PrefCG entrega chaves de apartamentos no Jardim Leblon – CGNotícias

A segunda-feira (1º) foi de emoção para as 60 famílias contempladas com apartamentos no Residencial Jardim Antártica, em Campo Grande. Durante a manhã, os futuros moradores realizaram a vistoria das unidades habitacionais e, ao final da atividade, já receberam as chaves dos imóveis onde irão morar.

A vistoria integra as fases finais do processo de entrega do empreendimento e foi acompanhada pela equipe social da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha). Durante a visita, as famílias puderam conhecer detalhadamente os apartamentos, verificar as instalações e receber orientações sobre o funcionamento dos imóveis antes da mudança definitiva.

A assistente social da Emha, Ana Karoline Bruneri, explica que a ação faz parte da etapa de pré-ocupação e tem o objetivo de garantir que os beneficiários recebam os imóveis em perfeitas condições.

Priscila Nascimento, de 36 anos, será uma das moradores novas e aprovou cada detalhe da nova casa. “Está tudo lindo, maravilhoso. Tudo muito bem instalado e organizado. Eles me fizeram olhar cada detalhe, até o rodapé”, comentou. “Fiquei muito feliz porque não vamos precisar nos preocupar com botijão dentro de casa. Pensaram em tudo mesmo, o chuveiro já está instalado e ainda tem interfone”, comentou.

A emoção também tomou conta de Grazielle Fernanda de Souza, de 40 anos. Durante a vistoria, ela já imaginava como será a vida no novo endereço.

“Achei o apartamento lindo. Já fiquei imaginando o que vou colocar em cada espaço e como vou organizar a minha casa. Para quem vive de aluguel, receber uma moradia como essa é algo maravilhoso. Não tenho palavras para descrever o sentimento de conquistar a casa própria. Só tenho a agradecer”, afirmou.

Além da vistoria, as famílias participaram ao longo dos últimos meses das atividades do Trabalho Social desenvolvido pela Emha. Os encontros abordaram temas como convivência comunitária, organização condominial, direitos e deveres dos beneficiários, preparando os moradores para a nova realidade.

Localizado no bairro Jardim Leblon, na Região Urbana da Lagoa, o Residencial Jardim Antártica foi projetado para ampliar o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda da Capital. O empreendimento conta com 60 apartamentos de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

O condomínio dispõe ainda de infraestrutura completa, áreas de convivência, playground, quadra de areia, sistema de energia solar fotovoltaica e cisterna para reaproveitamento da água da chuva, oferecendo mais qualidade de vida e sustentabilidade aos novos moradores.

Publicado em Sem categoria

Webinar discute impactos da IA no trabalho e na empregabilidade dos estudantes

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade: transforma profissões, automatiza processos e cria novas demandas. Mas o que isso significa na prática para quem está estudando? Como se preparar para o mundo do trabalho que muda a cada dia? Como a IA afetará meu emprego?

Para responder a essas perguntas, o IFSP convida toda a comunidade para o próximo episódio do Trilha da Ciência, que irá abordar o tema “Impactos da IA no trabalho e na empregabilidade dos estudantes”.

Junho será mais quente do que a média na maior parte do país

Indústria criativa leva 55 mil participantes ao Rio2C 2026

A palestra será ministrada por Fernando Cruz, Industry Advisor de Educação na Microsoft.

Acordo IFSP e Microsoft

Por meio de um acordo de cooperação assinado recentemente entre o IFSP e a Microsoft, estão sendo disponibilizados cursos sobre IA, de forma gratuita e com certificado, para toda a comunidade do IFSP.

Conheça os cursos aqui. 

FMI destaca resiliência da economia brasileira e projeta PIB de 2,5%

Júri do caso Henry chega ao 8º dia e é o mais longo do Rio de Janeiro

Publicado em Sem categoria

Junho será mais quente do que a média na maior parte do país

Por MRNews

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de junho indica chuva acima da média em áreas das regiões Norte, Nordeste e Sul. As temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país, principalmente na porção central.

