Final da Taça Brigadeiro Tobias 2022 acontece neste sábado (26) – Agência de Notícias

O União Mineirão/CT Marinho enfrentará, neste sábado (26), às 8h, o Desportivo Sorocaba pela Final do Campeonato Municipal de Futebol Juvenil Taça Brigadeiro Tobias 2022, na Arena Aparecidinha.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), o torneio reuniu oito equipes, com atletas nascidos em 2005 e 2006.

A Arena Aparecidinha está localizada na Rua João de Melo, s/nº, em Aparecidinha. Mais informações podem ser obtidas pelo site: https://esporte.sorocaba.sp.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3212-7289 ou pelo e-mail: sgce@sorocaba.sp.gov.br.

Renata Lo Prete quebra protocolo e revela plano de Bolsonaro após último pronunciamento

A jornalista Renata Lo Prete chamou atenção dos telespectadores da Globo, ao fazer um comentário sobre o manifesto de Jair Bolsonaro. Após o anda presidente falar de forma rápida, depois de quase dois dias ausente sobre o resultado das eleições, ele falou.

Jair Bolsonaro deixou claro que os votos aconteceram de forma limpa, e aceitou o resultado das eleições. Depois reconheceu sua derrota diante do Superior Tribunal Federal, finalizou agradecendo também aos votos que recebeu, muitas pessoas tinham expectativas sobre o pronunciamento do presidente.

SIGA-NOS 

A jornalista deixou o profissionalismo de lado, ao comentar sobre o manifesto de Bolsonaro, e chamou atenção novamente, a TV Globo e seus funcionários não escondem a felicidade com o resultado das eleições, oque mostra anti-profissionalismo, e revolta muitas pessoas.

Renata disse que o presidente teria se pronunciado, apenas por não restar mais oque fazer diante da perda de seus apoiadores. “Nesses dois dias que se passaram desde a derrota nas urnas, ele viu evaporar todo o apoio político que ainda poderia ter dentro do governo, na cúpula das Forças Armadas para continuar resistindo” disse a jornalista.

Ela ainda completou dizendo que pela primeira vez, Jair Bolsonaro não terá foro privilegiado. Nas redes sociais a pessoas que apoiaram a leitura da jornalistas enquanto outros fizeram duras críticas ao comportamento imparcial.

Logo durante a campanha de Jair Bolsonaro, ele fez ataques a rede Globo, e até mesmo em seus telejornais, a Globo respondeu com apenas duras críticas ao seu governo. Trouxemos o vídeo e você poderá ver logo abaixo, onde mostra a leitura feita pela jornalista Renata Lo Prete.

 

Compartilhe isso:

TV MRNews Não perca também:

Eleição dos representantes dos servidores e pensionistas no Conselho de Administração do Previ-Rio começa nesta sexta-feira (25) – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Eleição para o CAD Previ-Rio 2022 Começa , nesta sexta-feira, 25 de novembro, a eleição para escolha dos representantes dos servidores e pensionistas do Município no Conselho de Administração do Previ-Rio (CAD) no biênio 2023/2024. Cada eleitor poderá escolher um entre os 11 candidatos habilitados a concorrer a quatro vagas titulares e mais quatro suplentes no órgão deliberativo. Para votar será necessário  uma senha pessoal e intransferível, acessivel no site carioca digital: https://carioca.rio. Têm direito a voto todos os segurados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência do Município do Rio de Janeiro que contabilizem, no mínimo, trinta e seis contribuições para a previdência municipal; sejam maiores de dezesseis anos, se pensionistas; estejam em dia com suas obrigações previdenciárias e com as obrigações financeiras assumidas perante o Previ-Rio. A lista dos candidatos habilitados a concorrer a vagas no Conselho de Administração do Previ-Rio; seus currículos e propostas está disponível no carioca digital: https://carioca.rio e também na página: https://fazenda.prefeitura.rio/gente-e-gestao-compartilhada/eleicoes-cad/. A fim de permitir o acesso ao voto para quem não dispõe de equipamento serão disponibilizados computadores para votação presencial em um posto no térreo do Bloco 1 do Centro Administrativo São Sebastião – CASS. Para tanto, o servidor deverá estar munido de documento de identidade original expedida por órgão Oficial e CPF. O pleito terá início às 10 h deste dia 25 e terminará às 23:59h do dia 1 de dezembro. Clique Aqui e conheça os candidatos Clique Aqui e vá par votação

