Periferia Viva leva melhorias habitacionais, pavimentação e investimentos de R$ 30,5 milhões ao Novo Samambaia

O bairro Novo Samambaia, em Campo Grande, passou a contar nesta segunda-feira (2) com um Posto Territorial do programa Periferia Viva – Favelas, iniciativa que beneficiará diretamente 463 famílias da comunidade. Mais do que um espaço físico de atendimento, o posto funcionará como um local de acolhimento, escuta e acompanhamento individualizado dos moradores durante todas as etapas do projeto.

O Periferia Viva é uma iniciativa integrada ao Novo PAC, voltada à melhoria das condições de moradia e infraestrutura em favelas e áreas vulneráveis. O programa reúne ações de urbanização, regularização fundiária, construção e reforma de banheiros, além de melhorias habitacionais e obras de infraestrutura urbana. No Novo Samambaia, o projeto será executado por meio de uma parceria entre o governo federal, o Governo do Estado — por intermédio da Agehab e da Agesul —, a Prefeitura de Campo Grande e a Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento de até R$ 30,5 milhões destinados ao atendimento de famílias com renda de até três salários mínimos. 

Muitas das famílias vivem desde 2016 na antiga ocupação do Clube de Campo Samambaia e convivem diariamente com problemas relacionados à infraestrutura urbana e às condições habitacionais. A proposta do programa é atuar diretamente nessas demandas, promovendo melhorias nas residências e investimentos estruturantes para toda a comunidade.

Governo do Estado também autorizou a ordem de serviço para obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Novo Samambaia (foto: Chico Ribeiro)

Além das intervenções habitacionais, o projeto prevê a ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Macaúbas e a construção de uma praça de convivência, criando novos espaços de lazer, integração comunitária e fortalecimento dos vínculos entre os moradores.

A inauguração do Posto Territorial representa um importante avanço para a comunidade ao aproximar o poder público dos moradores e garantir que as intervenções sejam planejadas a partir das necessidades reais de cada família. Mais do que obras e melhorias urbanas, o programa busca promover dignidade, segurança e qualidade de vida para quem há anos enfrenta dificuldades dentro da própria residência.

Pavimentação e drenagem

Durante evento realizado hoje (2), o Governo do Estado também autorizou a ordem de serviço para obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Novo Samambaia.

Serão contempladas as ruas Asplênio, Avenca, Buxinho, Centopeia, Chicória, Verbena, Rosa do Deserto, Estrela do Sul, Yucca, Junco, Maranta, Margarida, Magnólia, Oleandro, Lírio 1, Lírio 2, Lírio 3, Gaura e Paulistinha.

Segundo o secretário interino da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), Luiz Octávio da Silva Chiarello, as obras fazem parte de um conjunto de investimentos viabilizados por meio da parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal.

Ivonete Cruz Santos conta que já realizou algumas melhorias, mas ainda enfrenta dificuldades para concluir a reforma da residência (foto: Álvaro Rezende)

“Dos recursos contratados, aproximadamente R$ 8 milhões serão destinados às obras de pavimentação e drenagem no Novo Samambaia. Também está prevista a ampliação e reforma da UBS da região, com investimento de cerca de R$ 2,5 milhões”, destacou.

De acordo com o secretário-adjunto, após a emissão da ordem de serviço, a empresa responsável pelas obras, BMP Construções, iniciará imediatamente a mobilização dos equipamentos e equipes, com previsão de início dos trabalhos nos próximos dias.

Para Chiarello, os investimentos demonstram a importância da integração entre os entes públicos para atender às necessidades da população.

“A união entre os governos Federal, Estadual e Municipal permite transformar financiamentos e investimentos em obras concretas para quem mais precisa. São ações que levam infraestrutura, serviços públicos e mais qualidade de vida para a população”, afirmou.

Atendimento próximo das famílias

No Posto Territorial, os moradores poderão apresentar suas principais demandas e receber orientação técnica para elaboração dos projetos habitacionais.

Entre as melhorias previstas estão reformas em banheiros, substituição de portas e janelas, adequações em telhados, melhorias estruturais, modernização das instalações elétricas, ampliação de cômodos, drenagem e pavimentação das vias.

