Sorocaba

Equipe de Sorocaba vence competição de batalhas de robôs na Campus Party – Agência de Notícias

Peças que integram os robôs vencedores foram produzidas pelo FabLab do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

A equipe Ogrobots, que tem base em Sorocaba e se destaca, há dez anos, nas competições entre robôs no Brasil e no mundo, neste ano, conseguiu colocar quatro de seus cinco robôs no top 5 de várias categorias, sendo que em uma delas sagrou-se campeã da RoboCore Experience – RCX/2023. Esta é considerada a maior competição brasileira de combate de robôs dentro da Campus Party Brasil, evento que chegou à 15ª edição em 2023 e é a mais importante feira de tecnologia do País, realizada no Parque Anhembi, em São Paulo.

Para participar desta competição, a equipe Ogrobots pôde contar com a parceria do FabLab do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), onde foram confeccionadas e impressas em 3D as peças dos robôs competidores. Além disso, um dos fundadores e participantes da equipe, Renan Martines, atua como coordenador do Laboratório de Experimentações 4.0, que está sendo construído no PTS.

Essa mesma equipe, em 2018, já havia vencido um campeonato internacional de luta de robôs, na China. Chamado Clash Bots, trata-se de um reality show que vai ao ar pela plataforma de vídeos iQiyi, uma espécie de Netflix chinesa da Baidu, que tem mais de 500 milhões de usuários ativos.

Formada por engenheiros de diversas áreas, graduados pela Universidade Federal de Itajubá, a Ogrobots foi criada, em 2013, pelo sorocabano Renan Rosa Martines, que é engenheiro de Controle e Automação. “Nossa equipe participa, atualmente, com cinco robôs, o Bug, da categoria Fairy Weight (Peso Fada, de até 150 g), os robôs Buga, Bate Forte e Sr. Sujiro, da categoria Beelte Weight (Peso Mosca, até 1,36 kg) e o robô Bugalele, da categoria Light Weight (Peso Leve, até 27,2 kg), a maior categoria de combate de robôs do Brasil. Também temos um robô da categoria Heavy Weight, o Bugassauro (Peso Pesado, até 110 kg), porém, esse robô foi construído exclusivamente para a competição mundial na China e precisou ficar com a produção do evento”, conta.

Na competição da Campus Party, finalizada no dia 30 de julho, houve mais de 1.000 participantes e mais de 500 robôs competidores, incluindo equipes dos EUA e de outros países, constituindo o maior campeonato de desafio de robôs da América Latina. O ranking da equipe sorocabana ficou assim: 1º lugar com o robô Buga; 3° lugar com o Bugalele; 4° lugar com o Bug e 5° lugar com o Sr. Sujiro.

Além de Renan, a equipe é composta pelos engenheiros mecânicos Murilo Castanho Marin, Filipi Balestra Silva Luz, Bruno Felipe Silveira; o engenheiro de controle e automação Gustavo Marcelino Benicio da Silva e o engenheiro de produção João Marcos Cavalheiro.

“Só temos a comemorar com esses resultados obtidos e por colocar a nossa cidade em destaque nacional e internacional. É importante frisar que o Parque Tecnológico de Sorocaba se tornou um parceiro fundamental nesse processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento dos projetos da equipe, pela grande estrutura disponível, além do ambiente favorável para a troca de ideias e brainstorm com empreendedores e entusiastas da tecnologia. Podemos até dizer que esse já é o primeiro resultado positivo fruto do Centro de Excelência 4.0 que estamos construindo no PTS”, ressaltou Renan.

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, frisa que o resultado é motivo de muito orgulho também para a cidade e deve ser comemorado. E observa aí a importância da participação do PTS no contexto da equipe e de sua atuação. “Estamos muito felizes por mais esse resultado positivo obtido por essa equipe vencedora. E, mais do que isso, é bom saber que o Parque Tecnológico de Sorocaba, além de auxiliar empresas e estudantes em projetos voltados à tecnologia e inovação, também conta em seu quadro de colaboradores com esses profissionais de tão alto nível”, afirmou.

Fotos: Divulgação