Compartilhe

Categoria:

Notícias

Prova de Vida dos servidores inativos e pensionistas de final 0 deve ser feita neste mês de outubro

10 de outubro de 2022

Prazo de adesão sem carência ao Plano de Saúde do Servidor Municipal é prorrogado até 27 de setembro

15 de setembro de 2022

Auxílio Educação 2022: Previ-Rio abre inscrições para servidores e pensionistas nesta segunda-feira

14 de março de 2022

Prova de vida de servidores inativos e pensionistas da Prefeitura será retomada em janeiro

15 de dezembro de 2021

Previ-Rio abre prazo para adesão sem carência ao Plano de Saúde do Servidor Municipal

30 de junho de 2021

< Voltar

Prefeitura de Sorocaba dá início às obras de revitalização de praça no Jardim Santo André – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba deu início, nesta quinta-feira (24), às obras de revitalização da praça localizada na Rua Luiz Rubinho Orosco, no Jardim Santo André, Zona Norte da cidade. A ação atende a uma demanda antiga dos moradores do bairro e será realizada por meio de medida mitigadora, com prazo de entrega em até 90 dias.

A praça receberá a denominação de “Antonio Cesar de Souza Pimentel”, morador do bairro homenageado, falecido em 2009, por meio de projeto de lei de autoria do vereador Hélio Godoy.

As benfeitorias nessa praça serão feitas como parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, desta vez, em parceria com a empresa Muv Incorporadora. O local receberá revitalização completa, incluindo reforma de passarela, paisagismo, limpeza, academia ao ar livre, playground, calçamento, bancos e iluminação pública com tecnologia de LED.

“Fico muito feliz por começar mais uma obra de revitalização na cidade, tornando nossa Sorocaba cada dia mais linda para seus moradores. Após o término das obras, este local será muito bem aproveitado pelas famílias da região”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.

“Essa é uma revitalização que, há muito tempo, os moradores do bairro solicitavam e, neste Governo, iremos atender a esse pedido, além de homenagear o morador do bairro, Senhor Antonio Cesar. Agradeço à empresa Muv Incorporadora por investir na nossa cidade e trazer essas melhorias à região”, afirmou o secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa.

O secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, falou sobre a importância das parcerias com a iniciativa privada, em prol do crescimento de Sorocaba. “As parcerias com as empresas que atuam em nossa cidade têm nos ajudado muito a recuperar lugares que estavam necessitando de reforma há muito tempo e que não tiveram a merecida atenção. Com isso, garantimos a excelência dos trabalhos e muita rapidez, para que os moradores do bairro desfrutem, com suas famílias e amigos, dessa praça que ficará pronta muito em breve”, destacou.

Maria Helena Pimentel é mãe do homenageado e moradora do bairro há 34 anos. Para ela, é uma emoção muito grande ver a praça do bairro sendo revitalizada e com o nome do seu filho. “Sinto uma grande felicidade em ver esse espaço, que há anos necessita de uma revitalização, recebendo a manutenção merecida. Além disso, estou muito emocionada por receber o nome do meu filho”, relatou.

Além do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade), também participou do ato o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno. Já, a Muv Incorporadora esteve representada no ato pelo sócio diretor, Antonio Luiz Polverini; pelo diretor, Robert Metzner; e o engenheiro responsável pela obra, Djalma Costa.

Fotos: Michelle Alves/Secom.

Vídeo: vidente após vitória de Lula: 'Coisas ocultas virão à tona nos próximo dias'

A cigana Sulamita, que ficou bastante conhecida por fazer previsões sobre as eleições, está causando novamente com novas informações na internet. Ela agora fez uma nova leitura sobre algumas coisas que acontecerão nos próximos dias, próximo ao fim de mandato de Jair Bolsonaro, e começo do governo Lula.

