Sorocaba

Sorocaba recebe visita da Secretaria de Estado da Saúde de Angola – Agência de Notícias

Fotos: Bruno Rodrigues (Secom/Sorocaba)

Na manhã desta sexta-feira (4), o secretário de Estado da Saúde de Angola, Leonardo Europeu Inocêncio, se reuniu, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), com representantes do hospital, da Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba e do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP).

A visita da autoridade angolana teve como objetivo conhecer o sistema de saúde de Sorocaba, que integra as redes municipal e estadual. Na oportunidade, Leonardo pôde visitar a estrutura do CHS e discutir sobre ações de atendimento na área de traumatologia, fluxo de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), formação de novos profissionais, entre outros temas relevantes.

“Estamos acompanhando de perto os protocolos clínicos aplicados, além dos atendimentos neonatais e a organização de recursos humanos para as mais diversas especialidades. Pretendemos firmar parceria para a formação de novos médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, aproveitando a qualidade e a experiência deste ensino sendo aplicado em nosso País”, destacou secretário de Estado da Saúde de Angola.

Para o secretário da Saúde de Sorocaba, Dr. Cláudio Pompeo, essa troca de experiências é muito produtiva para os dois países. “É um motivo de muito orgulho saber que o Sistema Único de Saúde (SUS) é visto de forma muito positiva no cenário internacional e que outros países estão buscando, de maneira constante, soluções e melhorias com nossos modelos para as áreas de saúde de seus respectivos países”, disse.

“Estamos reforçando a parceria entre Brasil e Angola, com essa capacitação para profissionais de saúde angolanos, promovendo atendimento de qualidade, universal e equânime”, salienta o diretor do CHS, Dr. Bruno Toldo.

Também participaram da reunião o médico e coordenador da SES de Sorocaba, Dr. Alexandre Ascêncio, a presidente do Seconci-SP, Maristela Honda, o superintendente do Seconci-SP, Paulo Quintaes, o supervisor de Comunicação da Seconci-SP, Romeu Sérgio Osório, e a assessora da Saúde Brasil/Angola, Eloísa Oliveira.