Florianópolis sedia 25ª Feira do Mel de Santa Catarina, entre 10 e 13 de junho

Foto: Cristina Gallo/Feira do Mel

A 25ª Feira do Mel de Santa Catarina será realizada entre os dias 10 e 13 de junho, no Largo da Alfândega, em Florianópolis, reunindo produtores, associações e instituições ligadas à apicultura e meliponicultura catarinense. O evento, que é um dos principais do setor no estado, funcionará das 8h às 19h, com exceção do sábado, 13, quando o encerramento ocorrerá às 16h.

A 25ª Feira do Mel de Santa Catarina é organizada pela Faasc, Epagri, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio do Sebrae/SC, Faesc/Senar/SC, UFSC, Cidasc e Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A atuação conjunta dessas instituições tem contribuído para consolidar o estado entre as principais referências da apicultura nacional.

Com uma estrutura de aproximadamente 600 metros quadrados, a feira terá 35 estandes, alguns de associações de apicultores e meliponicultores, representando mais de 300 produtores catarinenses e dezenas de marcas de mel e derivados. Com base nas edições anteriores, a expectativa da organização é comercializar entre 45 mil e 55 mil quilos de mel e produtos da colmeia ao longo dos quatro dias de programação.

O público encontrará mel com preços tabelados e acessíveis, sendo o mel silvestre comercializado a R$ 40 o quilo e o mel de melato da bracatinga a R$ 55 o quilo. Além de aproximar produtores e consumidores por meio da venda direta, a feira busca fortalecer a agricultura familiar, ampliar o acesso a produtos de origem garantida e valorizar a produção catarinense.

Expectativa é comercializar entre 45 mil e 55 mil quilos de mel e produtos da colmeia (Foto: Cristina Gallo)

A programação contará com atividades paralelas voltadas à gastronomia, difusão de conhecimento e valorização da cadeia produtiva do mel. Além disso haverá o lançamento de diversos produtos. O público também poderá conhecer exemplares de colmeias de abelhas sem ferrão, reforçando o espaço dedicado à meliponicultura dentro da programação. O objetivo é ampliar a experiência dos visitantes e fortalecer a aproximação entre o meio urbano e os produtores.

Produtos que serão comercializados

  • mel multifloral e monofloral
  • mel composto
  • mel de Melato da Bracatinga
  • méis de abelhas sem ferrão
  • mel em favos
  • mel cremos
  • extrato de própolis
  • extrato de própolis de abelhas sem ferrão
  • própolis in natura
  • pólen
  • geleia real
  • cera de abelha
  • velas artesanais de cera

A feira também terá uma linha de produtos derivados e alimentos elaborados com mel:

  • pomadas
  • sabonetes
  • shampoos
  • cremes faciais
  • batons
  • bolos
  • cucas
  • bolachas
  • pães
  • trufas
  • alfajores
  • pé de moleque
  • mel com nozes
Feira também vai oferecer bebidas produzidas a partir do mel (Foto: Cristina Gallo)

Santa Catarina é referência nacional

Santa Catarina ocupa posição de destaque na apicultura brasileira. Dados da Cidasc (2024) apontam que o Estado possui 13.401 apicultores e mais de 358.931 colmeias de Apis mellifera distribuídas por todas as regiões.

Segundo o IBGE (2023), o Estado é o oitavo maior produtor nacional de mel, com produção estimada em 4.234 toneladas. O mel catarinense também é reconhecido internacionalmente pela qualidade e Santa Catarina ocupa a posição de terceiro maior exportador brasileiro, com 5.476,8 toneladas exportadas. O estado tem ainda a melhor produtividade por área do país, com uma média de 68 kg/km², e enquanto nos demais estados brasileiros fica em torno de 4,8 kg/km².

Esse desempenho é resultado da tradição dos produtores catarinenses e do trabalho desenvolvido por instituições de assistência técnica e fortalecimento da cadeia produtiva, como Epagri, Cidasc, Senar e Sebrae. A Faasc (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), que reúne 50 associações filiadas e representa mais de dois mil produtores, também desempenha papel estratégico no desenvolvimento do setor.