 

SIGA-NOS 

A cigana logo após o resultado das eleições no último domingo, tirou as cartas da nuvem e criança, que represente energia negativa e inocência, e comentou o seguinte. “O resultado de ontem (domingo) não foi favorável para (o que) metade da nação gostaria”.

Ela contou que existem uma grande quantidade de pessoas no Brasil, que estão achando que o país agora está perdido com o resultado das eleições. “Tem muita gente achando que acabou para o Brasil, que o voto dele não valeu nada e estão agindo com bastante inocência”. Contou a mesma fazendo referência ao resultado das eleições.

A cigana continua fazendo suas previsões, e retira novamente outra carta, desta vez a carta da montanha, na ocasião determina. “Até 1º de janeiro muita água ainda vai rolar”. Ela continua e tira a carta dos amantes, e a defini como a representação daquelas pessoas que querem o crescimento do país.

Sulamita da continuidade a sua leitura, e tira a carta da Lua, uma das mais importantes, e define que então coisas ocultas virão à tona nos próximos dias, referente as eleições. Ela confirma que essas coisas tirarão a tensão do país, e deixarão as pessoas mais calmas.

Então a cigana muito famosa tira também a carta da destruição, e afirma que ela representa o fim de quem está plantando o mal a muito tempo. Ela finaliza com a carta da morte, onde afirma que significa a justiça, que final prevalecerá!

Veja o vídeo abaixo:

 

 

Compartilhe isso:

TV MRNews Não perca também:

CET-Rio monta esquema especial de trânsito para a 27ª Parada de Orgulho LGBTQIAP+ – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A concentração será na Avenida Atlântica, pista da orla, na altura da Rua Sá Ferreira (posto 5), a partir das 11h – Divulgação

A CET-Rio informa que, no domingo (27/11), ocorrerá a 27ª Parada de Orgulho LGBTQIAP+ na praia de Copacabana. A concentração será na Avenida Atlântica, pista da orla, na altura da Rua Sá Ferreira (posto 5), a partir das 11h. O desfile está programado para iniciar às 14h e irá percorrer a Avenida Atlântica até a Rua Rodolfo Dantas. As interdições de trânsito serão feitas por etapas.

A primeira será iniciada às 23h30 de sábado (26/11) com a interdição da Avenida Atlântica, pista junto à orla, entre a Rua Francisco Otaviano e a Rua Miguel Lemos, para o posicionamento dos trios elétricos. Às 7h da manhã de domingo (27/11) será implantada a área de lazer da Avenida Atlântica, pista junto à orla, como ocorre aos domingos e feriados.

A partir das 10h está prevista a interdição da Avenida Atlântica, pista das edificações, no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Avenida Princesa Isabel, além de seus acessos, em caso de ocupação da via pelo público. A área de lazer da Avenida Atlântica, bem como a interdição da pista junto às edificações, será mantida até o término do evento. A desocupação da via pelo público e a limpeza das pistas, com a liberação ao tráfego de veículos, está prevista até às 23h.

A inversão de mão da Avenida Atlântica, pista das edificações, funcionará em seu horário habitual, das 7h às 18h.

A operação de trânsito contará com 80 agentes, entre guardas municipais, operadores da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de efetuar os bloqueios. As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos, e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. Painéis de mensagens variáveis informarão sobre a interdição da Avenida Atlântica e as condições de tráfego nas vias do entorno.

