NOTÍCIAS

Dia Nacional de Combate à Tuberculose: Estado alerta para conscientização, prevenção e tratamento da doença

A tuberculose ainda é um grave problema de saúde pública e é a quarta maior causa de mortes por infecção, com cerca de 70 mil casos por ano no país.

Por conta disso, no Dia Nacional de Combate à Tuberculose, 17 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) busca alertar a população para conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para a cura da doença.

Também reforça para a importância de campanhas de vacinação, informações sobre sinais e sintomas da doença ( tosse persistente, febre e perda de peso) e a busca por tratamento imediato para evitar complicações e reduzir a transmissão.

O Brasil integra a lista dos 30 países com maior número de casos de tuberculose e de casos de coinfecção tuberculose-HIV.

As faixas etárias mais expostas são entre as idades de 20 a 49 anos. O sexo masculino predomina com 67,3% de notificações.

A médica infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), Lígia Castellon Gryninger, alerta para sintomas e cuidados após a infecção:

SONORA

Apesar do número expressivo, em 2023, o país alcançou uma cobertura de tratamento da doença acima de 80%, atingindo a sua melhor proporção dos últimos anos, com 89%, segundo dados do Relatório Global de Tuberculose de 2024.

Em Santa Catarina, no ano 2023, foram notificados 2.226 casos novos de tuberculose, o que revela uma incidência de 29 casos por 100 mil habitantes, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Além disso, 28 municípios catarinenses também foram reconhecidos pela Secretaria de Estado da Saúde por atingirem as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde relacionadas ao diagnóstico, tratamento e prevenção da doença no ano de 2022.