Serviço
O quê: 25ª Feira do Mel de Santa Catarina
Quando: 10 a 12 de junho, das 8h às 19h, e 13 de junho das 8h às 16h
Onde: Largo da Alfândega – Florianópolis (SC)
Entrada gratuita

Por: Cristina Gallo, assessora de imprensa da 25ª Feira do Mel de Santa Catarina

Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri
imprensa@epagri.sc.gov.br / (48) 3665-5407/91661-6596

Leo Bezerra abre nova turma do curso de corte e costura e anuncia 10 novos polos capacitantes

Capacitar para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, estimular o espírito empreendedor de mulheres e homens do Alto do Mateus para que possam gerar renda e conquistar autonomia financeira. Com esse objetivo, o prefeito Leo Bezerra abriu, nesta segunda-feira (8), mais uma turma do curso de costura voltado à produção de peças de moda praia, como biquínis, sungas, cangas e bolsas. Na ocasião, o gestor também anunciou a criação de 10 novos polos de costura em João Pessoa.

De acordo com o prefeito, os novos polos serão viabilizados por meio de emenda parlamentar do orçamento federal, que garantirá a aquisição de kits de máquinas de costura, totalizando cerca de 80 equipamentos, além de outros materiais necessários para a formação de mão de obra qualificada.

Atualmente, 142 pessoas já foram capacitadas pela iniciativa, sendo 93 no curso de enxoval para bebê e 49 no curso de moda praia. Os cursos são promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec).

“Todos e todas que encaminharem emendas e ações para João Pessoa terão o nosso reconhecimento, independentemente de bancada de situação ou de oposição. Estamos aqui para trabalhar pela cidade. Ver este polo de costura e lembrar de como o encontramos antes, e de como conseguimos transformá-lo para gerar oportunidades, é motivo de satisfação”, afirmou o prefeito, que esteve acompanhado da primeira-dama de João Pessoa, Bruna Nóbrega.

Ampliando alcance – A meta inicial do programa era atender 200 alunos, mas o prefeito ampliou o número para 240 participantes, garantindo mais oportunidades de qualificação profissional. Até o momento, já foram realizadas quatro turmas do curso de enxoval para bebê e duas de moda praia. A gestão municipal também confirmou a abertura de mais três turmas de moda praia, com previsão de atender cerca de 90 novos alunos.

Atendimento e capacitação – A secretária de Desenvolvimento Social, Norma Gouveia, explicou que a seleção dos participantes é realizada por meio da plataforma João Pessoa na Palma da Mão. “Quando as turmas iniciam os cursos, a primeira etapa é voltada ao empreendedorismo. Em seguida, os alunos passam para as aulas práticas e para a formação técnica em costura. Com o anúncio dos novos kits de máquinas, vamos ampliar esse trabalho em função dos resultados obtidos e da grande demanda. Vamos nos reunir com as comunidades para planejar o funcionamento desses novos polos”, projetou a secretária.

Acompanhamento – O curso é dividido em três turmas, nos turnos da manhã, tarde e noite. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira no Polo de Costura do Alto do Mateus. A capacitação ensina técnicas aplicadas à produção de peças de moda praia, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e geração de renda. Presente na solenidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Bruno Farias, destacou que os participantes também poderão acessar o programa de microcrédito ‘Eu Posso’.

“Queremos impulsionar os novos negócios que surgirão daqui. Muitas dessas pessoas capacitadas poderão abrir o próprio empreendimento. Por isso, colocamos o ‘Eu Posso’ e a ‘Sala do Empreendedor’ à inteira disposição para fortalecer essas políticas públicas e apoiar quem deseja empreender”, afirmou Bruno Farias.

Carreira e mercado – Entre os participantes, Bruno Moura já concluiu dois cursos — moda praia e enxoval para bebê. Ele destacou que o aprendizado adquirido já permite desenvolver suas próprias peças. “Eu faço meus figurinos, e muitas pessoas usam roupas produzidas por mim. A importância de cursos como este é imensurável, porque também recebemos orientação sobre empreendedorismo e acompanhamento para seguir uma carreira. Hoje, a palavra é gratidão”, comemorou.