Proibições de estacionamento

A partir das 18h de sexta-feira (25/11) até as 23h de domingo (27/11):

– Avenida Nossa Senhora de Copacabana, entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel

– Rua Figueiredo de Magalhães, lado direito, entre a Avenida Atlântica e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana

– Rua Rodolfo Dantas

– Rua Bolívar, entre a Avenida Atlântica e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana

 

Recomendações

– Utilizar transporte público coletivo para chegada e saída do evento

– Devido às interdições para o evento é recomendado que os motoristas busquem rotas alternativas para seus deslocamentos e, se possível, evitem passar pela região, pois o trânsito deverá estar impactado

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Acolhidos entram em campo para disputar a 1ª Copa dos Abrigos

25 de novembro de 2022

Prefeitura do Rio cria grupo de trabalho em prol das políticas públicas para proteção e defesa dos animais

25 de novembro de 2022

Servidores municipais receberão gratificação natalina

25 de novembro de 2022

Ilha do Governador recebe quatro ecopontos da Comlurb nesta sexta-feira

24 de novembro de 2022

Rua Barão de São Francisco, em Vila Isabel, tem trecho bloqueado após afundamento de pista

24 de novembro de 2022

< Voltar

Escola da rede municipal de ensino realiza I Jornada de Matemática – Agência de Notícias

A E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, que integra a rede municipal de ensino da Prefeitura de Sorocaba, realizou a I Jornada de Matemática da escola, nesta quarta-feira (23), envolvendo alunos de todas as turmas do 5º ano.

A primeira etapa da competição aconteceu no período de 31 de outubro a 11 de novembro, quando se classificaram os melhores estudantes por classe. Agora, nesta segunda etapa, a classificação se deu entre os concorrentes já classificados de toda a escola.

Participaram desta segunda fase equipes com cinco alunos e mais dois reservas. Todas as equipes participaram dos jogos ou desafios matemáticos oferecidos, sendo que sagrou-se campeã a equipe com maior pontuação. Assim, os alunos foram desafiados com problemas de cálculos numéricos, na resolução de situações-problema, cálculo mental envolvendo as quatro operações matemáticas e cálculo de estimativas. “É uma maneira lúdica que encontramos de motivar os alunos a se aplicarem, ainda mais, nos estudos da Matemática. E vemos que o envolvimento dos alunos está sendo muito grande”, avalia o diretor da unidade, Alex Sandro dos Santos.

Os alunos que não integraram as equipes fizeram parte de uma animada torcida, inclusive com a participação de alguns pais e responsáveis e, logicamente, dos professores. “A atividade está sendo muito interessante e desafiadora. Além disso, prepara os alunos para outras competições que possam vir, treinando cada vez mais a sua capacidade de raciocínio. Assim, no futuro, eles estarão prontos para lidar com esse tipo de desafio”, opina a mãe de aluno e professora Márcia Fermino de Godoi. Seu filho, o aluno Marco José, foi integrante de uma das equipes.

A avó do aluno Matteus, Dona Rosalina Antunes da Silva, também foi prestigiar o evento escolar. “Achei muito legal ver os alunos, na arquibancada, que estão todos muito animados, enquanto as equipes participantes estão muito concentradas na realização dos cálculos. Meu neto me convidou para vir assistir e estava muito animado”, ela conta.

“É muito importante quando vemos que as escolas estão dispostas a buscar formas criativas de incentivar os alunos nos estudos. Assim, tanto os alunos, como as escolas, só têm a ganhar com essa evolução”, destaca o professor e secretário da Educação, Marcio Carrara.

“Foi uma disputa muito saudável e que, com certeza, cumpriu o seu papel de motivar os alunos a estudar a Matemática e a fomentar o espírito de equipe entre os competidores”, ressalta a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Thais Helena de Oliveira Moraes, que na ocasião integrou a equipe de jurados.

Confira a classificação das equipes: 1º lugar – 5C 160 pontos 2º lugar – 5F 150 pontos 3º lugar- 5A 115 pontos 4 º lugar – 5E 100 pontos 5º lugar – 5D 90 pontos 6º lugar – 5B 50 pontos

A escola Duljara Fernandes de Oliveira fica localizada na R. Mobil Lopes de Oliveira, 51, no Jd Santo Amaro, na Zona Norte.

 

Fotos: Rose Campos/Secom e Sedu/Divulgação

Após vitória, notícias que chegam para Lula preocupam brasileiros: ‘Muitas dificuldades, perigo’

Após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sair vitorioso das eleições para a presidência da República neste último domingo, 30 de outubro, derrotando Jair Messias Bolsonaro (PL) com 2,1 milhões de votos a mais, especialistas da emissora CNN apontam as principais dificuldades que o petista enfrentará durante seu mandato. Neste momento, o país encontra-se polarizado, com os eleitores de Bolsonaro demonstrando enorme descontentamento com o resultado das eleições.