Cada imóvel passará por avaliação individualizada, permitindo que as intervenções sejam planejadas de acordo com a realidade de cada família.

Sonho de concluir a casa própria

Entre os beneficiários está a dona de casa Ivonete Cruz Santos, moradora da comunidade há cerca de nove anos. Ela conta que já realizou algumas melhorias por conta própria, mas ainda enfrenta dificuldades para concluir a reforma da residência.

“Fiquei sabendo pelos grupos que temos na comunidade. Já fiz algumas melhorias na minha casa, mas ainda faltam alguns detalhes que precisam ser feitos”, relatou.

Segundo Ivonete, as principais necessidades atualmente envolvem a substituição de portas e janelas desgastadas pelo tempo.

“As portas e as janelas precisam ser trocadas porque já são antigas, estão lá desde o começo”, explicou.

Casada e mãe de duas filhas, de 9 e 13 anos, ela vive em uma casa com dois quartos, sala e cozinha. Seu principal objetivo é concluir a obra da cozinha e reorganizar os espaços da residência.

“Meu sonho é terminar minha casa. Quero concluir minha cozinha e deixar tudo do jeito que planejamos”, afirmou.

Para Ivonete, o programa representa a oportunidade de finalizar melhorias que não conseguiu realizar apenas com recursos próprios.

Um espaço para recomeçar

Outra moradora contemplada é Ana Carolina dos Santos da Silva, de 32 anos. Mãe da pequena Alice, ela mora na comunidade há cerca de seis meses e conta que recebeu o terreno de um antigo morador. “Ganhei esse terreno de um senhor que não mora mais aqui. Ele me cedeu o espaço e resolvi ficar”, contou.

Quando chegou ao local, a residência possuía apenas um quarto, cozinha e banheiro. “Eu morava com a minha mãe. Ter meu próprio espaço significou conquistar minha liberdade e começar do zero”, destacou.

Outra moradora contemplada é Ana Carolina dos Santos da Silva, mãe da pequena Alice (foto: Álvaro Rezende)

Agora, com a possibilidade de receber melhorias habitacionais, Ana já planeja ampliar a casa. “Quero construir mais um quarto, aumentar a cozinha e ampliar o espaço para fazer um quarto só para minha filha”, disse. Ela também pretende substituir portas e janelas, ampliar o banheiro e modernizar a instalação elétrica da residência. “É uma conquista muito importante. Ter a chance de melhorar minha casa e oferecer mais conforto para minha filha significa muito para nós”, afirmou.

Transformação social e urbana

Para a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, o Periferia Viva nasceu da necessidade de integrar regularização fundiária, infraestrutura e melhorias habitacionais para transformar a realidade das famílias do Novo Samambaia.

Segundo ela, o programa vai além da pavimentação e drenagem, promovendo melhorias nas residências, investimentos em saneamento, ampliação da UBS Macaúbas, construção de espaços de convivência e ações voltadas à qualificação profissional, geração de renda e fortalecimento comunitário.

“O grande diferencial deste projeto é que ele não olha apenas para a infraestrutura. Ele busca melhorar a qualidade de vida das famílias dentro de suas casas, garantindo moradias mais adequadas, melhores condições de saúde e mais dignidade para a população”, afirmou.

Maria do Carmo, da Agehab, explicou que o Programa integra a regularização fundiária, infraestrutura e melhorias habitacionais (foto: Chico Ribeiro)

Maria do Carmo destacou ainda que o projeto foi construído a partir do diálogo com os moradores e será executado de forma participativa.

“Este é um programa que não é realizado por um único governo. Ele reúne a Prefeitura, o Governo do Estado, o Governo Federal, a Assembleia Legislativa e, principalmente, a comunidade. Essa união é fundamental para levar desenvolvimento para quem mais precisa”, ressaltou.

A dirigente também destacou o compromisso do governador Eduardo Riedel com a iniciativa.