Publicado em Sem categoria

Prefeitura de João Pessoa certifica idosos do curso ‘Digital para Todos’ e inicia novas turmas

Nesta terça-feira

Prefeitura de João Pessoa certifica idosos do curso ‘Digital para Todos’ e inicia novas turmas


08/06/2026 |
16:30 |
214

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa (Sedhuc) realiza, nesta terça-feira (9), a certificação de cerca de 45 idosos participantes do curso ‘Digital para Todos’, iniciativa que promove a inclusão da pessoa idosa por meio do ensino prático do uso de smartphones e ferramentas tecnológicas.

A solenidade será às 14h no auditório da Superintendência de Educação à Distância da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Campus I, reunindo os concluintes de duas turmas atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Mangabeira e do Grotão. Durante o evento, além da entrega dos certificados, também será realizada a aula inaugural de duas novas turmas, que devem atender aproximadamente 60 novos alunos.

O curso tem como objetivo fortalecer a autonomia e a inclusão social das pessoas idosas, ensinando desde funções básicas do celular até o uso de aplicativos de comunicação, acesso a aplicativos de bancos, redes sociais e recursos que facilitam o dia a dia.

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Acessuas Trabalho, em parceria com o IEC Brasil, para promover o envelhecimento ativo, garantindo mais independência, segurança e qualidade de vida aos participantes.

Agência Minas Gerais | Governo de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticas

O governador Mateus Simões participou, nesta segunda-feira (8/6), do lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais (2026–2031), instrumento estratégico que passa a orientar as ações de prevenção, preparação e resposta aos incêndios em vegetação em todo o território mineiro. Na oportunidade, também foi apresentada a edição 2026 do Programa Minas Contra o Fogo, que constitui a etapa operacional do plano.

“Lançamos hoje um plano que vai cobrir o período de cinco anos de atuação, com um orçamento de R$ 440 milhões, distribuídos entre esforço humano, equipamentos, capacitação e tecnologia de monitoramento, para que, com a ajuda da academia e das entidades parceiras, a gente possa passar por esse próximo ano com o mínimo de perdas possível”, ressaltou Mateus Simões.

Os recursos serão destinados à contratação de brigadistas, locação de veículos e aeronaves, fortalecimento da infraestrutura de comunicação, manutenção da Força-Tarefa Previncêndio, aquisição de equipamentos, materiais e tecnologias especializadas, além da ampliação das estruturas de monitoramento e coordenação operacional.

O investimento demonstra o compromisso do Governo de Minas com uma política pública permanente de gestão dos incêndios florestais. Construído de forma integrada por órgãos públicos, instituições ambientais, Forças de Segurança, universidades, setor produtivo e sociedade civil, o plano de enfrentamento aos incêndios estabelece as diretrizes que nortearão a atuação conjunta do Estado frente aos desafios ambientais da atualidade.

“O Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais visa reduzir dados de incêndios florestais e também diminuir área queimada. O nosso objetivo de fato é conseguir diminuir a área queimada, para que, se caso o foco exista, o combate seja mais rápido e efetivo, para que não se alastre”, explicou a comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Jordana Daldegan.

A iniciativa busca fortalecer a governança interinstitucional, ampliar a capacidade de atuação coordenada dos diversos órgãos envolvidos e consolidar uma estratégia permanente de proteção da vida, do patrimônio ambiental e dos recursos naturais de Minas Gerais.

Além disso, também estabelece as bases para a construção de ações práticas entre os diversos órgãos participantes, com definição de metas, indicadores e responsabilidades compartilhadas.

A expectativa é que, com o plano, haja a redução progressiva das áreas queimadas, o fortalecimento da proteção das Unidades de Conservação (UCs), a ampliação da capacidade de monitoramento e resposta, além do aumento da resiliência dos territórios mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas. Uma das principais ações previstas pelo CBMMG é a instalação de oito Bases Operacionais Avançadas em UCs estratégicas, incluindo uma nova base na Serra do Papagaio.