 

SIGA-NOS 

Conforme as informações dos profissionais, os principais desafios dos próximos anos será conseguir restabelecera harmonia entre os três poderes, tentando, com isso, conseguir estabilidade econômica e uma  responsabilidade social e fiscal.

Os especialistas enfatizam que, para conseguir haver avanços em área como meio ambiente e economia, será necessário que o novo presidente estabeleça diálogos com os demais Poderes.

 

Bruno Carazza, Doutor em direito econômico, pontua que a tarefa será algo complexo, com Lula necessitando exercer uma grande habilidade política para que isso ocorra, uma vez que, no Congresso, foi eleito uma grande base bolsonarista. Com isso, o petista precisará construir uma base de apoio.

 

A busca pela estabilidade com o STF (Supremo Tribunal Federal) se mostrará uma tarefa mais fácil, conforme as informações de Adriano Oliveira, doutor em ciência política. De acordo com o profissional, com a vitória de Lula, uma grande ‘expectativa’ de um possível retorno entre o Poder Executivo e Poder Judiciário floresceu novamente.

Lula ainda precisará lidar com os impactos deixados por Bolsonaro e seus projetos realizados durante meses antes da eleição. O atual presidente havia tomado a decisão de aumentar o Auxílio Brasil para a quantia de R$ 600 através da PEC dos Benefícios. Foi feito, também, limitações do imposto ICMS.

Segundo os relatos de Deysi Cioccari, doutora em ciência política, tais decisões de Bolsonaro ocasionarão um aumento da inflação, com Lula devendo combater os efeitos ao mesmo tempo que realiza mudanças na economia.

 

Compartilhe isso:

TV MRNews Não perca também:

Equipes da Prefeitura do Rio atuam na 27ª Parada de Orgulho LGBTQIAP+ no domingo – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Depois de dois anos de pandemia, o evento está de volta à cidade do Rio – Divulgação

A Prefeitura do Rio estará presente na 27ª Parada de Orgulho LGBTQIAP+, que será realizada neste domingo (27/11), a partir das 15h, na Orla de Copacabana. Depois de dois anos de pandemia, o evento voltará à cidade, que é um destino turístico que acolhe a diversidade. As secretarias vão garantir a infraestrutura no local, distribuir preservativos e informativos e promover campanhas de combate à discriminação e de prevenção à transmissão de Infeções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Este ano, uma novidade: o público presente vai ter o perfil traçado pela Riotur, em parceria com a Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDs), depois de 6 anos sem um levantamento do tipo. Uma equipe formada por 20 pesquisadores e um supervisor estará na área de concentração do evento, no Posto 5, a partir das 10h, para a realização de 500 entrevistas.

Carlos Tufvesson, da Coordenadoria de Promoção da Diversidade Sexual (CEDS), reafirmou a importância do evento para a população LGBTQIAP+:

 

– Esta edição é especialmente importante e marca uma retomada de ações importantes para pessoas LGBTQIA+. Este ano conseguimos já retomar a nossa campanha de prevenção durante o Carnaval e, ao longo do ano, fomos desenvolvendo vários projetos, como cursos profissionalizantes  por meio de parcerias, formação educacional junto com a Secretaria de Educação, campanhas de combate ao preconceito, entre outras ações – explicou o coordenador.

 

Veja abaixo as atuações de cada órgão municipal envolvida na  27ª Parada de Orgulho LGBTQIAP+

 

Coordenadoria de  Diversidade Sexual

A Coordenadoria de Diversidade Sexual (CEDS) estará presente no local entre 8h e 15h, com uma tenda na Praia de Copacabana prestando atendimento aos cidadãos, esclarecimentos sobre assuntos relacionados ao tema, que podem ir desde orientações sobre atendimento jurídico e psicossocial até distribuição de informativos sobre campanhas de combate à discriminação. Representantes do projeto Garupa, que atua na garantia de acesso à saúde e proteção social de travestis e transexuais do Rio, também estarão no local, dando informações a quem tiver interesse no projeto.

Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde (SMS) fornecerá informação sobre PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV) e distribuirá preservativos, além de materiais alertando sobre os riscos do tabagismo e infecções sexualmente transmissiveis. As atividades acontecem na tenda armada em frente ao Posto 5, das 8h às 15h, com a participação de profissionais de saúde que estarão à disposição do público para esclarecer dúvidas. Este espaço também será compartilhado pela CEDS, cuja equipe estará trabalhando em parceria com a SMS no atendimento aos cidadãos.

Secretaria de Ordem Pública e Guarda Municipal

A operação especial da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) vai contar com emprego de 392 agentes, sendo 334 guardas municipais e 58 fiscais da secretaria. As equipes vão atuar no ordenamento urbano e do trânsito, visando promover um ambiente seguro para a manifestação. A operação terá início a partir das 7h e a previsão é que o evento comece às 9h.

As equipes da GM-Rio estarão presentes em pontos estratégicos em toda a extensão da Av. Atlântica, operando a barreiras viárias e também dando suporte ao público em geral. Ao todo, serão 56 postos de atuação, incluindo também a faixa de areia e as estações de metrô Arcoverde e Siqueira Campos.

Nas estações de metrô, o patrulhamento preventivo será realizado pelas equipes do Grupamento de Operações com Cães, que permitirá uma resposta mais rápida e contundente em situações emergenciais. Na faixa de areia da praia haverá cinco tendas distribuídas ao longo da orla. Serão utilizados ainda 56 viaturas, 225 pistolas de eletrochoque e 160 rádios HTs para comunicação entre o efetivo.

A Seop vai atuar com 58 agentes da Subsecretaria de Operações, Rio+Seguro, Coordenadoria de Controle Urbano e Gerência de Fiscalização de Estacionamento e Reboques. Serão utilizados oito reboques no sábado (26/11) e 10 reboques no domingo (2711). Já a Coordenadoria de Controle Urbano atuará com dois caminhões baú para auxiliar na remoção das mercadorias irregulares.

Centro de Operações Rio

O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar o impacto do evento na cidade e realizar a integração entre órgãos, como CET-RIO e a Guarda Municipal, caso sejam necessárias intervenções. Cerca de 30 órgãos – secretarias municipais e concessionárias de serviços públicos –  estão integrados no COR para monitorar, com auxílio de imagens de câmeras, a operação da cidade e minimizar impactos de grande eventos na rotina do cidadão. Durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana, mais de 500 profissionais se revezam em diferentes turnos no monitoramento do município.

Comlurb

A Comlurb preparou um esquema especial de limpeza para a 27ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, em Copacabana, no próximo domingo (27/11), com início previsto para às 14h. Serão 384 e 53 agentes de limpeza urbana divididos em três turnos, desde as 7h de domingo até as 6h de segunda-feira. O trabalho consiste na limpeza e manutenção da pista da Avenida Atlântica e ruas transversais, incluindo os acessos às estações de metrô Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, com serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e dos 600 contêineres colocados em toda orla do bairro.

Os garis atuarão na pista, na ciclovia, no calçadão  e nas areias, antes, durante e após o evento. As equipes operacionais contarão com apoio de cinco caminhões compactadores,  dois caminhões basculantes, quatro satélites e 12 veículos para lavagem das vias, com água de reuso. Além disso, duas varredeiras de médio porte e oito de grande porte vão auxiliar na varrição mecanizada, sendo duas pela manhã, na manutenção da área para a Parada, quatro que vão acompanhar o fim do desfile e mais duas que vão atuar durante a madrugada de segunda-feira, fechando a operação.  A limpeza da areia vai contar com quatro tratores e dois implementos traseiros para peneirar a areia. A Companhia dará destinação final aos resíduos coletados, que serão levados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica.