Para a Região Sudeste, o prognóstico aponta chuvas abaixo da média no sul de Minas Gerais e em grande parte de São Paulo. Nas demais áreas da região, são previstos volumes próximos à média histórica.

Na Região Sul, a previsão indica chuva acima da média em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Por outro lado, em boa parte do Paraná e no nordeste de Santa Catarina são previstos volumes na faixa normal ou abaixo da média.

Indústria criativa leva 55 mil participantes ao Rio2C 2026

Livia Andrade passa por momentos de terror e agora faz revelação surpreendente

No Norte, são previstos totais de chuva acima da média em praticamente todo o Pará, sudoeste e centro-leste do Amazonas, centro-sul de Roraima e em todo o Amapá. Por outro lado, são esperados volumes abaixo da média no restante do estado de Roraima e extremo noroeste do Pará.

Em relação à Região Nordeste, é prevista chuva acima da média no norte do Maranhão e Piauí, e em grande parte dos estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Nas demais áreas da região, espera-se volumes de chuva próximos à média.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Temperatura

Os termômetros devem registrar temperaturas acima da média para o mês de junho em todas as regiões do país.

FMI destaca resiliência da economia brasileira e projeta PIB de 2,5%

Júri do caso Henry chega ao 8º dia e é o mais longo do Rio de Janeiro

No Sudeste, a previsão é de temperaturas acima da média em todos os estados. Em áreas como o norte de Minas Gerais e o oeste de São Paulo, são previstos aumentos de até 1,5 °C em relação à média do mês.

Na Região Sul, a previsão é de temperaturas até 1 °C acima da média em todos os estados. Em algumas áreas, como o norte do Paraná e o extremo oeste de Santa Catarina, pode haver aumento de até 1,5 °C em relação à média de junho.

Para o Centro-Oeste, o Inmet indica temperaturas médias até 1 °C acima da climatologia do mês em todos os estados. Em regiões como o leste de Goiás, noroeste e sudoeste do Mato Grosso e grande parte do Mato Grosso do Sul, são previstos aumentos de até 1,5 °C em relação à média histórica de junho.

Na Região Nordeste, o Inmet prevê temperaturas até 1°C acima da média em grande parte do Matopiba, que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Mato Grosso, e nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. 

No Norte do país, a previsão indica predomínio de temperaturas acima da média de junho em até 1°C. Exceções ocorrem no extremo noroeste do Pará, centro-sul de Roraima e centro-norte de Rondônia, onde são esperadas temperaturas próximas à média do mês.

 

Joaçaba Futsal inicia venda de ingressos para jogos contra Blumenau e ACBF – LNF

Joaçaba Futsal inicia venda de ingressos para jogos contra Blumenau e ACBF

O Joaçaba Futsal iniciou, nesta segunda-feira (1º), a venda de ingressos para dois importantes compromissos em casa pelas competições nacionais. A equipe conta com o apoio da torcida nos confrontos diante do Blumenau, pela LNF Silver, e da ACBF, pelas oitavas de final da Copa LNF.

O primeiro duelo será no domingo (7), às 18h15, no Centro de Eventos da Unoesc, contra o Blumenau Futsal, pela nona rodada da LNF Silver. Os ingressos antecipados estão disponíveis pelo site Pinha Ticket e nos pontos de venda Mega Capas e Voga Magazine.

Até 3 de junho, os valores são de R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada) e R$ 10 (infantil, de 6 a 12 anos). De 4 a 7 de junho, os ingressos custam R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia-entrada) e R$ 15 (infantil). No dia da partida, os valores na bilheteria serão de R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia-entrada) e R$ 20 (infantil). Crianças de até cinco anos têm entrada gratuita. E sócios-torcedores Leão do Vale têm acesso liberado mediante apresentação da carteirinha 2026.

Copa LNF

No dia 14 de junho, às 17h, no Centro de Eventos da Unoesc, o Joaçaba enfrenta a ACBF de Carlos Barbosa (RS) pelas oitavas de final da Copa LNF. O confronto será eliminatório e valerá vaga nas quartas de final da competição. O adversário conquistou, no último domingo (31), seu sétimo título da Libertadores de Futsal.