Mudanças climáticas

A elaboração do plano ocorre em um contexto de crescente preocupação com os efeitos das mudanças climáticas. Nos últimos anos, Minas Gerais tem enfrentado períodos de estiagem mais prolongados, temperaturas elevadas e eventos climáticos extremos que aumentam significativamente a ocorrência e a severidade dos incêndios florestais.

As equipes técnicas acompanharão atentamente os possíveis reflexos de fenômenos climáticos globais, como o El Niño, que podem intensificar secas, ondas de calor e condições favoráveis à propagação do fogo em diversas regiões do estado.

Prevenção

O Corpo de Bombeiros vem ampliando investimentos em prevenção, capacitação e inovação. Entre as ações desenvolvidas estão a Operação Alerta Verde, a formação de brigadistas florestais, cursos especializados em combate a incêndios florestais, geoprocessamento e manejo integrado do fogo, além da utilização de drones, geotecnologias e plataformas de monitoramento em tempo real, como o GeoFogo.

Durante os períodos críticos, o CBMMG também mobiliza estruturas especializadas, como os Núcleos de Incêndios Florestais, o Batalhão de Operações Aéreas, o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e a Força-Tarefa Previncêndio, responsável pela coordenação integrada das operações de combate em todo o território mineiro.

Publicado em Sem categoria

GCM registra 158 atendimentos em maio – Prefeitura Municipal de Ubatuba

A Guarda Civil Municipal de Ubatuba (GCM) realizou 158 atendimentos operacionais durante o mês de maio, conforme levantamento divulgado pela corporação. As ocorrências abrangeram desde ações de segurança preventiva, fiscalização de trânsito, apoio social até suporte a diferentes setores da administração municipal.

Entre as demandas mais registradas no período, estiveram os atendimentos relacionados à perturbação do sossego, com 24 ocorrências, além do apoio às unidades escolares da rede municipal e das ocorrências de trânsito, ambas com 22 registros. O recolhimento de veículos somou 16 atendimentos e o suporte a eventos promovidos pela Prefeitura de Ubatuba e pela Câmara Municipal contabilizou 15 ocorrências.

Os dados também apontam a atuação integrada da GCM com outros órgãos municipais. Ao longo do mês, foram realizados 59 atendimentos em apoio a setores como Educação, Infraestrutura, Fiscalização, Santa Casa e eventos institucionais. As ações de caráter social, incluindo apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), atendimento a pessoas em situação de rua e registros de pessoas desaparecidas, totalizaram 17 ocorrências.

As atividades relacionadas ao trânsito também tiveram destaque, com 40 atendimentos envolvendo ocorrências viárias, acidentes e recolhimentos de veículos, representando cerca de um quarto das demandas registradas no mês. Além disso, foram confeccionados 21 boletins de ocorrência pela corporação.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Ramos, destacou que os números refletem o trabalho permanente desenvolvido pela corporação em diferentes frentes de atuação e a integração com as demais forças de segurança. “A Guarda atua diariamente em apoio à população, às secretarias municipais e às forças policiais. A integração entre a GCM, as Polícias Civil e Militar e o uso da tecnologia têm contribuído para ampliar a capacidade de resposta das equipes. Um exemplo recente foi a recuperação de um veículo furtado, localizada a partir do monitoramento integrado entre o sistema Muralha Paulista e as câmeras do Centro de Operações Integradas (COI), demonstrando a importância do compartilhamento de informações para o trabalho de segurança no município”, afirmou.

A atuação faz parte das ações contínuas desenvolvidas pela Guarda Civil Municipal, que mantém atendimento diário às ocorrências registradas em diferentes regiões da cidade, em apoio à segurança pública e aos serviços municipais.

 

Publicado em Sem categoria

AUTORIZAÇÃO DA DISPENSA N.16/2026 – Prefeitura Municipal de Bonito

Autorizo a Dispensa de Licitação, fundamentada no art. 75, II da Lei Federal nº 14.133/2021, conforme solicitação, justificativa e parecer jurídico constante no processo abaixo, tendo como objeto a contratação de empresa especializada para fornecimento de sistema informatizado para gestão e fiscalização da micromobilidade urbana, destinado ao cadastro, controle e monitoramento de bicicletas elétricas e veículos autopropelidos no Município de Bonito/MS, incluindo implantação, treinamento, suporte técnico, manutenção e atualização contínua.