“O governador compreendeu a importância deste projeto para a qualidade de vida das famílias e assumiu o compromisso de garantir os investimentos necessários para que essas melhorias se tornem realidade”, concluiu.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Fotos: Álvaro Rezende e Chico Ribeiro

Publicado em Sem categoria

Problema operacional paralisa voos em São Paulo

Por MRNews

Uma falha operacional provocou a suspensão de pousos e decolagens em aeroportos de São Paulo na manhã desta terça-feira (2), segundo informou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

O problema afetou decolagens e aterrissagens nos aeroportos de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, e de Congonhas, na capital. 

Segundo o órgão do Comando da Aeronáutica, a falha foi uma “questão técnica externa”. Não foi informado quanto tempo durou a interrupção e nem o número de voos impactados.

Júri do caso Henry Borel entra na reta final; entenda próximos passos

China defende soberania brasileira e propõe ampliar cooperação

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

As partidas e chegadas já foram retomadas, segundo nota da Força Aérea Brasileira (FAB). 

De acordo com o Decea, foram tomadas as medidas de segurança cabíveis, “cumprindo todos os requisitos internacionais”.

Há quase dois meses, a cidade de São Paulo passou por um problema parecido, quando todos os aeroportos do estado foram afetados durante cerca de uma hora.

Papa nomeia primeira mulher para liderar comunicações do Vaticano

Nomad lança benefícios exclusivos para brasileiros na Copa do Mundo de 2026 e oferece cashback durante o torneio

Publicado em Sem categoria

População pode conferir apresentações da Orquestra Sinfônica de Sorocaba na Sala Fundec nos dias 18, 19 e 21 de junho – Agência de Notícias



2 de junho de 2026

12:55

Por: Maria Fernanda Arruda

Foto: Reprodução/Fundec

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) fará, nos dias 18, 19 e 21 de junho, às 20h e às 19h, respectivamente, um concerto especial, sob o comando do maestro Eduardo Pereira, na Sala Fundec. A apresentação contará, ainda, com a participação do solista Pedro Santos, vencedor do 1º Concurso Jovens Solistas Fundec 2025, no violoncelo.

A OSS é administrada pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), que conta com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Na ocasião, o público terá a oportunidade de ouvir um repertório com as obras “Tannhäuser”, de Richard Wagner; “Concerto para violoncelo nº 1 em lá menor”, de Camille Saint Saëns.; e “Bolero”, de Maurice Ravel.

O solista convidado, Pedro Santos, é aluno do Instituto Municipal de Música de Sorocaba desde 2022, chefe do naipe de violoncelos da Orquestra Acadêmica da Funserv. A participação como solista faz parte da proposta do Concurso Jovens Solistas da Fundec, que é ampliar a experiência artística e a formação prática de novos músicos em atuação junto à Orquestra Sinfônica de Sorocaba.

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 48 (inteira) e R$ 24 (meia), na sede da Fundec, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, ou pelo site: https://tinyurl.com/sinfonica-de-sorocaba A Fundec está localizada na Rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: eventos@fundecsorocaba.com.br, pelo telefone: (15) 3233-2220 ou pelo WhatsApp: (15) 99669-2817.

Publicado em Sem categoria

Audiência apresenta informações do transporte coletivo nesta terça (02)   – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande realiza nesta terça-feira (2) uma audiência pública para apresentar informações e relatórios produzidos durante a análise do contrato do transporte coletivo da Capital. O encontro marca mais uma etapa dos trabalhos conduzidos pela comissão instituída pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) e será aberto à participação da população. 

Durante a audiência, serão apresentados os levantamentos realizados pela comissão, além dos relatórios elaborados pelas agências reguladoras municipais responsáveis pela fiscalização do serviço. 

A procuradora-geral do Município e coordenadora da comissão, Cecília Rizkallah, destaca que a audiência integra o processo de análise do transporte coletivo e também garante espaço para a participação dos usuários. 

“Esta já é uma etapa prevista em todo o processo, além dessa apresentação, os usuários também serão ouvidos e suas manifestações inseridas nos atos do processo”, afirmou. 

Além de acompanhar a apresentação dos dados, os participantes poderão encaminhar contribuições e manifestações, que passarão a compor os documentos analisados pela comissão. 

