NOTÍCIAS

Saúde oferece prevenção e tratamento contra o vírus HIV durante o Carnaval – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O Super Centro Carioca de Vacinação oferece medicação contra o HIV – Edu Kapps/Prefeitura do Rio

No Carnaval, o bloco da vacina e da prevenção vai desfilar todos os dias. O Super Centro Carioca de Vacinação funcionará todos os dias, inclusive no domingo e no feriado, das 8h às 22h. Além de todas as vacinas do calendário de rotina infantil e adulto, a unidade também fará a dispensação da medicação de profilaxia pós-exposição (PEP) e pré-exposição (PrEP) ao HIV. A unidade fica localizada na Rua General Severiano, 91, em Botafogo.

PEP é a profilaxia pós-exposição e consiste no uso de medicações antirretrovirais pelo período de 28 dias para diminuir o risco de infecção pelo HIV, após acontecer exposição ao vírus, seja por relações sexuais desprotegidas, situações de violência sexual ou acidentes com material biológico. Além dessa medicação, são dispensados antibióticos e contraceptivos de urgência.

A pessoa exposta deve procurar rapidamente uma unidade de saúde de urgência e emergência (hospitais e UPAs) para uma avaliação. Serão realizados testes rápidos para o HIV, sífilis e hepatites virais e, de acordo com os resultados e com a avaliação de risco feita pelo profissional de saúde, será indicado ou não o uso de medicação.

Já a PrEP trata-se do uso de medicação antirretroviral por pessoas não infectadas pelo HIV, mas que estão extremamente vulneráveis ao vírus. São os casos de casais – tanto hetero quanto homoafetivos – em que apenas um dos parceiros vive com o vírus.

Tratamento para dengue

Além das vacinas e do PEP e da PrEP, a partir deste sábado (10/2), o Super Centro Carioca de Vacinação também terá atendimento exclusivo para pacientes com dengue, no novo polo para a doença que será inaugurado e funcionará todos os dias do carnaval, das 7h às 19h. A unidade se junta às de Curicica, Campo Grande, Santa Cruz, Del Castilho, Bangu, Madureira, Complexo do Alemão e Tijuca para o enfrentamento da epidemia. O atendimento emergencial de dengue pode ser feito ainda durante o carnaval nas 15 UPAs municipais e nas 16 da rede estadual, além de nos centros de emergência regional (CERs) ou, para os casos mais graves, nos hospitais da rede de urgência e emergência.

Os polos de dengue são preparados para o diagnóstico e tratamento das pessoas com a doença, com pontos para hidratação venosa ou oral, conforme necessidade de cada caso. Pacientes com quadros mais graves e indicação de internação são regulados pela Central Municipal de Regulação e transferidos para leitos dedicados à dengue nos hospitais da rede de urgência e emergência do município. O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (HMRG), em Acari, é a unidade de concentração para a doença, inicialmente com 20 leitos.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Fotogaleria: confira como foi o primeiro dia de desfiles das escolas de samba da Série Ouro

10 de fevereiro de 2024

De homenagem a Lia de Itamaracá à exaltação de Maricá, escolas de samba da Série Ouro estreiam na Sapucaí

10 de fevereiro de 2024

Iluminação cênica deve ser destaque nos desfiles do Carnaval 2024 na Marquês de Sapucaí

9 de fevereiro de 2024

“Eu me protejo”: Secretaria da Pessoa com Deficiência fará campanha de prevenção contra a violência infantil na Sapucaí

9 de fevereiro de 2024

Polo para pacientes com dengue é aberto na Tijuca

9 de fevereiro de 2024

< Voltar