AUTORIZO a Dispensa em cumprimento às determinações contidas no art. 72, VIII da Lei retro mencionada.

DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 16/2026

Campanha do Agasalho ganha ponto de arrecadação em Drive-Thru – CGNotícias

Mutirão na PED identifica etnias e amplia garantia de direitos a indígenas privados de liberdade

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 56/2026

FAVORECIDO: MARCUS VINICIUS GONÇALVES CAVALHEIRO

CNPJ: 12.409.526/0001-09

VALOR: R$ 16.403,00 (dezesseis mil quatro centros e três reais).

Noroeste recebe primeira ação de junho do Consultório Móvel da Subea – CGNotícias

Campo Grande recebe debate da Semana Nacional de Arquivos – CGNotícias

PRAZO: 12 (doze) meses.

Bonito-MS, 08 de junho de 2026

Josmail Rodrigues,

Prefeito Municipal.

Publicado em Sem categoria

Em clima de Copa, campanha pede ‘cartão vermelho ao trabalho infantil’

Por MRNews

Com a atenção voltada à Copa do Mundo FIFA de futebol, entidades de defesa dos direitos do trabalhador e da criança e do adolescente lançaram a campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. A mobilização faz parte da mobilização global em torno do Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho,

Lideram a iniciativa o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Justiça do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho (FNPETI). 

O objetivo da campanha é fortalecer o engajamento de instituições públicas, organizações da sociedade civil, setor privado e cidadãos no enfrentamento ao trabalho infantil, em especial em um contexto de desigualdades sociais. 

Enamed 2026: inscrições estarão abertas de 15 a 29 de junho

Edital destina R$ 4 milhões à adaptação climática comunitária

No site oficial do FNPETI, é possível encontrar uma cartilha com orientações para mobilizações sociais, legislações ligadas à causa, e peças de comunicação da campanha. 

Entidades públicas e privadas, organizações da sociedade civil e cidadãos e cidadãs já podem aderir à campanha. Caso testemunhe uma situação de trabalho infantil, qualquer pessoa pode fazer a denúncia no MPT (www.mpt.mp.br), no Sistema Ipê do Ministério do Trabalho e Emprego (ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br) ou no Disque 100.

Trabalho Infantil

Segundo dados da OIT, cerca de 138 milhões de crianças estão em situação de trabalho infantil no mundo. No Brasil, de acordo com um levantamento de 2024, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número estimado é de 1,64 milhão. 

A pesquisa do IBGE apontou que, entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho infantil, apenas 88,8% eram estudantes, enquanto 97,5% da população total dessa faixa etária frequenta escolas.

MPF aciona Hospital Albert Einstein por descumprir cotas em residência

Pai de Henry Borel pede anulação de julgamento de Monique Medeiros

A maior diferença aparece entre adolescentes de 16 e 17 anos, em que a frequência escolar chega a 81,8% entre aqueles em situação de trabalho infantil. 

O estudo mostra também que houve um aumento de 2,1% de jovens nessa condição, quando os dados são comparados com os de 2023. As maiores altas foram registradas nas regiões Sul e Nordeste, enquanto os maiores índices de queda foram na Região Norte do país. 

Do total apresentado pelo IBGE, 560 mil estavam em atividades previstas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP). Esse grupo inclui atividades com maior potencial de dano à saúde, segurança e moral, como, por exemplo, exploração sexual e trabalhos em condições insalubres. 

Além de comprometer a escolarização e o desenvolvimento, o trabalho infantil expõe crianças e adolescentes a riscos ocupacionais e agravos à saúde. O Ministério Público do Trabalho aponta que, entre 2007 e 2024, foram mais de 45 mil acidentes de trabalho graves envolvendo crianças e adolescentes no país. 

Mobilização social

Em nota, o diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho para o Brasil, Vinícius Pinheiro, ressalta a importância da mobilização:

“Em um ano em que os países estarão unidos pela paixão do futebol durante a Copa do Mundo, a campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil no Brasil une-se à campanha global da OIT para alertar que também precisamos nos unir em defesa das crianças”. 