A audiência é aberta a qualquer cidadão, entidade ou instituição interessada e a participação é gratuita. 

Serviço 

Audiência Pública sobre o Transporte Coletivo 
Data: 2 de junho de 2026 (terça-feira) 
Horário: 15h 
Local: Teatro Octávio Guizzo (no Paço) 

Manifestações: podem ser protocoladas até o dia da audiência pelo e-mail procurador@pgm.campogrande.ms.gov.br ou presencialmente na Procuradoria-Geral do Município, na Rua Marechal Rondon, nº 2.655, Centro. 

Publicado em Sem categoria

João Pessoa avança em empregos formais, volume de contratações e lidera crescimento entre capitais do Nordeste

João Pessoa assumiu a liderança no ranking de crescimento de empregos formais no Nordeste, com 38,96%, ficando na primeira colocação no aumento do estoque de empregos e na quarta posição entre as capitais que mais avançam no Brasil no volume de contratações. É o que aponta a pesquisa mais recente do novo Cadastro de Empregos e Desempregados (Caged), divulgada no dia 28 de maio pelo Governo Federal.

De acordo com o levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, entre as capitais do Nordeste, João Pessoa ocupa a primeira posição em crescimento percentual nos três horizontes analisados: crescimento em 2026 (avanço consistente já no início do ano), nos últimos 12 meses (a maior expansão do Nordeste) e nos últimos 5 anos e 4 meses (38,96% de expansão desde 2020).

A pesquisa aponta ainda que, além do ritmo de crescimento, João Pessoa concentra grande parte da atividade do mercado formal do Estado, respondendo por cerca de 48% de todas as contratações da Paraíba tanto em abril quanto no acumulado de 2026, ocupando a primeira posição entre os 223 municípios paraibanos.

Tendência positiva – Os dados do Caged para o mês de abril seguem a tendência positiva que vem acontecendo na Capital ao longo da série histórica dos últimos cinco anos. João Pessoa aumentou o seu estoque de + 1.144 carteiras assinadas, fruto de 10.723 admissões contra 9.579 demissões. A Capital paraibana é responsável em 57% do aumento do estoque de contratações em todo o Estado (+2.017).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Bruno Farias, os números refletem o compromisso de uma gestão municpal que trabalha diariamente para criar oportunidades e fortalecer o desenvolvimento econômico de João Pessoa.

“O crescimento expressivo do emprego formal nos últimos anos é resultado de um conjunto de ações voltadas à atração de investimentos, ao incentivo ao empreendedorismo e à construção de um ambiente cada vez mais favorável para quem deseja investir, produzir e gerar renda. Hoje, nossa Capital se consolida como uma referência no Nordeste, combinando crescimento econômico com geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da população”, reforçou.

O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, João Bosco, também comemora o resultado, ressaltando que o crescimento de quase 39% no emprego formal afirmando que isto não acontece por acaso. “É fruto de uma gestão que se dedicou a tornar João Pessoa um ambiente seguro e atraente para investidores e empreendedores. Hoje colhemos esse resultado: somos referência regional e geramos emprego de qualidade na nossa Capital”, completou.

Os três pilares analisados na pesquisa:

Crescimento em 2026: avanço consistente já no início do ano

No acumulado de janeiro a abril de 2026, o estoque de empregos formais de João Pessoa cresceu 1,76%, resultado de um saldo positivo de 4.129 postos (43.436 admissões contra 39.307 desligamentos). Esse desempenho coloca a cidade na 2ª posição entre as nove capitais nordestinas e na 6ª posição entre as 27 capitais brasileiras em crescimento percentual no período.

Últimos 12 meses: a maior expansão do Nordeste

No intervalo de maio de 2025 a abril de 2026, João Pessoa registrou crescimento de 6,50% no estoque de empregos, com saldo de 14.571 postos (127.737 admissões e 113.166 desligamentos). É o maior crescimento percentual entre todas as capitais do Nordeste e o 2º maior do Brasil, atrás apenas de Macapá (AP). A Capital paraibana superou centros como São Luís (6,17%), Aracaju (4,34%) e Salvador (3,86%) no período.

