NOTÍCIAS

Estações com carregador portátil grátis de celular estão disponíveis em três terminais de ônibus – Agência de Notícias



22 de janeiro de 2025

14:09

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

 

Os terminais de ônibus Santo Antônio, São Paulo e Vitória Régia contam com estações para aluguel de carregador portátil (power bank) de telefone celular. A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, com serviço oferecido pela empresa Jet. A utilização do equipamento é gratuita, desde que respeitado o limite de até uma hora para devolução.

Em cada um desses terminais de ônibus há uma estação de carregamento disponível. Para utilizar o serviço, basta baixar no telefone celular o aplicativo Jet (mesmo utilizado para a locação de patinetes elétricos na cidade), cujo QR Code encontra-se em cada uma das máquinas, e fazer o cadastro.

Todas as informações sobre como utilizar o equipamento e fazer a devolução, entre outras, estão descritas no próprio aplicativo. Caso o power bank não seja devolvido dentro do prazo de uma hora, em qualquer uma das estações, o custo ao usuário é de R$ 6. Em um segundo momento, a Urbes cogita disponibilizar as estações nos terminais São Bento e Ipiranga, além da Rodoviária.

A Jet está credenciada pela Urbes a operar o serviço, a partir de Edital de Chamamento Público (n° 01/2025), que pode ser conferido no site da Urbes (https://www.urbes.com.br/). O prazo de credenciamento permanece em aberto para outras empresas interessadas também em operar o sistema, desde que devidamente constituídas e que atendam às regras especificadas no edital.

“O uso crescente de dispositivos móveis e a necessidade de carregar esses dispositivos só aumenta. Diante disso, alugar um power bank oferece praticidade para quem está em trânsito e precisa de uma carga rápida”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto.

Segundo ele, o objetivo é atender as necessidades da população, da mesma forma que a Urbes também disponibilizou os sistemas de locação de patinetes elétricos espalhados pela cidade, assim como o de guarda-chuvas compartilhados, nos cinco terminais de ônibus do transporte público. “Tudo é feito por aplicativo, cujas empresas estão responsáveis por toda a gestão, operação, instalação e manutenção das estações de locação e dos equipamentos”, complementa.