A coordenadora nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho (MPT), Fernanda Brito Pereira, acrescenta que o trabalho infantil ainda é naturalizado e invisibilizado, o que torna mais difícil o enfrentamento à prática. 

“A campanha busca possibilitar que crianças e adolescentes se apropriem de seus direitos e compreendam as situações de violação que vivenciam para que possam denunciá-las quando não conseguirem evitá-las. O objetivo é que o esclarecimento contribua para prevenir o trabalho infantil e fortalecer a proteção integral das infâncias e das adolescências”, explica. 

*Estagiária sob supervisão da jornalista Mariana Tokarnia. 

Agência Minas Gerais | Governo de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticas

O governador Mateus Simões participou, nesta segunda-feira (8/6), do lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais (2026–2031), instrumento estratégico que passa a orientar as ações de prevenção, preparação e resposta aos incêndios em vegetação em todo o território mineiro. Na oportunidade, também foi apresentada a edição 2026 do Programa Minas Contra o Fogo, que constitui a etapa operacional do plano.

“Lançamos hoje um plano que vai cobrir o período de cinco anos de atuação, com um orçamento de R$ 440 milhões, distribuídos entre esforço humano, equipamentos, capacitação e tecnologia de monitoramento, para que, com a ajuda da academia e das entidades parceiras, a gente possa passar por esse próximo ano com o mínimo de perdas possível”, ressaltou Mateus Simões.

Os recursos serão destinados à contratação de brigadistas, locação de veículos e aeronaves, fortalecimento da infraestrutura de comunicação, manutenção da Força-Tarefa Previncêndio, aquisição de equipamentos, materiais e tecnologias especializadas, além da ampliação das estruturas de monitoramento e coordenação operacional.

O investimento demonstra o compromisso do Governo de Minas com uma política pública permanente de gestão dos incêndios florestais. Construído de forma integrada por órgãos públicos, instituições ambientais, Forças de Segurança, universidades, setor produtivo e sociedade civil, o plano de enfrentamento aos incêndios estabelece as diretrizes que nortearão a atuação conjunta do Estado frente aos desafios ambientais da atualidade.

“O Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais visa reduzir dados de incêndios florestais e também diminuir área queimada. O nosso objetivo de fato é conseguir diminuir a área queimada, para que, se caso o foco exista, o combate seja mais rápido e efetivo, para que não se alastre”, explicou a comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Jordana Daldegan.

A iniciativa busca fortalecer a governança interinstitucional, ampliar a capacidade de atuação coordenada dos diversos órgãos envolvidos e consolidar uma estratégia permanente de proteção da vida, do patrimônio ambiental e dos recursos naturais de Minas Gerais.

Além disso, também estabelece as bases para a construção de ações práticas entre os diversos órgãos participantes, com definição de metas, indicadores e responsabilidades compartilhadas.

A expectativa é que, com o plano, haja a redução progressiva das áreas queimadas, o fortalecimento da proteção das Unidades de Conservação (UCs), a ampliação da capacidade de monitoramento e resposta, além do aumento da resiliência dos territórios mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas. Uma das principais ações previstas pelo CBMMG é a instalação de oito Bases Operacionais Avançadas em UCs estratégicas, incluindo uma nova base na Serra do Papagaio.

Mudanças climáticas

A elaboração do plano ocorre em um contexto de crescente preocupação com os efeitos das mudanças climáticas. Nos últimos anos, Minas Gerais tem enfrentado períodos de estiagem mais prolongados, temperaturas elevadas e eventos climáticos extremos que aumentam significativamente a ocorrência e a severidade dos incêndios florestais.

As equipes técnicas acompanharão atentamente os possíveis reflexos de fenômenos climáticos globais, como o El Niño, que podem intensificar secas, ondas de calor e condições favoráveis à propagação do fogo em diversas regiões do estado.