Os ingressos antecipados para a partida também estão à venda pelo site Pinha Ticket e nos pontos físicos Mega Capas e Voga Magazine. Até 7 de junho, os valores são de R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada) e R$ 10 (infantil). De 8 a 14 de junho, os preços passam para R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia-entrada) e R$ 20 (infantil). No dia do jogo, os ingressos custarão R$ 50 (inteira), R$ 25 (meia-entrada) e R$ 25 (infantil). Crianças de até cinco anos não pagam, e os sócios-torcedores Leão do Vale terão entrada liberada mediante apresentação da carteirinha 2026.

Publicado em Sem categoria

CAIXA Elo Diners Club ganha nova pontuação e passa a oferecer até 4 pontos por dólar gasto

Por MRNews

CAIXA Elo Diners Club ganha nova pontuação e passa a oferecer até 4 pontos por dólar gasto

A CAIXA Econômica Federal oficializou uma importante atualização no cartão CAIXA Elo Diners Club, tornando o produto ainda mais competitivo no mercado de cartões premium. A partir de agora, os clientes passam a acumular até 4 pontos por dólar gasto, um aumento que fortalece a estratégia do banco de ampliar a atratividade do programa de fidelidade Uau CAIXA.

A mudança já era aguardada por especialistas do setor e beneficia principalmente os consumidores que utilizam o cartão para acumular pontos e converter benefícios em viagens, produtos e experiências.

‘Os Pastinhas’; Operação desmantela esquema de propina e fraudes milionárias envolvendo gerentes do BRB

Greve em Portugal pode causar atrasos e cancelamentos de voos no início de junho

Nova pontuação do CAIXA Elo Diners Club

Com a atualização, o cartão passa a oferecer:

  • 3 pontos por dólar gasto em compras nacionais
  • 4 pontos por dólar gasto em compras internacionais

Antes da alteração, a pontuação era de:

  • 2,5 pontos por dólar em compras nacionais;
  • 3,5 pontos por dólar em compras internacionais.

O reajuste representa um ganho significativo para os usuários frequentes do cartão, especialmente aqueles que realizam gastos elevados ou aproveitam promoções de transferência bonificada para programas de milhagem.

Alternativa para quem busca um cartão premium

Nos últimos meses, o CAIXA Ícone Visa Infinite ganhou destaque entre os clientes de alta renda por sua combinação de benefícios, acesso a salas VIP e elevada geração de pontos. No entanto, os critérios de aprovação do produto são considerados mais rigorosos.

Morre Marcos Dias Branco, aos 61 anos

Bradesco mantém isenção do Aeternum Visa Infinite em 2026

Nesse cenário, o Elo Diners Club surge como uma alternativa interessante para quem deseja um cartão robusto, com boa capacidade de acúmulo de pontos e requisitos potencialmente mais acessíveis.

Outro fator que costuma atrair clientes são as campanhas promocionais da CAIXA envolvendo descontos ou até mesmo períodos de isenção da anuidade.

Benefícios da bandeira Elo

Além da nova pontuação, o cartão continua contando com os diferenciais da bandeira Elo, que oferece benefícios exclusivos em diversas categorias.

Entre os serviços disponíveis para portadores da bandeira estão:

  • Assistências em viagens;
  • Coberturas de seguros;
  • Benefícios culturais;
  • Serviços personalizados;
  • Promoções especiais em parceiros selecionados.

Essas vantagens ajudam a complementar o pacote oferecido pelo cartão e podem representar economia para os usuários que utilizam os benefícios com frequência.

Uau CAIXA continua em expansão

A atualização da pontuação está alinhada ao plano da CAIXA de fortalecer o programa Uau CAIXA, lançado para ampliar o relacionamento com os clientes e criar um ecossistema próprio de fidelidade.

