NOTÍCIAS

Retrospectiva 2023: Polícia Científica contabiliza principais conquistas e fecha o ano com recorde histórico – ACN

Entre os serviços públicos mais abrangentes e relevantes à população, a carteira de identidade foi um dos temas que deram destaque nacional a Santa Catarina em 2023.
A Polícia Científica iniciou a emissão da nova carteira de identidade nacional (CIN) e colocou o estado entre os quatro primeiros do país a disponibilizar o documento em todo o seu território.

O ano de 2023 foi um período de grandes avanços para a instituição. Isso inclui reforço na frota, ampliação de efetivo, novos equipamentos, tecnologias de ponta e o fortalecimento dos bancos multibiométricos – de impressões digitais, faces, DNA e análise balística.

Aumento da produção – 18 setores técnicos da Polícia Científica produziram mais laudos periciais que o ano anterior, sendo que alguns números representam conquistas inéditas para a instituição pericial.

A Diretoria de Análises Laboratoriais Forenses consolidou a validação de metodologia pioneira no processamento de vestígios de crimes sexuais e atingiu a marca de 7.000 perfis submetidos ao Banco de Perfis Genéticos. Um crescimento de 75% do volume de amostras, em relação ao saldo registrado no ano anterior.

A Diretoria de Medicina Legal fecha o ano com cerca de 150 mil exames realizados, envolvendo Tanatologia Forense, Sexologia Forense, Traumatologia Forense, Antropologia Forense, Odontologia Forense e Anátomo Patológico.

Novas ferramentas
Por meio da Diretoria de Tecnologia e Inovação, o órgão pericial lançou a ferramenta digital Criminal Data, que consiste em um painel de visualização de dados voltado ao aprimoramento da gestão interna do órgão.
Sinab – Depois da adesão de Santa Catarina ao Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), os crimes violentos praticados com armas de fogo começam a ser solucionados com mais agilidade e exatidão.

Análise de dados – Por meio de convênio firmado com o Ministério Público de Santa Catarina, foram adquiridos novos pontos de acesso da solução avançada de extração de dados.
Novo site – O site da instituição foi reformulado e modernizado conforme padrão do portal do Governo, tornando-se mais prático e acessível para navegação dos usuários.

Aumento do efetivo – A Polícia Científica realizou o chamamento de candidatos aprovados nos concursos de 2017 e 2021. São 25 profissionais, entre peritos criminais, peritos médico legistas e um auxiliar médico-legal, que agora reforçam o quadro da instituição.

Novas unidades de atendimento: em Blumenau, Porto União e Videira.

Apoio acadêmico, capacitações, parcerias, treinamentos, Rede de Voluntariado, Criação de comissão de prevenção e enfrentamento ao assédio contra a mulher no âmbito da instituição, mutirão para emissão de carteiras de identidade nos municípios que decretaram estado de calamidade pública e a criação do Hino da PCISC* – também foram ações desenvolvidas e realizadas em 2023.

A perita-geral Andressa Boer Fronza, fala do trabalho de qualificação da PCISC dde Santa Catarina:

SONORA

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/