Últimos 5 anos e 4 meses: 38,96% de expansão desde 2020

Na comparação de longo prazo, entre dezembro de 2020 e abril de 2026, o estoque de empregos formais de João Pessoa saltou de 171.879 para 238.839 vínculos — um acréscimo de 66.960 postos de trabalho, o que representa um crescimento de 38,96%. Trata-se do maior crescimento percentual entre todas as capitais do Nordeste no período e do 4º maior entre as 27 capitais do país, à frente de capitais como Manaus, São Luis e Maceió.

Crescimento do estoque de empregos – Capitais do Nordeste (dez/2020 a abr/2026)

Posição       Capital                          Crescimento       

1ª                João Pessoa (PB)            38,96%

2ª                São Luis (MA)               33,65%

3ª                Maceió (AL)                  33,08%

4ª                Salvador (BA)                30,93%

5ª                Recife (PE)                    29,98%

6ª                Teresina (PI)                  28,40%

7ª                Fortaleza (CE)               27,82%

8ª                Aracaju (SE)                  25,71%

9ª                Natal (RN)                     23,81%

Maiores crescimentos entre as 27 capitais do Brasil (dez/2020 a abr/2026)

Posição       Capital                          Crescimento       

1ª                Macapá                         +55,11%

2ª                Boa Vista (RR)              +47,13%

3ª                Palmas (TO)                  +40,17%

4ª                João Pessoa (PB)            +38,96%

Fonte: Caged       

Júri do caso Henry Borel entra na reta final; entenda próximos passos

Por MRNews

O julgamento do caso Henry Borel, no 2° Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, entra nesta terça-feira (2) no nono dia. É o júri mais longo da história do estado, superando o da deputada cassada Flordelis, em novembro de 2022, que durou sete dias. Ela foi condenada por planejar o assassinato do marido.  

Do dia 25 de maio até segunda-feira (1º) foram ouvidas 22 testemunhas. O último a depor foi o médico Jeferson Evangelista Correa, contratado pela defesa de Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, um dos acusados da morte do menino Henry Borel, juntamente com a mãe do garoto Monique Medeiros. 

Segundo a acusação, a criança, então com 4 anos de idade, morreu após ser agredida pelo padrasto Jairinho. Monique teria sido omissa, de forma a contribuir para a morte. O motivo da morte foi laceração hepática de ação contundente.  

China defende soberania brasileira e propõe ampliar cooperação

Papa nomeia primeira mulher para liderar comunicações do Vaticano

Com o fim da parte dedicada às testemunhas, o julgamento entra na reta final. A expectativa é que o resultado saia de quarta-feira (3) para quinta-feira (4).  

Próximos passos 

Nesta terça-feira serão ouvidos os dois réus. A defesa de Jairinho conseguiu na Justiça uma alteração, de forma que Monique prestasse depoimento antes dele. Seria uma forma de tomar conhecimento das acusações para poder se defender. 

Ambos podem ser interrogados pelos próprios advogados, advogados da parte contrária, pela juíza Elizabeth Machado Louro, que preside o júri, o promotor de acusação e a assistência de acusação. Um réu não acompanha o interrogatório do outro. Monique começou a responder às primeiras perguntas da magistrada por volta das 10h30.

A assistência de acusação é a representação de um interessado direto no caso, neste episódio, em nome do pai de Henry, Leniel Borel.

Nomad lança benefícios exclusivos para brasileiros na Copa do Mundo de 2026 e oferece cashback durante o torneio

Livelo lança plano promocional por R$ 10 e abre porta de entrada para o universo das milhas

Para a quarta-feira, está prevista a sessão de debates. É concedida a palavra ao Ministério Público para fazer a acusação. O assistente de acusação poderá falar depois.  

Em seguida, será ouvida a defesa. O tempo concedido às partes é de 1 hora e 30 minutos para a acusação e a defesa, mais 1 hora de réplica para a acusação e mais 1 hora para a tréplica da defesa.  

Quando houver mais de um acusador ou mais de um defensor, o tempo será distribuído entre eles. Na falta de acordo, será dividido pelo juiz presidente de forma a não exceder o determinado.