Entre as novidades previstas para os próximos meses estão:

  • Plataforma de viagens integrada;
  • Novos parceiros para transferência de pontos;
  • Resgates de experiências exclusivas;
  • Ampliação do marketplace;
  • Novas formas de acumular pontos no dia a dia.

A expectativa é que o programa ganhe cada vez mais relevância no mercado brasileiro de fidelidade, competindo com plataformas já consolidadas.

Vale a pena solicitar o cartão?

Com a nova taxa de acúmulo, o CAIXA Elo Diners Club passa a figurar entre os cartões mais atrativos para quem busca acumular pontos de forma acelerada. A pontuação de até 4 pontos por dólar pode ser especialmente vantajosa para clientes que concentram gastos no cartão e participam de promoções de transferência para programas de milhas.

Além disso, a evolução do Uau CAIXA e a possibilidade de futuras campanhas promocionais tornam o produto ainda mais interessante para quem acompanha o universo de cartões de crédito, viagens e fidelidade.

Tags: CAIXA, Elo Diners Club, Uau CAIXA, cartões de crédito, milhas aéreas, pontos, programa de fidelidade, viagens, salas VIP, cartão premium.

Livia Andrade passa por momentos de terror e agora faz revelação surpreendente

Por MRNews

Ela passou por momentos de terror e agora faz revelação surpreendente: “Nasci de novo”

Nem sempre uma data especial está ligada ao dia do nascimento. Para uma famosa apresentadora da televisão brasileira, um dia aparentemente comum se transformou em uma segunda chance de viver.

Nesta semana, ela voltou às redes sociais para celebrar uma data que poucos fãs conheciam. A publicação rapidamente chamou atenção e despertou curiosidade ao revelar que, há exatamente um ano, ela enfrentou uma situação que poderia ter terminado de forma muito diferente.

A artista contou que passou por momentos de tensão durante uma viagem aérea. O que deveria ser apenas mais um deslocamento acabou se transformando em uma experiência assustadora, marcada por incertezas e preocupação.

Indústria criativa leva 55 mil participantes ao Rio2C 2026

FMI destaca resiliência da economia brasileira e projeta PIB de 2,5%

Desde então, a apresentadora afirma enxergar a vida de outra maneira.

“Hoje é o dia em que eu revivi”, escreveu em uma publicação que emocionou seguidores e amigos famosos.

O episódio aconteceu quando a aeronave em que ela viajava precisou realizar um pouso de emergência após apresentar uma falha técnica. O susto mobilizou equipes de segurança e deixou passageiros apreensivos.

Apesar do medo vivido naquele momento, a apresentadora afirma que a experiência trouxe uma nova perspectiva sobre o valor do tempo, da família e dos sonhos que ainda deseja realizar.

Júri do caso Henry chega ao 8º dia e é o mais longo do Rio de Janeiro

Exames descartam ebola em imigrante da República Democrática do Congo

Mudança radical após o susto

A famosa revelou que, depois do incidente, passou a viver com ainda mais intensidade. Segundo ela, cada situação de risco enfrentada ao longo da vida serviu como combustível para buscar novos projetos e aproveitar melhor cada oportunidade.

Foi justamente após esse episódio que ela tomou uma decisão inesperada: investir em um hotel localizado em uma região montanhosa cercada por cachoeiras, rios e paisagens naturais.

A aquisição, segundo ela, representa um novo capítulo de sua trajetória pessoal e profissional.

Quem é a famosa?

A celebridade que fez o emocionante relato é a apresentadora Lívia Andrade, atualmente integrante do programa Domingão com Huck, da TV Globo.

Aos 42 anos, Lívia relembrou o pouso de emergência ocorrido em maio de 2025 e afirmou que considera a data como seu verdadeiro “renascimento”.

Além da comemoração pela segunda chance de vida, a apresentadora também vive uma nova fase em sua vida pessoal. Recentemente, ela confirmou o fim de seu relacionamento com o empresário Marcos Araújo e afirmou estar bem com a nova etapa.