Riotur

Um colorido especial vai tomar conta da orla de Copacabana neste domingo. Reunido para fomentar o respeito às diferenças e o amor, o público presente vai ter o perfil traçado pela Riotur, em parceria com a Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDs), depois de 6 anos sem um levantamento do tipo.

Uma equipe formada por 20 pesquisadores e um supervisor estará na área de concentração do evento, no Posto 5, a partir das 10h, para a realização de 500 entrevistas. O questionário aborda as questões sobre orientação sexual, identidade de gênero, estado civil, renda familiar, local de origem, entre outros. Também serão avaliados, por meio da pesquisa, assuntos relevantes para a cidade como limpeza urbana, segurança pública, diversão noturna e transporte urbano.

A pesquisa também tem o objetivo conhecer o público da Parada independente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

 

– A Parada de Orgulho LGBTQIAP+ do Rio é um evento para todos os cidadãos e cidadãs e nossa última pesquisa já mostrava esse dado – disse o coordenador Carlos Tufvesson.

 

A Riotur estará com três Centros de Atendimento aos Turistas (CIATs) à disposição dos turistas e do público em geral para dar informações sobre a Parada do Orgulho LGBTQIAP+ e da Cidade Maravilhosa. Os postos dos CIATs em Copacabana, Urca e na Rodoviária Novo Rio funcionarão no sábado (26/11) e no domingo (27/11), das 9h às 17h. No local, estão disponibilizados o Mapa Turístico Oficial da cidade com informações sobre os diversos pontos turísticos do Rio.

Serviço dos CIATs (26 e 27/11)

Das 9h às 17h Copacabana – Avenida Princesa Isabel, 183 Urca – Praça General Tibúrcio (em frente à estação do Bondinho do Pão de Açúcar) Rodoviária Novo Rio – Avenida Francisco Bicalho, 1 – Santo Cristo

Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE)

A Prefeitura do Rio também levará a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) à 27ª. Parada de Orgulho LGBTQIAP+. Tendo em vista o aumento de demanda por diversidade, uma tenda do Emprega Rio será montada das 10 às 16h, em frente ao Hotel Emiliano, na Praia de Copacabana, para cadastro dos interessados em vagas de emprego nas empresas parceiras da Prefeitura. Haverá também divulgação das capacitações como as do Instituto PROA com 6 mil vagas abertas para o Rio de Janeiro até o dia 12 de dezembro e as do Geração Crescer, projeto de qualificação profissional criado pelo Instituto Crescer com apoio da Microsoft, do Itaú Unibanco e do Itaú Viver Mais, que oferece cursos 100% gratuitos.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Ilha do Governador recebe quatro ecopontos da Comlurb nesta sexta-feira

24 de novembro de 2022

Rua Barão de São Francisco, em Vila Isabel, tem trecho bloqueado após afundamento de pista

24 de novembro de 2022

Primeiro caminhão a gás natural da Comlurb começa a ser usado na coleta domiciliar

24 de novembro de 2022

CET-Rio monta esquema de trânsito para ensaio técnico da Imperatriz Leopoldinense no domingo

24 de novembro de 2022

Prefeitura inaugura Casa da Juventude da Providência com ofertas de diversos cursos para moradores da primeira favela do Brasil

24 de novembro de 2022

< Voltar

IFSP inicia curso piloto em formato híbrido de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos – Portal Institucional – IFSP

IFSP inicia curso piloto em formato híbrido de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Câmpus São Paulo está ofertando a capacitação no âmbito do projeto Profissionais do Futuro e do programa EnergIFE da Rede Federal

Compartilhar   WhatsApp    

Aula inaugural no Auditório IVO, do Câmpus São PauloA aula inaugural do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus São Paulo,  aconteceu na última quinta-feira, 17/11. O curso é um piloto do formato híbrido da capacitação ofertada na Rede Federal no âmbito do projeto Profissionais do Futuro e do programa EnergIFE, e que poderá ser replicado pelas instituições da Rede Federal ligadas ao projeto. A partir de agora, os estudantes receberão uma capacitação de 160 horas, com parte das aulas on-line, síncronas e assíncronas, e parte presencial, nos laboratórios do câmpus.

