NOTÍCIAS

Zona Oeste recebe grandes investimentos da Prefeitura para a melhoria de vida da população – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O Terminal Magarça do BRT Transoeste, em Guaratiba – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Região da cidade do Rio com metade da população, os maiores bairros e três quartos da área do município, a Zona Oeste tem recebido grande atenção por parte da Prefeitura. A atual gestão tem concentrado grandes investimentos para a melhoria de vida da população. O programa Bairro Maravilha está urbanizando localidades e resolvendo problemas históricos. O Anel Viário de Campo Grande vai melhorar a mobilidade. O corredor Transoeste está ganhando terminais novos. E os ônibus amarelinhos já estão garantindo mais segurança, rapidez e conforto para quem usa o BRT.

Programa Bairro Maravilha

De responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, o programa Bairro Maravilha contempla locais da cidade que necessitam de obras de urbanização. As ruas recebem saneamento básico, pavimentação e construção de calçadas, melhorando a acessibilidade local e a capacidade de escoamento da água da chuva. Vinte e duas localidades da Zona Oeste já receberam intervenções do programa, totalizando mais de 70 km. Outras 39 localidades estão em obras e tem previsão, em sua maioria, de entrega até o fim deste ano.

Anel Viário de Campo Grande

O Anel Viário de Campo Grande compreende a construção de um mergulhão sob a Avenida Cesário de Melo, um túnel de 600 metros sob o morro Luiz Bom, além da implementação das rótulas na Rua Artur Rios e Estrada da Caroba. As novas rotas irão permitir o escoamento de tráfego de veículos na região central, diminuindo o tempo de deslocamento e facilitando a circulação. O projeto inclui dois quilômetros de ciclovia.

O Plano de Mobilidade de Campo Grande conta com outras intervenções. Serão executadas obras como a ligação expressa da Estrada da Posse com a Avenida Brasil, passando por áreas ainda pouco adensadas. O objetivo é diminuir o fluxo veicular de vias saturadas como as estradas do Mendanha e do Lameirão. Também está planejada a implantação de um túnel sob o Morro João Vicente, além de pontes e viadutos.

O Binário Rio/SP (interseções entre a Estrada Rio-São Paulo, Rua Vitor Alves e a Estrada Rio do A); Largo da Maçonaria (otimização e distribuição de interseções viárias na Estrada do Mendanha); Duplicação da Estrada da Cachamorra, concluem o grande plano de mobilidade de Campo Grande.

Outra grande intervenção prevista para integrar o Anel Viário é a implantação da nova Floresta da Posse. Uma área verde no coração de Campo Grande, com 950 mil m² – algo equivalente a mais de 130 campos de futebol. O projeto prevê o plantio de 240 mil árvores e recuperação dos mananciais, além de proteção da fauna e da flora nativas.

Terminais do corredor Transoeste

No dia 13 de março, a Prefeitura inaugurou o Terminal Magarça, em Guaratiba, no corredor Transoeste. O equipamento é um dos quatro terminais que estão sendo construídos na cidade, a partir da ampliação de antigas estações. Curral Falso, Mato Alto e Pingo d´Água estão em obras atualmente. A abertura do novo terminal ocorreu três meses após a inauguração da Nova Transoeste, que teve 31 quilômetros de calhas revitalizadas. Com a recuperação das pistas, a Prefeitura buscou dar mais conforto e segurança aos cariocas e iniciou a transformação de estações em terminais, um investimento de R$ 180 milhões.

O Terminal Magarça ganhou um novo módulo, conectado ao já existente, e um terminal alimentador de ônibus e vans, vindos da Estrada do Magarça. No local foi construído ainda um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas.

Novos ônibus no BRT

Os novos ônibus amarelinhos mudaram a cara do Sistema BRT. Os corredores Transoeste, Transolímpica e Transcarioca, que passam por bairros da Zona Oeste, estão com a frota 100% renovada. Com a nova frota de articulados, estações reformadas e mais segurança, os cariocas voltaram a confiar no BRT.

Com mais ônibus circulando, os passageiros esperam menos tempo nas estações. Na Transoeste, último corredor a receber os novos Euro 6, com tecnologia menos poluente, a redução dos intervalos nos horários de pico foi de até 72%. Na Transcarioca, o índice foi de 59% e, na Transolímpica, de 63%.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Comlurb prepara esquema especial de limpeza para estreia do Fluminense no Campeonato Brasileiro 

12 de abril de 2024

Guarda Municipal promove cursos de formação e capacitação profissional voltados para os direitos humanos

12 de abril de 2024

CET-Rio monta esquema de trânsito para caminhada em prol da conscientização pelo autismo

12 de abril de 2024

Nova frota de ônibus amarelinhos proporciona aos cariocas mais qualidade de vida

12 de abril de 2024

Prefeitura do Rio inaugura Hospital Maternidade Paulino Werneck

12 de abril de 2024

< Voltar