Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba recebe jovens do programa inédito Aprendiz Municipal nesta sexta-feira (7) – Agência de Notícias

Com o objetivo de amparar crianças e adolescentes identificados na situação de trabalho infantil e suas famílias, a Prefeitura de Sorocaba lançou, em abril deste ano, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), o programa inédito Aprendiz Municipal, em parceria com o ITEMM (Instituto Técnico Educacional Mirian Menchini). Nesta sexta-feira (7), 22 jovens, os primeiros atendidos pelo programa, estiveram no sexto andar do Paço Municipal, para receber as boas-vindas do prefeito Rodrigo Manga.

Ainda, junto dessa iniciativa, foi igualmente lançado pela Prefeitura, em parceria com o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Funcad), ligado ao Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Sorocaba (CMDCA), o Programa Bolsa-Auxílio PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que prevê o repasse desse benefício às famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho infantil, até a idade de 14 anos.

Participaram do encontro, ao lado do chefe do Executivo sorocabano, o secretário da Secid, Clayton Lustosa, acompanhado do chefe da Divisão de Proteção Social Especial, Luis Carlos da Silva; da chefe de Seção da Média Complexidade, Mariângela Rodrigues Gallo; e do chefe de Seção de Serviços e Programas, Ivan Alves da Rosa, todos da mesma Secretaria. Representando o ITEMM, estiveram o supervisor social Felipe Torelli, a executiva de contas Sulaima Verdoodt e a assistente social Julia Dias.

Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga recebeu os aprendizes, parabenizando pelo início das atividades junto à Prefeitura, aproveitando para contar sua trajetória até o ingresso na vida política. “É um prazer enorme recepcionar jovens que estão começando a trilhar bons caminhos. O programa anda junto ao lema de tornar Sorocaba uma cidade Humanizada e Inovadora, ofertando as melhores condições possíveis para que nossos adolescentes acreditem que é possível, sim, realizar sonhos”, destacou.

Os jovens atendidos pelo programa atuam como aprendizes na Administração Pública de forma remunerada, recebendo, ainda, toda qualificação profissional necessária, por meio da parceria com o ITEMM. “Todas as sextas-feiras, nós realizamos capacitações teóricas voltadas às atividades administrativas que os aprendizes desenvolvem nas unidades públicas, dando todo embasamento necessário para sua plena qualificação”, explicou o supervisor social Felipe Torelli.

“Além de beneficiar, com a oportunidade de um emprego registrado, o programa inédito Aprendiz Municipal proporciona novas perspectivas de vida, não só para esses jovens, mas também aos seus familiares”, ressalta o secretário da Cidadania de Sorocaba.

Wellington Henrique Barros dos Santos, de 15 anos, do bairro Vila Barão, Zona Oeste da cidade, estava entre os novos integrantes da iniciativa. “Essa é uma boa oportunidade e mostra o quanto estão pensando no bem do próximo. Estou gostando muito!”, declarou o jovem, que revelou ter o sonho de se tornar jornalista.

Fotos: Renata Giron – Secom