Como há mais de um acusado, o tempo para a acusação e a defesa será acrescido de 1 hora para cada parte e elevado ao dobro o da réplica e o da tréplica. 

Jurados 

Depois dos debates, os jurados podem pedir qualquer esclarecimento adicional e mesmo ter acesso aos autos e aos instrumentos do crime.  

Se houver necessidade de verificação de algum fato imprescindível ao julgamento que não possa ser realizado na hora, o juiz designará as diligências cabíveis.

O Conselho de Sentença é formado por sete jurados, que representam a sociedade. Para este caso são cinco homens e duas mulheres.  

O Tribunal de Justiça detalhou que os jurados respondem a quesitos sobre a matéria de fato e a possibilidade de absolvição do acusado. Os quesitos têm proposições afirmativas, simples e distintas, de modo que cada um deles possa ser respondido com suficiente clareza e necessária precisão. 

Se houver mais de três respostas negativas para os quesitos relativos à materialidade do fato e à autoria e participação, o acusado será absolvido.  

Se as respostas forem afirmativas, os jurados deverão responder se o réu deve ou não ser absolvido. Se decidirem pela condenação, deverão responder a quesitos sobre as causas de diminuição de pena alegadas pela defesa e circunstância qualificadora ou causa de aumento de pena reconhecida na pronúncia ou em decisões posteriores que julgaram admissível a acusação.  

Serão respondidas ainda questões sobre a desclassificação do crime, quando sustentada, e sobre a possível ocorrência do crime na forma tentada. Quando houver mais de um acusado, os quesitos serão formulados de forma distinta

Em seguida, o juiz perguntará às partes se têm algum requerimento ou reclamação a fazer. Só então, o juiz distribuirá aos jurados as cédulas que serão usadas para a votação. 

O destino dos réus é decidido pelo voto sigiloso dos jurados, por maioria simples. Cabe a juíza a dosimetria (tamanho da pena) nos casos em que há condenação.   

Incomunicáveis

Desde o início do júri, o Conselho de Sentença acompanha ininterruptamente as sessões. Nos momentos de intervalo, são obrigados a se manter no tribunal, não podem conversar entre si nem com terceiros sobre o caso, assim como ficam afastados de redes sociais e noticiário.   

Durante o pernoite, eles ficam sob vigilância. No Tribunal de Justiça do Rio há uma espécie de alojamento para os jurados. As testemunhas não precisam ficar confinadas no júri, mas a juíza as orientou a não conceder entrevistas.  

Emlur intensifica serviços de conservação urbana em diversos bairros de João Pessoa

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) segue executando uma ampla programação de serviços de conservação em diferentes regiões de João Pessoa nesta terça-feira (2), reforçando o compromisso da gestão municipal com a manutenção da limpeza, organização e bem-estar da população.

As equipes de conservação estão atuando nos bairros do Cabo Branco, Estados, Brisamar, Valentina, Mangabeira, Água Fria, João Paulo II, Varjão e Mumbaba, realizando serviços de capinação, roçagem, pintura de meio-fio e varrição. As ações têm o objetivo de manter os espaços públicos limpos, seguros e mais agradáveis para moradores e visitantes.

Entre os locais contemplados pela força-tarefa está o Parque Parahyba II, importante área de lazer e convivência da cidade, que recebe serviços de manutenção para garantir melhores condições de uso pela população.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destaca que a atuação simultânea em diversas frentes demonstra o compromisso da gestão municipal em manter a cidade limpa e bem cuidada.

“Temos uma operação permanente de limpeza urbana que vai muito além da coleta domiciliar. Nossas equipes trabalham diariamente na conservação de avenidas e áreas públicas, ao mesmo tempo em que mantemos serviços essenciais, como o recolhimento de resíduos diversificados, poda e cata-treco. É um esforço contínuo para oferecer mais qualidade de vida à população e preservar os espaços da nossa cidade”, afirma o superintendente.

Ricardo Veloso também reforça a importância da participação dos moradores para o sucesso das ações. “A colaboração da população é fundamental. Pedimos que os resíduos sejam descartados de forma correta e nos dias adequados de coleta. Quando cada cidadão faz sua parte, contribuímos juntos para uma João Pessoa mais limpa, organizada e sustentável”, acrescentou.