A publicação recebeu milhares de mensagens de carinho dos fãs, que celebraram junto com a artista mais um ano dessa história que, por pouco, poderia ter tido um desfecho completamente diferente.

Tags: Lívia Andrade, Domingão com Huck, famosos, celebridades, pouso de emergência, avião, Globo, entretenimento, TV, vida dos famosos.

Publicado em Sem categoria

Triatleta Miguel Hidalgo é o número 1 do mundo





É a primeira vez que o pinheirense aparece no topo da lista da World Triathlon


Tem pinheirense no topo do ranking da World Triatlhon. Pela primeira vez, Miguel Hidalgo é o número 1 do ranking mundial. O triatleta soma 6703.27 pontos, seguido pelo australiano Matthew Hauser, com 6341.13 pontos e pelo português Vasco Vilaça, com 6164.14 pontos.

A lista contabiliza os resultados dos últimos dois anos. No último sábado (30), com o tempo de 1:45:35, o pinheirense conquistou a medalha de prata na etapa de Alghero, do WTCS.

Foto: World Triathlon

Publicado em Sem categoria

Estudantes da Reme exploram biodiversidade em atividade no Parque Sóter – CGNotícias

Como parte das ações da Semana Nacional da Biodiversidade, alunos do 1º ano D da Escola Municipal Elpídio Reis participaram de uma atividade educativa no Parque Ecológico do Sóter, em Campo Grande.

Durante a visita, os estudantes observaram aves, plantas e outros elementos da natureza utilizando binóculos e guias ilustrados fornecidos pelo Instituto Mamede. A atividade permitiu que as crianças conhecessem de perto a biodiversidade presente no ambiente urbano.

Entre as espécies avistadas estavam araras-canindé, quero-quero, coruja-buraqueira, bem-te-vi, sabiá-laranjeira e jaçanã. Os alunos também aprenderam sobre o Córrego Sóter e as ações de recuperação ambiental realizadas na região.

Além da observação da fauna e da flora, a atividade abordou temas como preservação ambiental, descarte correto de resíduos e respeito aos animais e às áreas verdes.

Após o passeio, os estudantes participaram de atividades pedagógicas na escola, produzindo desenhos das aves observadas e compartilhando experiências sobre a visita.

A ação foi organizada pela professora bióloga Cintia Possas, responsável pelo Laboratório de Ciências da unidade, em parceria com a professora Lenita Garcia Francisco, atendendo à proposta da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para a Semana Nacional da Biodiversidade.

A Guarda Municipal apoiou a atividade, auxiliando na segurança dos alunos durante o deslocamento entre a escola e o parque.

Publicado em Sem categoria

Leo Bezerra celebra avanços da Educação no Município e premia estudantes vencedores do concurso da CGU

O prefeito Leo Bezerra destacou os avanços da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, que vem se sobressaindo nos indicadores de aprendizagem por meio de programas pedagógicos voltados ao incentivo à leitura, à escrita e ao desenvolvimento da criatividade dos estudantes. Um dos exemplos é o Concurso de Redação e Desenho, realizado em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).

Nesta segunda-feira (1º), durante solenidade realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, foram premiados os estudantes de destaque da 14ª edição do concurso, ao mesmo tempo em que foi lançada a 15ª edição da iniciativa. O projeto tem como objetivo estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade mais ética, participativa e consciente.

“Nosso objetivo é transformar a vida das pessoas, e hoje celebramos um ano de aprendizado com estas crianças, que enriquecem nosso trabalho. Sinto-me honrado em saber que contamos com uma equipe dedicada, supervisionada pela Secretaria Municipal de Educação, que coordena e acompanha as escolas, apresentando ao gestor e ao prefeito as necessidades de cada uma. Tenha a certeza de que esta experiência, especialmente para mim, ficará gravada na memória das crianças e da comunidade”, afirmou o prefeito.