Prevenção

O Corpo de Bombeiros vem ampliando investimentos em prevenção, capacitação e inovação. Entre as ações desenvolvidas estão a Operação Alerta Verde, a formação de brigadistas florestais, cursos especializados em combate a incêndios florestais, geoprocessamento e manejo integrado do fogo, além da utilização de drones, geotecnologias e plataformas de monitoramento em tempo real, como o GeoFogo.

Durante os períodos críticos, o CBMMG também mobiliza estruturas especializadas, como os Núcleos de Incêndios Florestais, o Batalhão de Operações Aéreas, o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e a Força-Tarefa Previncêndio, responsável pela coordenação integrada das operações de combate em todo o território mineiro.

inscrições estarão abertas de 15 a 29 de junho

As inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2026 poderão ser feitas entre os dias 15 e 29 de junho, exclusivamente pelo Sistema Enamed. 

No mesmo período, os participantes poderão solicitar tratamento pelo nome social e atendimento especializado. Neste último caso, o Inep vai assegurar os recursos de acessibilidade para participantes que comprovem a necessidade e tenham sua solicitação aprovada pela autarquia federal.

As regras e prazos foram definidos no o edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Edital destina R$ 4 milhões à adaptação climática comunitária

MPF aciona Hospital Albert Einstein por descumprir cotas em residência

Quem deve participar

O Enamed é obrigatório para estudantes concluintes dos cursos de graduação em medicina habilitados e inscritos pelo coordenador de curso e avaliado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2026.

Também será obrigatória a participação dos estudantes do quarto ano de medicina inscritos pelo coordenador do curso de graduação das instituições de ensino.

Para todos os estudantes nestas duas condições inscritos pelos coordenadores de curso no Enade dos cursos de medicina, a inscrição estará confirmada no Enamed.

Além disso, o exame poderá ser realizado de forma voluntária por médicos já graduados interessados em utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027.

Pai de Henry Borel pede anulação de julgamento de Monique Medeiros

Confiança do consumidor paulistano registra queda de 0,4% em maio

Todos os participantes deverão preencher o questionário do estudante destinado a coletar informações que permitam caracterizar o perfil do candidato e o contexto de sua formação. 

Provas

As provas do Enamed serão aplicadas na tarde de 13 de setembro, em todos os estados e no Distrito Federal por uma instituição contratada pelo Inep.

O caderno de prova terá 100 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas e uma única resposta correta.

A nota do Enamed, calculada com base na escala de proficiência da TRI, terá validade de três anos, exceto para estudantes do quarto ano de graduação.

Enare

Os participantes concluintes ou graduados que desejarem usar os resultados do Enamed para participação no Enare deverão seguir as regras previstas no edital do processo seletivo da residência médica, incluindo critérios de inscrição, pagamento de taxa e eventuais pedidos de isenção.

A novidade desta edição é que quem tem resultado válido do Enamed 2025 poderá escolher, no momento da inscrição, entre usar a nota já obtida para participar do Enare ou realizar o Enamed em 2026 para obter uma nova nota.

As regras de inscrição, de pagamento da taxa de inscrição e/ou de isenção da taxa do Enare 2026/2027 estão previstas em edital próprio, publicado pela HU Brasil, a antiga Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Publicado em Sem categoria

Umuarama vence o Tubarão e entra na zona de classificação – LNF

Léo Brum foi o destaque da noite com dois gols. | Foto: Diego Ianesko

O Umuarama confirmou a boa fase na LNF Cresol 2026 ao vencer o Tubarão por 4 a 0, nesta segunda-feira (8), no Ginásio Amário Vieira da Costa. Léo Brum marcou duas vezes, enquanto Vini e João completaram o placar da equipe paranaense.

Com o resultado, o Umuarama chegou aos 11 pontos e assumiu a nona colocação na tabela, entrando na zona de classificação para os playoffs. Já o Tubarão permaneceu com cinco pontos e caiu para a 13ª posição, aumentando a pressão na luta pela recuperação dentro da competição.

Na próxima rodada, o Umuarama volta à quadra fora de casa para enfrentar o São José, enquanto o Tubarão recebe o Minas em confronto direto na parte de baixo da classificação.

Publicado em Sem categoria