração e qualidade de vida para participantes a partir dos 60 anos.

O Jomi busca incentivar a participação da população idosa em atividades esportivas competitivas, reconhecendo o esporte como um direito em todas as fases da vida. Além disso, o evento promove a integração entre os participantes e funciona como seletiva para a formação de atletas e equipes que representarão a Capital nos Jogos Estaduais da Pessoa Idosa.

Podem participar pessoas com idade mínima de 60 anos (ano-base 1966). De forma excepcional, a modalidade de Voleibol Adaptado contará também com a categoria “C”, destinada a participantes de 50 a 59 anos (nascidos entre 1967 e 1976), nas categorias masculina e feminina.

As inscrições para o Voleibol Adaptado seguem até o dia 11 de maio de 2026, às 13h30. Já as modalidades de Dança de Salão, Dança Coreografada e Miss e Mister terão inscrições entre os dias 12 e 18 de maio de 2026, também até às 13h30.

Segundo o diretor-presidente da Funesp, Maicon Mommad, a expectativa é de mais uma edição marcada pela competitividade e pela ampliação do número de participantes. “Os Jogos dos Idosos em Campo Grande já são uma tradição e chegam à 23ª edição com histórico de alto nível. Esperamos novamente equipes bem preparadas e atletas se destacando, além de novos participantes, já que temos ampliado o incentivo à prática esportiva para essa faixa etária”, destacou.

A realização do Jomi 2026 reforça o compromisso com políticas públicas voltadas à pessoa idosa, ampliando oportunidades de participação, inclusão e bem-estar por meio do esporte.

Serviço:
Inscrições: sede da Funesp – Rua Dr. Paulo Machado, nº 663, Bairro Santa Fé
Voleibol Adaptado: até 11 de maio de 2026 (até 13h30)
Dança de Salão, Dança Coreografada e Miss/Mister: de 12 a 18 de maio de 2026 (até 13h30)
Informações: (67) 3314-3526

Publicado em Sem categoria

Campeã mundial de handebol é a nova contratada do Pinheiros





Ana Paula Belo chega para defender e fortalecer o elenco do Azul e Preto na temporada 2026

A equipe feminina de handebol do Esporte Clube Pinheiros ganha um reforço de peso para a temporada 2026. Após 18 anos jogando fora do país, Ana Paula Belo, campeã mundial pelo Brasil em 2013, é a nova contratada do Azul e Preto.

Ana Paula tem um currículo gigante pela seleção brasileira, sendo mais de 240 jogos e é a maior artilheira da história do Brasil com 836 gols anotados. Agora, a mais nova pinheirense, conta por que escolheu o Clube mais Olímpico do Brasil para atuar. “Escolhi o Pinheiros, primeiramente por ser um clube gigante e que sempre está lutando por títulos e eu nunca ganhei uma Liga Nacional. Além disso, a estrutura daqui é ótima e até melhor do que alguns clubes da Europa. Fui muito bem acolhida pelas meninas do time e pelo técnico. Deu tudo certo”, explica a central.

O Pinheiros estreia na temporada no dia 28 de maio pelo Super Paulistão de Handebol. Ana Paula conta que estará pronta para jogar. “Agora é pegar mais ritmo de jogo, treinar com mais frequência com o time e espero estar pronta para fazer a minha estreia no campeonato”.

Ana Paula fez parte e participou de quatro jogos Olímpicos (2008, 2012, 2016 e 2021), além de conquistar o principal título do Brasil – Campeonato Mundial na Sérvia, em 2013. A central também conquistou quatro medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos (2011, 2015, 2019 e 2023), além de diversos títulos pelas equipes que defendeu em sua carreira.

A campeã mundial finaliza e deixa um recado para a torcida pinheirense. “Estou muito feliz em retornar ao Brasil. É uma alegria muito grande e escolhi vestir as cores do Pinheiros. A torcida pode contar comigo, pois darei o meu melhor em quadra”.

 

 

Publicado em Sem categoria

Irã nega passagem de navios dos EUA por Ormuz e petróleo dispara

Por MRNews

A Marinha da Guarda Revolucionária do Irã negou, nesta segunda-feira (4), informação divulgada pelos Estados Unidos (EUA) de que navios comerciais, com bandeira estadunidense, tenham passado pelo Estreito de Ormuz com ajuda de navios de guerra dos EUA.

“Nenhum navio comercial ou petroleiro passou pelo Estreito de Ormuz nas últimas horas, e as alegações das autoridades americanas são infundadas e completamente falsas”, informou, em comunicado.

Duas horas antes, o Comando Central dos EUA, que atua na região do Oriente Médio, divulgou que navios de guerra teriam atravessado o estreito escoltando dois navios comerciais estadunidenses como parte do plano de Trump, anunciado nesse domingo (3), para restabelecer o comércio em Ormuz.

