A exposição “Nhô João de Camargo, o Santo da Água Vermelha”, do artista sorocabano Santiago Ribeiro, chega ao Pátio Cianê Shopping. A mostra gratuita traz cinco maquetes e 30 colagens que retratam a vida do religioso João de Camargo, que fundou a Capela do Senhor Jesus do Bonfim, no Jardim Paulistano, as quais poderão ser vistas no Bloco B do empreendimento, no Piso 1, até o dia 3 de setembro.
Contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), a partir do Edital 09/2022 – Artes Visuais/Produção de Exposição Inédita, a exposição conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Pátio Cianê Shopping. A preservação da história da cidade de Sorocaba foi a maior preocupação do artista durante o processo de criação, utilizando diversos materiais, como madeira, papelão, papel Paraná, argamassa, terra, areia e papel ondulado, totalizando sete meses de trabalho até a conclusão de todas as obras. “Os detalhes foram o maior desafio e também as maiores descobertas para mim. Há uma mistura de elementos barrocos com neoclássicos, que remete à cada pessoa que ajudou a construir aquele lugar e colocou um pouco do seu entendimento na igreja”, analisa.
As maquetes têm os seguintes nomes: “A Capela do Senhor Jesus do Bonfim”, “A Ermida da Água Vermelha”, “A Vila do Papa Negro de Sorocaba”, “Resistência Preta” e “Uma Vela para o Alfredinho”. Após o término da mostra, o intuito do artista é doar os trabalhos para a própria igreja de João de Camargo ou, ainda, para as comunidades negras que cuidam do local.
João de Camargo, a personalidade que inspirou as criações expostas, nasceu em Sarapuí (SP), em 1858, e viveu em Sorocaba até 1942, ano de seu falecimento, aos 84 anos. Negro e escravo, João ficou conhecido pelo seu sincretismo com os pilares da humildade e doação.
Já, o artista Santiago Ribeiro iniciou suas atividades de forma autodidata e, por meio de oficinas realizadas na antiga Oficina Cultural Grande Otelo, foi direcionando seus trabalhos para a arte da escultura em papel e outros materiais, reproduzindo, com riqueza de detalhes, prédios históricos, painéis artísticos, entre outros. No decorrer do tempo, o artista também fez curso de Design de Interiores, ampliando suas atividades como cenógrafo teatral e ilustrador. É membro do grupo teatral Barracão da Vó e coordenou, durante seis anos, a Confraria dos Artistas de Sorocaba, que reuniu vários artistas plásticos, ilustradores e escultores em papel.
“Nhô João de Camargo, o Santo da Água Vermelha” poderá ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.