Em sua 14ª edição, o concurso nacional envolve alunos em categorias como Redação e Desenho. João Pessoa foi premiada com quatro alunos – Gabriel Silva dos Anjos e Álvaro Martins da Costa e Ana Izabel Batista da Rocha, todos da Escola Augustinho Fonseca, além de Laura Vitória Cardoso da Silva Gonçalves, da Escola João Medeiros. Eles receberam um celular e certificado, enquanto os professores ganharam iPad.

“O aprendizado diário dos jovens é um dos principais resultados. Expressamos, portanto, nossa gratidão aos órgãos que nos convidam a participar destas iniciativas. Graças a essa colaboração, buscamos sempre estar presentes em todas as parcerias, analisando cada inscrição e participando ativamente. Agradecemos também às escolas, aos professores e aos alunos que se dedicam a este projeto. É uma forma lúdica de incentivar a escrita e o aprendizado”, destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, América de Castro.

Promovido desde 2007, o CDR já mobilizou mais de 5 milhões de participantes, entre estudantes e educadores de escolas públicas e privadas de todo o país, consolidando-se como uma das principais ações de incentivo à cidadania e à integridade no ambiente escolar Neste ano, o concurso traz como tema “Fato ou Boato? O Poder da verdade na era da informação”, estimulando o pensamento crítico sobre o papel de cada indivíduo na sociedade, o uso responsável das tecnologias digitais e o respeito aos valores democráticos.

“Consideramos fundamental o desenvolvimento e o estímulo à ética e à cidadania, e a atuação nas escolas é essencial para promover relações mais éticas e justas entre o setor público e o privado. A CGU investe no concurso e a Secretaria Municipal de João Pessoa é sempre uma parceira importante. Neste ano, em relação ao ano anterior, a Educação de João Pessoa teve o maior número de vencedores, com quatro premiações”, destacou Walber Alexandre de Oliveira e Silva, superintendente substituto da CGU na Paraíba.

Entre os alunos, Gabriel Silva dos Anjos celebrou a conquista do primeiro lugar na categoria desenho, refletindo sobre o tema do concurso ‘O clima está mudando! E você?’. “Muito importante participar desse concurso, porque desperta mais consciência sobre a natureza e o clima. Fiquei muito feliz pelo resultado do meu desenho e, claro, a premiação. Minha família toda está feliz e orgulhosa”, celebrou o estudante.

Indústria criativa leva 55 mil participantes ao Rio2C 2026

Por MRNews

Os seis dias de debates, rodadas de negócios, encontros internacionais e apresentações artísticas do Rio2C reuniram mais de 55 mil participantes de 30 países no Rio de Janeiro, segundo balanço divulgado pela organização do evento na noite de domingo (31). Mais de 20 setores da indústria criativa foram representados no evento, que ajudou a demonstrar a força econômica e cultural desse setor.

Além da programação artística e dos debates sobre inteligência artificial, comunicação, audiovisual, games, música e inovação, o Rio2C reforçou seu papel como ambiente estratégico de negócios. Foram realizadas 1.650 reuniões de mercado, com 366 players da indústria e 1.301 inscrições em pitchings [apresentações de projetos] voltados ao audiovisual, editorial, música e soluções tecnológicas.

A edição de 2026 também marcou um momento de fortalecimento institucional da cultura como política de desenvolvimento econômico. Ao longo da semana, o governo federal anunciou a inclusão da cadeia produtiva do audiovisual no programa Nova Indústria Brasil (NIB), iniciativa coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Ministério da Cultura.

Livia Andrade passa por momentos de terror e agora faz revelação surpreendente

FMI destaca resiliência da economia brasileira e projeta PIB de 2,5%

Batizado de Programa da Nova Indústria do Audiovisual Brasileiro, o plano prevê linhas de crédito específicas, estímulo à exportação de produções nacionais e articulação com instituições financeiras públicas como o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Finep, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Durante o anúncio, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, destacou o peso econômico do setor:

“O audiovisual representa hoje 0,6% do PIB brasileiro. É maior do que setores industriais tradicionais, como a indústria têxtil, e emprega mais do que a indústria automotiva”, afirmou.