Lula: Desenrola Brasil ajudará população a “tirar corda do pescoço”

Avião cai em área residencial de Belo Horizonte e deixa mortos e feridos

“Como primeiro passo, dois navios mercantes de bandeira americana atravessaram com sucesso o Estreito de Ormuz e estão a caminho de sua jornada em segurança”, diz comunicado dos militares estadunidenses.

Segundo os EUA, a missão inclui navios de guerra de mísseis guiados, mais de 100 aeronaves terrestres e marítimas e 15 mil militares.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Em contrapartida, a Guarda Revolucionária do Irã divulgou mapa com nova área de controle marítimo sobre Ormuz com duas linhas de segurança que funcionariam como “novas fronteiras de controle” do Estreito.

Avião de bimotor cai e bate em prédio em Belo Horizonte

Embraer assina contrato de venda de aviões para os Emirados Árabes

O novo Estreito de Ormuz controlado pelas Forças Armadas da República Islâmica do Irã. Ao sul, uma linha entre o Monte Mubarak, no Irã, e o sul de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos. A oeste, uma linha entre a ponta da Ilha de Qeshm, no Irã, e Umm Al Quwain, nos Emirados Árabes Unidos – Tasnim News Agency/Divulgação

Petróleo 

Em meio a essa guerra de narrativas sobre a navegação no Estreito de Ormuz, por onde transitavam até 20% do petróleo do planeta, o preço do barril do petróleo Brent, referência no mercado, subiu 5% nesta segunda-feira, ultrapassando os US$ 114 dólares.

Ao anunciar o plano para restabelecer o comércio na região, Donald Trump ameaçou o Irã caso o “processo” de navegação for impedido. “Essa interferência terá, infelizmente, de ser combatida com firmeza”, disse em uma rede social.

As autoridades iranianas têm insistido que não é possível reabrir o Estreito de Ormuz por meio das redes sociais, somente por meio de uma negociação que coloque um fim definitivo à guerra, incluindo a frente no Líbano.

Um dos mais importantes comandantes do Irã, o major-general Ali Abdollahi, aconselhou os navios comerciais e petroleiros “a se absterem de qualquer tentativa de passar pelo Estreito de Ormuz sem coordenação com as Forças Armadas [do Irã] estacionadas lá para não colocar em risco sua segurança”.

Há relatos de dois navios comerciais atacados no Estreito de Ormuz em 24 horas. A Marinha do Irã, por outro lado, diz que impediu a passagem de navios estadunidense-israelenses pelo Estreito, tendo atingido um navio de guerra dos EUA no Golfo do Omã. Os militares dos EUA negam terem sido afetados.

 

João Pessoa sedia abertura da campanha nacional ‘Respira + Brasil’ com atendimentos gratuitos no Parque Solon de Lucena

A Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF-PB), sedia, nesta terça-feira (5) o lançamento da campanha nacional “Respira + Brasil”, que acontece no Parque Solon de Lucena, a partir das 9h, e contará com atendimentos gratuitos e ações que serão replicadas em todo o país.

A iniciativa é a maior mobilização já realizada no Brasil voltada ao rastreamento da asma e ao uso racional de medicamentos e celebra, simultaneamente, o Dia Mundial da Asma e o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

Com a expectativa de atender mais de 300 pessoas durante a manhã, no Parque Solon de Lucena, o evento da Prefeitura, CRF e CRM-PB contará com atendimento clínico-farmacêutico, avaliação da função respiratória, vacinação, auriculoterapia e treinamentos práticos sobre o uso de inaladores.

O público também receberá orientações sobre o programa “Remédio em Casa” e sobre o descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso.

A escolha da capital paraibana como sede deste evento nacional reforça o protagonismo da cidade nas políticas de assistência farmacêutica e a estratégia da gestão municipal em humanizar o atendimento, levando serviços especializados para os espaços públicos.

“A Secretaria de Saúde capacitou, no decorrer do ano de 2025, 62 farmacêuticos especialistas em cuidado farmacêutico, incluindo o tratamento da asma. Nosso propósito com esta campanha é fortalecer o papel do farmacêutico no cuidado às condições respiratórias crônicas, garantindo que o paciente receba a orientação correta e tenha mais qualidade de vida”, destacou Gilcélia Menezes, diretora da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A mobilização nacional seguirá percorrendo diversas cidades brasileiras até o dia 21 de junho e responde a dados alarmantes: no Brasil, a asma está associada a cerca de duas mil mortes por ano.

Segundo a PubMed, uma das bases de dados científicos mais respeitadas do mundo na área da saúde, os dados sobre o tratamento da asma revelam um cenário preocupante, cerca de 87% dos pacientes utilizam incorretamente os dispositivos inalatórios, as populares ‘bombinhas’, enquanto apenas 31% dos profissionais de saúde dominam a técnica adequada.

Publicado em Sem categoria