Outubro Rosa: Secretaria de Estado da Saúde reforça importância da prevenção do câncer de mama

https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2024/10/SECOM-Sonora-gerente-de-Analises-Epidemiologicas-e-Doencas-e-Agravos-Nao-Transmissiveis-1.mp3

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em Santa Catarina, no Brasil e no mundo.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apoia a campanha mundial, neste mês de prevenção e conscientização do câncer de mama, destacando a importância do diagnóstico precoce e do acesso a informações corretas.

Também reforça a necessidade de cuidados regulares com a saúde e incentivando mulheres a realizarem exames periódicos de autocuidado, ultrassonografia e mamografia.

De janeiro de 2023 até setembro de 2024, foram registradas 1.416 mortes pela neoplasia em Santa Catarina, no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).
A gerente de Análises Epidemiológicas e Doenças e Agravos Não Transmissíveis, vinculada à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), Aline Arceno, destaca a prevenção como melhor remédio:

SONORA

O câncer de mama quando detectado em estágio inicial, as chances de cura aumentam significativamente. A doença afeta 12% da população feminina em alguma etapa da vida adulta. A doença é a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil.

Em Santa Catarina, 824 mulheres morreram vítimas do câncer de mama em 2023. Esse ano, embora ainda com dados preliminares e incompletos, já ocorreram 592 óbitos pela doença, de acordo com dados registrados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).