Paralelamente aos serviços de conservação, a Emlur mantém o calendário da coleta domiciliar funcionando normalmente em todos os bairros da Capital, assim como as demais atividades que integram a rotina da limpeza urbana. Entre elas, estão os serviços de coleta de resíduos diversificados, recolhimento de poda de árvores, cata-treco e varrição, garantindo atendimento contínuo às demandas da população.

A Emlur reforça que a programação dos serviços é definida de forma estratégica, contemplando diferentes regiões da cidade e atendendo tanto às demandas apresentadas pela população quanto às necessidades identificadas pelas equipes técnicas que atuam diariamente nas ruas da Capital.

Publicado em Sem categoria

PicPay fecha patrocínio com o Pinheiros e leva clientes de graça à final do NBB

Parceria de longo prazo com o basquete do Pinheiros, que completa 100 anos, garante ingresso gratuito aos jogos da primeira final do clube em uma competição nacional

São Paulo, 02 de junho de 2026 — Clientes PicPay poderão assistir de graça às finais do NBB (Novo Basquete Brasil) 2025/26 no Ginásio do Ibirapuera. A ação faz parte da parceria firmada entre o PicPay e o Esporte Clube Pinheiros, o maior clube poliesportivo da América Latina, que disputa pela primeira vez na sua história a final de uma competição nacional de basquete. O adversário na decisão é o Sesi Franca.

O marco coincide com o centenário do basquete do Pinheiros, fundado em 1926. O clube — que reúne o maior número de sócios da cidade de São Paulo — celebra o momento com a chegada do PicPay como novo patrocinador da modalidade.

Nos jogos 2 e 3 da série final — terça-feira, 2 de junho, e quinta-feira, 4 de junho (feriado de Corpus Christi) —, clientes PicPay terão acesso gratuito ao anel superior do Ginásio do Ibirapuera, com direito a um acompanhante. Para garantir os ingressos, basta acessar a página do evento na Sympla, selecionar a opção “Cliente PicPay – Ingresso Gratuito” e inserir os seis primeiros dígitos do cartão PicPay como forma de validação. Caso a série chegue ao jogo 5, as mesmas condições serão mantidas. O acesso é por ordem de chegada.

Para quem não puder ir ao ginásio, as finais serão transmitidas ao vivo pelo SporTV, ESPN, XSports (TV aberta e streaming) e pelo canal oficial do NBB no YouTube (gratuito).

O ala Betinho. Crédito: Yuri Reuters

Patrocínio de longo prazo

A parceria com o basquete do Pinheiros vai além das finais. O acordo contempla as temporadas 2026 e 2027 da modalidade, viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte. O patrocínio inclui a presença da marca PicPay na parte frontal da camisa de jogo, além de outras iniciativas que serão comunicadas ao longo das temporadas. Para o PicPay, a parceria reforça a estratégia de criar experiências reais para a base de clientes, conectando a marca a momentos de alto engajamento no esporte brasileiro.

“O tradicional basquete do Pinheiros completa 100 anos e chega à primeira final nacional da sua história. Queremos que os clientes PicPay vivam esse momento de perto — de graça, no Ibirapuera, com direito a acompanhante. Mas não é uma ação pontual. Pensamos parcerias no esporte com visão de longo prazo, e o basquete do Pinheiros faz parte dessa construção para as próximas temporadas”, afirma Igor Puga, CMO do PicPay.

Para Denise Mello, diretora de Marketing e Comunicação do Pinheiros, a chegada do PicPay fortalece o projeto do basquete em um momento histórico. “Ter uma marca reconhecida nacionalmente ao nosso lado nas finais do NBB amplia as oportunidades de engajamento com nossos torcedores e fortalece o projeto da modalidade.”

