Idosos atendidos pela Prefeitura participam de programa cultural no Real Gabinete Português de Leitura, no Centro – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Idosos visitam o Real Gabinete Português de Leitura – Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, proporcionou nesta sexta-feira (27/10) um dia especial a 36 idosos atendidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Mary Richmond, no Lins de Vasconcelos. Eles participaram  de uma visita a um dos mais icônicos espaços culturais e turísticos da cidade: o tradicional Real Gabinete Português de Leitura, no centro do Rio, onde desfrutaram da biblioteca, considerada uma das mais bonitas do mundo, e que reúne um acervo de 350 mil livros, entre raridades, manuscritos e periódicos digitalizados.

O prédio, único representante do estilo neomanuelino na cidade do Rio de Janeiro, impressiona por fora e mais ainda por dentro.

Construído em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para estreitar os laços culturais com o Brasil, foi aberto ao público em 1900 e, hoje, tem a maior e mais valiosa coleção de obras portuguesas fora de Portugal, com o acervo inteiramente informatizado.

Entre as obras mais raras da biblioteca está    um exemplar da primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572, que pertenceu à Companhia de Jesus. Além dos livros, outras obras ornamentam os armários de madeira trabalhada, como uma maquete do monumento a Pedro Álvares Cabral, doada pelo autor, Mestre Rodolpho Bernardelli.

– Trabalhei muitos anos no Centro e sempre passava por aqui. Mas nunca entrei porque não sabia o que funcionava no local. Hoje tive a oportunidade de explorar essa maravilha e estou encantada. É uma oportunidade de conhecer o que é nosso – disse dona Alda Lúcia, que participou da visita.

Maria Lúcia Barbosa também estava no grupo e contou que já foi a outras bibliotecas menores, mas nenhuma se compara a essa:

– Se não fosse esse projeto, não teria como vir.

Tânia Maria dos Santos comemorou a oportunidade de conhecer o espaço:

– Tive a oportunidade de conhecer essa belíssima biblioteca, uma enorme contribuição para o estímulo à leitura.

Após a visita ao Real Gabinete Português de Leitura, o grupo seguiu para a Catedral Metrolopitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, também na região central da cidade.

O Turistando com a Comunidade tem o objetivo de garantir a moradores de favelas e comunidades a oportunidade de conhecer locais que simbolizam a história, a arte e a cultura, promovendo dignidade, inclusão social e o direito de conhecer a cidade.

Lançado em dezembro de 2021, o projeto integra o Programa Favela com Dignidade e já beneficiou 2.732 moradores de 54 localidades com baixos índices de Desenvolvimento Social (IDS).

Desde a sua implantação, já são 111 visitas guiadas acompanhadas por guias de turismo, monitores e supervisores a pontos históricos e culturais do Rio.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Comlurb promoveu neste sábado campanha de incentivo à coleta seletiva na Praça Mato Grosso, em Irajá

28 de outubro de 2023

Prefeitura atende 1.413 pessoas na comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins, com o programa Favela com Dignidade

28 de outubro de 2023

Dia do Servidor: Fundação João Goulart investe no capital humano com cursos para os gestores municipais do Rio

28 de outubro de 2023

Entorno do Estádio Nilton Santos terá interdições para jogo do Botafogo

28 de outubro de 2023

Trecho da Praça Tiradentes será parcialmente interditado neste domingo

28 de outubro de 2023

< Voltar