O “Profissionais do Futuro: competência para a energia verde” é um projeto de cooperação técnica do Ministério da Educação (MEC) com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), organização alemã, com o intuito de melhorar a empregabilidade em setores voltados ao desenvolvimento econômico verde do país. E o “EnergIFE” é um programa do MEC com cinco eixos de ações para o desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação.

Em andamento desde 2016, essa parceria já possibilitou a capacitação de 634 docentes da Rede Federal e 87 de universidades; a criação de sete laboratórios de energia solar e sete centros de excelência em energia; a instalação de mais de 1.440 usinas fotovoltaicas nos institutos; a publicação de dez currículos de itinerários formativos; além de realizar o mapeamento de infraestrutura de energia dos institutos federais e produzir um guia de parcerias com empresas, capacitar e apoiar docentes na elaboração de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Professores conteudistas do cursoO curso de “Instalador de Sistemas Fotovoltaicos”, até então ofertado de forma totalmente presencial, já formou quase nove mil profissionais, e poderá alcançar os 17 mil formados em 2023. No formato híbrido, o conteúdo do curso foi desenvolvido com os melhores profissionais de cada disciplina, permitindo a superação das barreiras geográficas, e ao mesmo tempo, otimizando as atividades práticas nos laboratórios das escolas. Com isso, há a expectativa dos envolvidos na elaboração de reduzir a evasão dos alunos e alunas, potencializando o apoio da Rede Federal na oferta de profissionais qualificados ao mercado de energia fotovoltaica.

Bianca Cruz, uma das alunas do curso, já atua profissionalmente com semicondutores, mas conta que pretende direcionar sua carreira para a área de Elétrica, e viu no curso a oportunidade. “O fato de ser híbrido facilita do ponto de vista da locomoção, da concentração para o estudo, com a certeza de, na parte prática, estarmos no câmpus para pôr a ‘mão na massa’”, ressaltou a estudante.

Além de docentes do IFSP, entre os conteudistas do curso estão professores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Eles compareceram à aula inaugural e puderam relatar um pouco da experiência da produção do curso, desafios e expectativas para o desenvolvimento das atividades.

Conforme a professora Cintia Gonçalves, coordenadora do curso, a procura pelo curso ultrapassou as expectativas no período de inscrições. “Esperamos que a oferta deste curso se prolongue e se repita várias vezes, não apenas no Câmpus São Paulo, mas em toda a Rede Federal”, destacou ela.

Durante a aula inaugural, os presentes acompanharam o debate promovido entre dois profissionais de renome da área, Carlos Evangelista, presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), e Carlos Felipe Café, diretor de Engenharia de Tecnologia da FortlevSolar, sob a mediação do professor Luis Rosa, do Câmpus São Paulo. Eles trataram sobre a demanda do mercado de trabalho do setor fotovoltaico por instaladores qualificados e a importância do bom profissional para a segurança das instalações.

Como ressaltaram os debatedores, o conteúdo do curso está acima da média quando se trata da formação atual ofertada na área, no que diz respeito à carga horária e atividades, além de ser gratuito. Como conta o aluno Rodrigo Diogo, que já está no curso técnico subsequente em Eletrotécnica no Câmpus São Paulo, seu interesse pelo curso veio da procura por uma área que está com mais oportunidades no mercado de trabalho da energia.Carlos Evangelista, da ABGE

A cerimônia também contou com uma apresentação da coordenadora de energia do projeto Profissionais do Futuro, Roberta Knopki, da GIZ, para contextualizar as atividades e apresentar os resultados alcançados, e um estande de uma empresa parceira do câmpus com a exposição de materiais específicos do trabalho de instalação de energia fotovoltaica.

A mesa de abertura teve a presença da coordenadora-geral dos programas na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Jéssica Santos, a pró-reitora de Extensão do IFSP, Gabriela Arduino, o diretor-geral do Câmpus São Paulo, Alberto Akio Shiga, e a coordenadora da GIZ, Roberta Knopki. Na plateia, estiveram presentes estudantes e demais profissionais envolvidos na oferta do curso.