 

Sobre o PicPay

Com 13 anos de história e 67 milhões de clientes, o PicPay (NASDAQ: PICS) é um dos principais bancos digitais do Brasil. Fundada em Vitória (ES), a empresa foi pioneira em transações instantâneas entre pessoas e no uso de QR Code, anos antes do Pix, e hoje oferece um portfólio completo de produtos e serviços financeiros e não financeiros para pessoas físicas e empreendedores, integrando pagamentos, crédito, investimentos, seguros e soluções de consumo e conveniência em um único aplicativo. Em 2025, o PicPay encerrou o ano com R$ 10,3 bilhões em receita e lucro líquido ajustado de R$ 502 milhões, com R$ 550 bilhões em volume total transacionado (TPV) e 42,7 milhões de clientes ativos, além de manter posição de destaque em iniciativas de inteligência artificial generativa e Open Finance.

 

Sobre o Pinheiros

Fundado em 1899 com uma área de 170 mil m², sendo 80 mil m² de área verde, o Esporte Clube Pinheiros é o maior clube poliesportivo da América Latina, além de ser um dos maiores campeões em diversas modalidades esportivas, responsável por diversas medalhas olímpicas brasileiras.

Formador e mantenedor de atletas de alto nível, o Pinheiros também busca a excelência no esporte, cultura e lazer para os seus mais de 39 mil associados. Diariamente, uma programação de eventos esportivos, sociais e culturais está à disposição de associados de todas as idades, como cinema, shows, peças de teatro, exposições e palestras.

Ao mesmo tempo que preserva sua história e suas tradições, o Pinheiros acompanha as inovações e tecnologias, trazendo o que há de mais moderno a serviço de seus associados, atletas e convidados

 

Publicado em Sem categoria

confira como ficam os atendimentos do Detran-MS durante o feriado e ponto facultativo – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Em razão do ponto facultativo de Corpus Christi, na quinta-feira (4), e do ponto facultativo na sexta-feira (5), as agências do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) não terão atendimento presencial ao público nesses dias.

A suspensão do expediente segue o Decreto “E” nº 46, de 24 de novembro de 2025, que divulga os feriados e estabelece os pontos facultativos para os órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual em 2026.

O atendimento presencial será retomado normalmente na segunda-feira (8), em todas as unidades do Estado.

Serviços digitais disponíveis 24 horas

Mesmo durante o período sem expediente presencial, os cidadãos podem acessar diversos serviços por meio do portal Meu Detran, disponível 24 horas por dia.

A plataforma reúne soluções que garantem mais comodidade, agilidade e autonomia aos usuários, permitindo a realização de procedimentos sem a necessidade de deslocamento até uma agência.

Entre as funcionalidades disponíveis estão emissão de guias, consulta de débitos, transferência digital, acompanhamento de processos e o parcelamento de débitos relacionados à habilitação e também a veículos, funcionalidade disponibilizada neste início do mês de junho pelo Detran-MS.

A ampliação constante dos serviços digitais faz parte da estratégia de modernização do órgão, oferecendo alternativas práticas para que o cidadão resolva demandas de trânsito a qualquer hora e de qualquer lugar.

Serviços bancários

Os cidadãos também devem ficar atentos ao funcionamento dos bancos durante o período. Conforme orientação da Febraban, não haverá atendimento presencial nas agências bancárias na quinta-feira (4), quando é celebrado Corpus Christi. As compensações bancárias também não serão realizadas nesta data, enquanto o PIX seguirá funcionando normalmente.

Já na sexta-feira (5), o atendimento ocorrerá normalmente nas localidades onde não houver feriado estadual ou municipal, ou há ponto facultativo, conforme informado pela Federação.

A orientação é que pagamentos e demais procedimentos sejam programados com antecedência para evitar transtornos.

Planejamento

A recomendação é que os cidadãos que necessitem de atendimento presencial se programem para realizar seus serviços antes do período de suspensão ou aguardem a retomada do expediente na próxima segunda-feira (8).
Com os canais digitais disponíveis: Portal de Serviços meudetran.ms.gov.br , aplicativo Meu Detran-MS, e atendente virtual Glória pelo whatsapp (67) 3368-0500, boa parte das demandas pode ser resolvida de forma rápida, segura e sem a necessidade de deslocamento até uma unidade do Detran-MS.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued

Publicado em Sem categoria