 

A diretora-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Antonia Pellegrino fala durante painel Audiovisual em Toda Parte: experiências de promoção, formação de público e direito de acesso à produção brasileira, palco MinC Conecta, no Rio2C. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Ministério da Cultura

O debate sobre cultura como vetor econômico também esteve no centro da programação do palco MinC Conecta, primeiro espaço próprio do Ministério da Cultura dentro do Rio2C. O ambiente reuniu discussões sobre inteligência artificial, fomento cultural, audiovisual, sustentabilidade e economia criativa.

Em uma das mesas mais concorridas do evento, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, defendeu a cultura como área estratégica para o desenvolvimento nacional e apresentou dados inéditos sobre os impactos econômicos da Lei Rouanet:

“Estamos mostrando que a cultura gera resultado econômico concreto. Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas mostrou que os R$ 3 bilhões investidos via patrocínio movimentaram R$ 25,7 bilhões na economia brasileira em 2024, além da geração de 228 mil postos de trabalho e R$ 3,8 bilhões em tributos arrecadados”, afirmou.

A ministra destacou ainda que o Brasil vive um processo de reconstrução das políticas culturais após anos de descontinuidade institucional:

“Havia uma falta de vontade política de resolver questões estruturais da cultura. Agora estamos mudando isso completamente. Cultura é indústria, é mercado, é geração de emprego, mas também é identidade, pertencimento e desenvolvimento humano”, disse.

Margareth Menezes também ressaltou a importância da qualificação profissional e da retomada do ensino de artes nas escolas como parte de uma estratégia de fortalecimento da indústria cultural brasileira:

“O povo brasileiro é altamente criativo. Temos histórias potentes, diversidade cultural e capacidade produtiva enorme. Precisamos investir cada vez mais nisso, qualificar pessoas e garantir que essa potência se transforme também em desenvolvimento econômico”, afirmou.

 

Encontro de criatividade, inovação e negócios Rio2C ocupa a Cidade das Artes, na zona oeste do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Tela Brasil

Outro destaque da semana foi o lançamento oficial da plataforma Tela Brasil, streaming público e gratuito dedicado ao audiovisual brasileiro. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Cultura em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e terá acesso integrado ao Gov.br.

A plataforma estreou com 555 obras audiovisuais nacionais, entre curtas, longas, séries e telefilmes, incluindo clássicos como Central do Brasil, Cidade de Deus, Xica da Silva, A Hora da Estrela e Deus e o Diabo na Terra do Sol.

Durante a cerimônia de lançamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a plataforma representa uma ferramenta de soberania cultural:

“A Tela Brasil vai contribuir para a compreensão de um país chamado Brasil. O mais importante é a gente conhecer o nosso país por dentro, conhecer a nossa cultura e entender a razão das coisas que fizeram a gente chegar onde chegamos”, declarou.

O presidente também criticou o excesso de conteúdos estrangeiros consumidos no país e defendeu maior acesso da população às produções nacionais:

“A quantidade de enlatados de má qualidade que a gente é obrigado a assistir não permite que a juventude brasileira tenha acesso à plenitude da cultura brasileira”, afirmou.

Segundo a ministra Margareth Menezes, um dos principais objetivos da plataforma é democratizar o acesso à produção audiovisual nacional:

“Ainda temos um gargalo muito grande na distribuição. O povo brasileiro precisa acessar aquilo que produzimos sobre nós mesmos. Quando um povo se vê e conhece sua própria história, ele se fortalece”, disse.

Para Rafael Lazarini, idealizador do Rio2C e fundador da Da20 Entertainment, o evento vive hoje um momento de maturidade institucional e de reconhecimento da economia criativa como agenda estratégica para o país.

“A edição de 2026 foi marcada pela confirmação da internacionalização do Rio2C e pelo fortalecimento institucional do projeto. O Rio2C se posciona hoje como um evento setorial de ponta”, afirmou.

 

Encontro de criatividade, inovação e negócios Rio2C ocupa a Cidade das Artes, na zona oeste do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil